Meta planeia nova rede social ao estilo do Twitter com nome de código P92

O projecto está actualmente em curso, e as equipas jurídicas e reguladoras estão a estudar potenciais preocupações em matéria de privacidade, apesar de ainda não ter sido fixada uma data de lançamento. O Director Executivo da Instagram, Adam Mosseri, está actualmente a assumir o leme do projecto, que se encontra actualmente nas suas fases iniciais.

P92 é o nome de código para uma nova aplicação de comunicação social que está a ser desenvolvida pela Meta, anteriormente conhecida como Facebook. Esta aplicação permitirá aos utilizadores publicar actualizações de estado sob a forma de texto. De acordo com um e-mail enviado exclusivamente para Platformer, a Meta está a investigar a possibilidade de desenvolver uma rede social descentralizada que permitirá aos criadores e figuras públicas partilhar atempadamente actualizações sobre os seus interesses. Este conceito parece ser bastante comparável com a amplamente utilizada plataforma de comunicação social Twitter. Os utilizadores poderão entrar no P92 utilizando as mesmas credenciais que utilizam para a Instagram.

O projecto está actualmente em curso, e as equipas jurídicas e reguladoras estão a estudar potenciais preocupações em matéria de privacidade, apesar de ainda não ter sido fixada uma data de lançamento. O Director Executivo da Instagram, Adam Mosseri, está actualmente a assumir o leme do projecto, que se encontra actualmente nas suas fases iniciais.

Meta planeia nova rede social ao estilo do Twitter com nome de código P92 1

A característica mais notável do projecto é que a rede será descentralizada. Isto dará aos utilizadores a possibilidade de criarem os seus próprios servidores independentes e estabelecerem as suas próprias regras para a moderação do conteúdo. O desenvolvimento de uma rede descentralizada poderá tornar possível à Meta testar uma aplicação que forneça refutações às críticas típicas contra o Facebook e o Instagram. Um “andar” de regras seria estabelecido pela Meta, sobre o qual grupos individuais estabeleceriam as suas próprias normas comunitárias. Na Reddit, as comunidades individuais são referidas como subreddits, e o seu funcionamento será bastante comparável ao da Reddit.

Não é claro qual seria o modelo de negócio mais rentável para tal aplicação, e ainda ninguém conseguiu desenvolver uma rede descentralizada que seja rentável a uma escala global. Quando as contas estão espalhadas por uma vasta rede de servidores, mesmo as funções fundamentais da rede social, como o seguimento dos utilizadores, podem tornar-se difíceis de implementar, o que é um dos desafios que os criadores devem ultrapassar.

Vai gostar de saber:  Volkswagen investe em tecnologia de baterias sólidas da QuantumScape

Meta planeia nova rede social ao estilo do Twitter com nome de código P92 2

O sucesso de um modelo empresarial que depende de financiamento com NFTs é também incerto, e a implosão contínua da economia da moeda criptográfica tornou esta abordagem menos apelativa para a base de utilizadores. No entanto, é perfeitamente claro que chegou o momento de novas plataformas de meios de comunicação social fazerem as suas estreias. Isto é particularmente verdade à luz do facto de que o Twitter parece estar a repetir o erro que o Tumblr cometeu quando compreendeu mal a sua base de utilizadores, o que resultou num declínio na popularidade global da plataforma.

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!
Através de via