Android Geek
O maior site de Android em Português

Liquid Lens pode ser a próxima grande novidade nas câmaras da série Huawei P50

A série Huawei P40 é o exemplo mais recente que vem com o maior sensor CMOS para capturar melhor as imagens em condições de pouca luz. Recentemente, a Administração Nacional de Propriedade Intelectual da China (CNIPA) aprovou uma patente de módulo de câmara relacionada a uma lente líquida.

A Huawei é uma das mais competentes fabricantes de câmaras para smartphones do mercado, por regra os seus equipamentos trazem sempre as melhores tecnologias de câmara da atualidade. A série Huawei P40 é o exemplo mais recente que vem com o maior sensor CMOS para capturar melhor as imagens em condições de pouca luz.

Recentemente, a Administração Nacional de Propriedade Intelectual da China (CNIPA) aprovou uma patente de módulo de câmara relacionada a uma lente líquida. O pedido desta patente foi apresentado pela Huawei a 25 de dezembro de 2019 e aprovado a 7 de abril de 2020.

De acordo com as informações, a patente inclui um motor em movimento, espaço reservado para câmara e hardware eletrónico para mover a lente líquida. Vejam as imagens abaixo para entender o hardware.

Liquid Lens pode ser a próxima grande novidade nas câmaras da série Huawei P50 1

Hardware em movimento: Inclui um estator - uma parte móvel, que se move na direção do eixo óptico. A parte móvel atua quando recebe energia do motor e aperta ou puxa a lente líquida através da mola conectada.

Mola conectada: Conecta a lente líquida e o hardware móvel.

Limitador: Limita a mola conectada na direção do eixo óptico quando o alcance da altitude muda.

Esta estrutura pode servir para mover a lente líquida para o foco automático e estabilização de imagem óptica. Além disso, a solução também melhora a estabilidade e a fiabilidade do motor em condições como impacto ou queda.

Liquid Lens pode ser a próxima grande novidade nas câmaras da série Huawei P50 2

O que é Liquid Lens:

Ao integrar uma lente líquida, o sistema de imagem pode alterar o plano de foco em milissegundos para fornecer imagens nítidas, independentemente da distância do objecto da câmara.

Isso torna a integração de lentes líquidas a escolha ideal para aplicações que exigem foco a várias distâncias, onde os objetos são de tamanhos diferentes ou a estão diferentes distâncias da lente.

Principais benefícios do uso de Liquid Lens:

  • Autofoco e detecção de profundidade muito rápidos.
  • Melhor estabilização da imagem.
  • Remove o requisito de sensor de tempo de voo (ToF) e hardware extra de estabilização de imagem.
  • É preciso um pequeno espaço em comparação com a lente.

Vejam o vídeo abaixo para mais informações.

Telefone Huawei com lente líquida?

O conceito de lente líquida está na indústria há um bom tempo, mas não era uma tecnologia madura para smartphones, mas a patente sugere que há maiores possibilidades de ver um smartphone Huawei equipado com esse tipo de lente.

Além disso, se não for usado na série Mate 40, a série Huawei P50 pode ser uma candidata em potencial para o próximo ano, redefinindo algumas regras de fotografia. Vamos esperar por receber mais notícias sobre esse assunto.

Vejam a patente completa aqui:

Liquid Lens pode ser a próxima grande novidade nas câmaras da série Huawei P50 3

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais