MediaTek revela chip Pentonic 2000 para TV de nível 8K com 120Hz

O Pentonic 2000 é o primeiro chip de televisão comercial do mundo a ser fabricado usando o processo N7 (classe 7nm) da TSMC, e proporciona desempenho e eficiência de próxima geração num pequeno fator forma.

Com a introdução do chip Pentonic 2000, a MediaTek revelou oficialmente a sua nova família Pentonic de processadores inteligentes de TV, que estará disponível ainda este ano. Baseia-se nas tecnologias de ponta da MediaTek em display, áudio, inteligência artificial, radiodifusão e conectividade, e será usada para alimentar televisões 8K da próxima geração.

O Pentonic 2000 é o primeiro chip de televisão comercial do mundo a ser fabricado usando o processo N7 (classe 7nm) da TSMC, e proporciona desempenho e eficiência de próxima geração num pequeno fator forma. O processador é capaz de suportar não só ecrãs de 8K 120Hz, mas também PCs de jogo de 144Hz e as consolas de última geração.

MediaTek revela chip Pentonic 2000 para TV de nível 8K com 120Hz 1

Há também tecnologia de ponta incorporada, como o suporte para a MEMC, que funciona em conjunto com uma APU MediaTek, que inteligentemente amplia os conteúdos de baixa resolução, ao mesmo tempo que executa melhorias de qualidade em tempo real. Além disso, a tecnologia Intelligent View da MediaTek, que permite visualizar vários ecrãs de imagem em imagem (PiP) ou imagem-a-imagem (PbP).

A MediaTek afirma que o chip contém o CPU e a GPU mais rápidos da indústria televisiva, que é alimentado por um bus de memória ultra-wide e armazenamento UFS 3.1 ultra rápido. Com o Wi-Fi 6E da MediaTek ou mesmo modems móveis 5G, o chip pode fornecer a conectividade de internet sem fios mais rápida para o streaming de conteúdos 8K, o que é ideal para jogos.

MediaTek revela chip Pentonic 2000 para TV de nível 8K com 120Hz 2

Além disso, o MediaTek Pentonic 2000 é o primeiro chip de TV 8K comercial do mundo a suportar os meios de codificação de vídeo versáteis (VVC) H.266, o que melhora a eficiência da compressão em relação à codificação tradicional de vídeo. Isto é complementado pelo suporte às mais recentes tecnologias de imagem e áudio da Dolby, que, quando combinadas com Dolby Vision e Dolby Atmos, proporcionam uma verdadeira experiência cinematográfica para os utilizadores.

O chip Pentonic 2000 da MediaTek será usado para alimentar as televisões 8K de próxima geração que deverão ser lançadas globalmente no próximo ano.

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!
Deixe um comentário