Novo processador e modem 5G eleva o valor de mercado da Apple em US $ 71,9 mil milhões

De acordo com um relatório recente, a Apple utilizará o seu próprio modem 5G nos seus iPhones até 2023. A empresa não integrará o modem 5G no chipset da série A, mas utilizará um desenho autónomo.

A Apple é um dos principais fabricantes do sector e a este nível marcas têm normalmente os seus próprios Chipsets. No entanto, antes do lançamento do seu primeiro iPhone 5G (iPhone 12), o modem 5G da empresa não estava totalmente pronto, pelo que tiveram que recorrer á parceira Qualcomm. De acordo com um relatório recente, a Apple utilizará o seu próprio modem 5G nos seus iPhones até 2023. A empresa não integrará o modem 5G no chipset da série A, mas utilizará um desenho autónomo.

Novo processador e modem 5G eleva o valor de mercado da Apple em US $ 71,9 mil milhões 1

Se a notícia for verdadeira, isso significa que os iPhones 2022 serão a última geração de iPhones com o chipset 5G da Qualcomm. A partir de 2023, o iPhone utilizará o chipset de modem 5G desenvolvido pela Apple. Nessa altura, os iPhones utilizarão o chipset A17 Bionic.

Neste momento, a TSMC é responsável por todos os Chipsets desenvolvidos pela Apple, e a TSMC será também responsável por futuras encomendas de Chipsets 5G. Claro que, para a Apple, o modem 5G pode ser fácil de desenhar, mas é difícil de testar. Isto porque precisa de testar repetidamente o desempenho da sua própria banda de base acompanhada pelos operadores globais. Isto não só consome tempo, como também requer uma grande dose de engenharia.

Mercados gostaram muitooo da ideia de um chipset 5G da Apple

Como resultado desta informação, a Apple fechou 2,85% a 157.870 dólares, e o valor de mercado num único dia aumentou quase 71,9 mil milhões de dólares, com um valor de mercado total de 2,6 triliões de dólares. Isto coloca a empresa em primeiro lugar no mundo.

Qualcomm espera apenas 20% dos pedidos de modems 5G da Apple A partir de 2023

A Qualcomm e a Apple tiveram uma longa e “desagradável” batalha legal antes de ambas as empresas acabarem por resolver os seus diferendos. A primeira forneceu à segunda os modems 5G que utilizou nas suas duas gerações de iPhones 5G. No entanto, a Qualcomm está agora a preparar-se para a vida após a Apple porque a Apple irá lançar em breve os seus próprios Chipsets de modem. De acordo com a informação disponível, os chipsets de modem da Apple irão dizimar o negócio de modem da Qualcomm a partir de 2023.

Ontem, houve um evento no Dia do Investidor onde o CFO da Qualcomm Akash Palkhiwala revelou que até 2023, a Qualcomm perderá 80% dos chips do modem que fornece à Qualcomm. Isto significa que a Qualcomm espera fornecer apenas 20% dos chips de modem da Apple. Considerando esta informação, a Qualcomm tem apenas no próximo ano para fornecer chips de modem 5G à Apple. Para as séries iPhone 12 e iPhone 13, a Qualcomm usufruiu de um monopólio de chips de modem. A Qualcomm afirmou

“A hipótese que utilizamos para esta previsão é que, para o lançamentos Apple 2023, a nossa quota caiu para 20%”.

Fonte 

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!