MediaTek é a primeira com SoC 5G mmWave e planeia soluções Wi-Fi 7 para 2022

Embora a maior parte das suas receitas continue a vir dos SoCs para smartphones, é evidente que o fabricante de chips de Taiwan está interessado em reduzir a concorrência através da inovação e quer ser o primeiro a oferecer novas tecnologias de ponta. O CEO da empresa Cai Lixing revelou recentemente que a MediaTek vai lançar no próximo ano o primeiro SoC móvel de 5G de ondas milimétricas.

A MediaTek tem feito progressos significativos no desenvolvimento de chips , e não só para smartphones. A Mediatek anunciou recentemente a sua série Kompanio de processadores para Chromebooks e o chip Pentonic 2000 para televisores high-end de 8K 120Hz. Embora a maior parte das suas receitas continue a vir dos SoCs para smartphones, é evidente que o fabricante de chips de Taiwan está interessado em reduzir a concorrência através da inovação e quer ser o primeiro a oferecer novas tecnologias de ponta.

O CEO da empresa Cai Lixing revelou recentemente que a MediaTek vai lançar no próximo ano o primeiro SoC móvel de 5G de ondas milimétricas. Será emparelhado com uma solução Wi-Fi 7, também prevista para ser lançada no início do próximo ano (via Digitimes). Isto, espera, permitirá à empresa atingir um crescimento de 10-20% das receitas, que embora seja inferior ao crescimento de 2021, ainda é bastante significativo.

MediaTek 5G SoC Featured

Lixing salientou ainda que a MediaTek está preparada para 2022 desde as suas fundições, fornecedores, e parceiros. O abastecimento estará estabilizado em 2022.

“A era pós-epidémica acrescentou muitas variáveis ao desenvolvimento económico global, e a MediaTek irá também enfrentar muitos desafios técnicos, incluindo arquiteturas de design cada vez mais complexas e nós mais avançados de fabrico de chips de 3nm e 2nm”

O relatório financeiro da MediaTek revelou recentemente que as receitas consolidadas do 3T21 foram de NT$131,074 milhões, mais 4,3% do que no trimestre anterior e 34,7% em relação ao ano anterior. As vendas de soluções de chips para telemóveis aumentaram mais de 110% em relação ao trimestre anterior, com uma taxa de contribuição de receitas de 57%. As vendas de produtos não móveis, incluindo ICs de gestão de energia e chips de rede, também aumentaram mais de 30%.

Além disso, a Cai Lixing revelou que a MediaTek se tornou uma das empresas líderes no campo dos chips de comunicação sem fios e está a sair-se bastante bem no campo do Wi-Fi 6/6E.

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!