iPadOS 16 traz uma nova experiência multitarefa para os tablets da Apple

Este só funciona em iPads com o processador Apple M1, e organiza automaticamente aplicações e janelas. Também permite construir janelas sobrepostas de vários tamanhos numa única vista, arrastar e largar janelas a partir da lateral, e iniciar programas a partir da dock para construir grupos de aplicações para facilitar a multitarefa.

A Apple revelou os seus sistemas operativos da próxima geração, e já cobrimos as novas funcionalidades no iOS 16 e no macOS Ventura. Portanto, vejamos agora o iPadOS 16, que, como podem imaginar, partilha muitas semelhanças com o iOS 16 e inclui muitas das mesmas funcionalidades. Existem, no entanto, algumas características específicas do iPad, a mais notável das quais é a nova experiência multitarefas do Stage Manager.

Este só funciona em iPads com o processador Apple M1, e organiza automaticamente aplicações e janelas. Também permite construir janelas sobrepostas de vários tamanhos numa única vista, arrastar e largar janelas a partir da lateral, e iniciar programas a partir da dock para construir grupos de aplicações para facilitar a multitarefa.

iPadOS 16 traz uma nova experiência multitarefa para os tablets da Apple 1

Outras aplicações e janelas abertas são ordenadas à esquerda por ordem de sequência, com a janela em que está agora a trabalhar, é exibido de forma proeminente no meio. O Stage Manager também permite um apoio completo a monitores externos com resoluções até 6K. Pode trabalhar com até quatro aplicações no iPad e quatro aplicações no monitor externo simultaneamente se ligar o seu iPad M1 a um monitor externo desta forma.

Continuando, o iPadOS 16 introduz uma nova aplicação de colaboração Freeform com um “canvas flexível”. Permite-lhe ver, partilhar, e colaborar num único local sem ter de se preocupar com a disposição ou tamanhos das páginas, e suporta totalmente o Apple Pencil. É um canvas de colaboração em tempo real que permitirá aos utilizadores iniciar uma sessão a partir do FaceTime e ver as alterações de outros no tópico Mensagens “mais tarde este ano”.

iPadOS 16 traz uma nova experiência multitarefa para os tablets da Apple 2

iPadOS 16 traz uma nova experiência multitarefa

Pode agora cancelar o envio de uma mensagem na aplicação Mail, e pode agora agendar e-mails. Se se esquecer de incluir um anexo ou um destinatário, a aplicação lembrá-lo-á mais tarde, e os e-mails enviados serão colocados na parte superior da sua caixa de entrada para um seguimento rápido. Uma nova experiência de pesquisa melhora os resultados ao corrigir erros tipográficos e ao utilizar sinónimos para frases de pesquisa, bem como ao fornecer uma imagem mais abrangente dos contatos e material partilhado.

O Safari suporta agora grupos de separadores partilhados, permitindo aos utilizadores trabalharem num conjunto de separadores com os seus pares, ao mesmo tempo que vêm actualizações em tempo real. Pode também iniciar uma discussão dentro do Safari através da partilha de marcadores e não apenas de separadores. Os grupos de separadores têm as suas próprias páginas iniciais, que podem obter uma personalização com uma imagem de fundo, favoritos, e outras partes especiais que todos podem ver e alterar.

iPadOS 16 traz uma nova experiência multitarefa para os tablets da Apple 3

Com o iPadOS 16, estará disponível aplicação Weather, e a Siri poderá executar atalhos de aplicações, inserir emoji ao enviar mensagens, e tratar de tipos adicionais de pedidos offline. A aplicação Home tem uma nova aparência e também suporta Matter, um novo padrão de rede doméstica inteligente que permite que os acessórios comuniquem entre si através de plataformas. As notas pessoais podem ser bloqueadas com a sua senha iCloud, e as notas podem corrigir automaticamente a sua caligrafia.

O iPadOS 16 está disponível hoje na versão de pré-visualização do programador, com um beta aberto no próximo mês, tal como o iOS 16. O iPadOS 16 estará disponível como uma actualização gratuita este Outono para o iPad (5ª geração e mais recente), iPad mini (5ª geração e mais recente), iPad Air (3ª geração e mais recente), e todos os dispositivos iPad Pro.

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!