MediaTek desenvolve novo SoC Helio G de 6nm para a gama média

Até agora, a tecnologia de 12 nanómetros tem sido utilizada nas melhores soluções da família G. No entanto, a empresa planeia agora mover os seus processadores de baixo custo para a estrada de um processo técnico mais avançado.

Há muito tempo que a MediaTek, que persegue a Qualcomm, mas agora a empresa tem conseguido inverter a maré no mercado e tem mantido a liderança no nicho de chipsets móveis. A Samsung, a Xiaomi, a Oppo, a Vivo, a OnePlus e outras empresas estão entre os seus clientes.

SoC Helio G de 6nm em desenvolvimento pela Mediatek

Hoje, os processadores da MediaTek estão divididos em duas categorias: Helio e Dimensity. O primeiro centra-se em dispositivos de baixo custo e de gama média, sendo a série G uma das melhores. Assim, com este SoC são lançados smartphones de baixo custo com o foco nas capacidades de jogo.

Até agora, a tecnologia de 12 nanómetros tem sido utilizada nas melhores soluções da família G. No entanto, a empresa planeia agora mover os seus processadores de baixo custo para a estrada de um processo técnico mais avançado. Como resultado, soube-se que a MediaTek se prepara para lançar um chip na série G que é construído sob os padrões de tecnologia de processo de 6 nanómetros.

MediaTek desenvolve novo SoC Helio G de 6nm para a gama média 1

O novo SoC terá oito núcleos de processamento, com dois núcleos Cortex-A76 a funcionar em 2.0GHz e seis núcleos Cortex-A55 a funcionar na mesma frequência. Será utilizado o subsistema gráficos Mali-G57 MC2. O processador irá suportar ecrãs FullHD+ de 120Hz, uma câmara de 108MP e a capacidade de gravar vídeo 2K a 30 frames por segundo. Será um SoC com suporte para apenas redes 4G. Deverá estar disponível antes do final de junho, e uma linha da Doogee será a primeira a apresentar este novo SoC da MediaTek.

Dimensity 8000 poderá rivalizar com o Snapdragon 888

A MediaTek lançou o principal processador Dimensity 9000 no final do ano passado, que pode competir com o processador Snapdragon 8 Gen 1 da Qualcomm. Num futuro próximo, esperamos que se junte a uma série de SoC’s mais acessíveis. Um deles, o Dimensity 8000, foi posto à prova no AnTuTu e saiu com uma pontuação comparável ao anterior flagship da Qualcomm, o Snapdragon 888.

Vai gostar de saber:  Samsung Galaxy Tab S10+ surpreende em benchmarks com novo SoC

Os resultados dos testes são reportados pelo conhecido Digital Chat Station. A plataforma de testes baseada no Dimensity 8000, de acordo com a imagem que publicou, marca 820.230 pontos no benchmark. Em comparação, os dispositivos baseados no Snapdragon 888 ganham entre 750 e 880 mil pontos.

MediaTek desenvolve novo SoC Helio G de 6nm para a gama média 2

Como o Dimensity 8000 é um chipset de 5nm, tem o mesmo desempenho que o flagship da Qualcomm do ano passado. O novo chip MediaTek terá quatro núcleos Cortex-A78 de alto desempenho com uma frequência de 2,75 GHz e quatro núcleos Cortex-A55, de acordo com o Digital Chat Station. Os gráficos serão tratados pelo novíssimo GPU Mali-G510. Esta GPU, de acordo com a ARM, é duas vezes mais rápida e usa menos 22% de potência do que os modelos anteriores. Não é claro o que ARM quer dizer com “desenvolvimentos anteriores”, mas o resultado de 315 mil pontos em AnTuTu parece ser  bastante razoável. Em comparação, a Adreno 660, que está incluída no Snapdragon 888 e 888+, recebe entre 300 a 325 mil pontos. A GPU do Snapdragon 870 alcança até mesmo, uma pontuação mais baixa de 250 mil pontos.

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!