MediaTek quer dominar o mercado de Chromebook premium com o seu chip Kompanio 1200 em 2022

Para recordar, a linha Kompanio 1200 foi anunciada o ano passado com um nome de código MT8195. Embora MTK também tivesse anunciado que o MT8192 (agora chamado Kompanio 820) estava a chegar no segundo trimestre, não foi dada qualquer data em particular para o MT8195.

A MediaTek está actualmente a todo o gás e anunciou uma série de produtos para smartphones, dispositivos IoT, e computadores portáteis Windows durante a sua Cimeira Executiva. E ontem, o fabricante de chips realizou uma breve sessão sobre os seus esforços para o mercado de Chromebook e PC para o qual o chipset MediaTek Kompanio 1200 foi apresentado.

Para recordar, a linha Kompanio 1200 foi anunciada o ano passado com um nome de código MT8195. Embora MTK também tivesse anunciado que o MT8192 (agora chamado Kompanio 820) estava a chegar no segundo trimestre, não foi dada qualquer data em particular para o MT8195. Assim, especulou-se que o chip entraria em 2021. Mas não vai ser esse o caso, pois espera-se agora que seja lançado apenas no próximo ano.

MediaTek-Chromebook-Kompanio-1200
Imagem: XDA Developers

 

O Kompanio 1200 é construído sobre um processo de 6nm usando Cortex-A78 (via XDA). A MediaTek tem apontado armas á oferta no nível premium dos Chromebook, o que é algo nunca feito anteriormente por qualquer fabricante ARM. A Intel ainda domina esse segmento e os chipsets baseados em ARM só conseguiram até à data marcar presença nos Chromebooks mais baratos.

Quando a MediaTek menciona premium, está a falar de Chromebooks que custam mais de $400. O Kompanio 1200 continuará a competir com o Core i3 de nível básico da Intel, mas terá como objectivo superá-lo no departamento de bateria – algo em que os chips baseados em ARM sempre foram melhores do que os seus equivalentes x86.

O fabricante de chips também deu a entender que terá outro futuro processador que provavelmente irá bater-se com a principal série de chips da Intel, a série i7. Com base no esquema de nomenclatura da empresa, pode chamar-se Kompanio 2000.

Quanto ao MediaTek Kompanio 1200, espera-se que a data de lançamento seja no início de 2022, e como tal, é provável que a apresentação venha a acontecer no CES que tem lugar em Janeiro.

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!
Deixe um comentário