Android Geek
O maior site de Android em Português

Análise Huawei Watch GT Active. A melhor companhia para a actividade física

Mas antes de entrar em pormenor, tenho que admitir que não sei bem onde é posso enquadrar o Watch GT. Eu passo a explicar, o Huawei Watch Gt foi o meu relógio diário durante duas semanas e comparativamente ao meu equipamento atual, um Garmin Vivoactive3.

Será o Huawei Watch GT Active o relógio para vocês?

Sejam atletas ou fãs de tecnologia que andem à procura de um wearable, o Huawei Watch GT Active talvez possa ser uma opção para vocês. Mas antes de entrar em pormenor, tenho que admitir que não sei bem onde o posso enquadrar.

Eu passo a explicar, o Huawei Watch GT, versão Active foi o meu relógio diário durante duas semanas e comparativamente ao meu equipamento atual, um Garmin Vivoactive3. Tive oportunidade de testar lado a lado ambos equipamentos e surgiu-me esta dúvida.

Será o Huawei Watch GT suficiente inteligente, para ser considerado um smartwatch, ou terá as características suficientes para se enquadrar mais num ambiente desportivo. Eis a questão?

Eu gosto de pensar que para analisar este tipo de equipamentos, primeiro temos que dividir em três categorias:

  1. Construção e Hardware

  2. Funções

  3. Aplicação

Estas pelo menos para mim, são três aspetos fundamentais quando analisamos um wearable como este. Mas antes de aprofundar a análise, vamos ver o que vem dentro da caixa com o Huawei Watch GT.

Aqui somos logo brindados com uma caixa muito luxuosa, ao estilo que a Huawei nos gosta de oferecer, dentro da caixa temos o relógio, carregador proprietário magnético (type C) e o respetivo cabo, e claro a papelada do costume.

 

Construção e Hardware do Watch GT Active

Este talvez seja dos pontos mais fortes deste relógio, com uma oferta de 4 possíveis designs, temos a versão Sport, Classic, Active e a Elegante.  No caso das 3 primeiras versões ambos modelos têm as mesmas dimensões 46.5 mm x 46.5 mm x 10.6 mm, com variações nas cores das suas coroas, bandas e botões. A versão Elegante é a mais pequena da família com um diâmetro de 42mm.

Huawei Watch GT
Família Huawei Watch GT

Mas a versão que testei foi a Active, e relembro que já foi abordado aqui também a versão Classic. E ambos os relógios são idênticos tirando a sua caixa externa e a banda, por isso não esperem uma grande diferença. Mesmo assim o equipamento foi abordado com outros olhos.

A versão Active tal como a versão Classic, pesa 46 gramas, e temos um ecrã AMOLED com uma resolução de 454 x 454 pixels, com 326ppi. E aqui encontrei logo o meu primeiro ponto contra. Apesar de ter um ecrã com cores fortes e visível mesmo sobre luz solar. O Watch GT continua a não ter um modo Always On, temos apenas a opção de deixar o ecrã ligado por 5 minutos.

Eu percebo que a Huawei queria esticar a vida útil da bateria do relógio, mas penso que podiam deixar o utilizador decidir e deixar essa opção disponível. Continuamos com uma construção em metal e uma traseira em plástico onde temos o sensor de batimentos cardíacos.

Tendo em conta que o Active é mais direcionado para um publico mais desportista, a versão Active vem com uma banda de silicone mais robusta de forma aguentar toda a pressão que lhe seja aplicada. Fora isso, por fora o relógio é exatamente igual à versão Classic, com pequenas diferenças.

Os números da coroa têm um tom amarelado, em vez de prateado, e os seus botões foram redesenhados, com um diâmetro maior e agora são semelhantes a botões de rosca.

Huawei Watch GT

Talvez com o intuito de reforçar a ideia que é um relógio desportivo, mais “agressivo” do que a versão clássica. Continua com uma caixa redonda de aço inoxidável, submersível até 5ATM, e com os botões na sua lateral direita.

Outro ponto que distingue o Huawei Watch GT dos restantes relógios inteligentes, é a sua bateria. A versão Active continua com uma espantosa autonomia de 14 dias, isto com apenas as notificações e sem o sensor de batimentos cardíacos sempre a ler.

Huawei Watch GT

Mas mesmo com o leitor de batimentos a ler constantemente, e os vossos treinos com GPS, têm um relógio para uma semana de uso. O que continua à frente de muitos outros dispositivos.

No que toca ao seu sinal de GPS e o seu sensor de batimentos cardíacos posso dizer que não tenho nada de mau a dizer. O Huawei Watch capta sinal GPS com rapidez e não perde o sinal do mesmo depois de iniciado.

No caso do sensor de batimentos cardíacos é normal existirem diferenças entre vários modelos dos fabricantes, sem falar que a medição pelo pulso. Não está ao mesmo nível de uma banda cárdiaca.

Mas comparativamente com as medições do meu Garmin, que já estou intimamente habituado e confio na experiência da fabricante. Tive diferenças muito pequenas nas medições, muito bem Huawei.

 

Funções

E agora chegamos a um tópico no mínimo polémico, será que o Huawei Watch GT tem “funções” suficientes para ser considerado um relógio inteligente, ou já agora "atividades"suficientes que abranjam muitos desportos?

Antes de tudo o Watch GT, não corre Android Wear, mas sim um sistema proprietário da Huawei chamado, Wear OS. A escolha da chinesa em implementar um sistema deles, bloqueia o uso de aplicações de terceiros, em prol de uma otimização da bateria e fluidez do sistema.

Será o Watch GT suficientemente inteligente?

Para além das funções básicas das atividades e registo das mesmas, batimentos cardíacos, sono, bussola, barómetro, cronometro, alarmes, temporizador, notificações, lanterna e próprias definições do relógio, não temos mais do que isto.

No que toca a máscaras do relógio (watch faces), também estamos limitados às que vêm com o dispositivo, tendo em conta que com a última atualização foram adicionadas umas quantas mais.

E relativamente às notificações é possível vermos todas as notificações que escolhermos, isto na aplicação. Mas não podemos responder ou ver a mensagem por completo. Algo que me deixou desapontado com a Huawei, uma vez que por exemplo a Garmin usa também um sistema proprietário. E dão a opção aos utilizadores de escreverem mensagens pré-definidas para responder com um simples toque.

A solução não é perfeita, mas permite algum espaço de manobra, fora que podemos escolher atender ou cancelar chamadas, enquanto que no caso no Watch GT, apenas podemos cancelar.

 

E desportivo, será ele capaz de estar ao nível do atleta mais exigente?

Com o botão inferior dedicado às atividades é fácil iniciar uma atividade, e podemos contar com as seguintes: Corrida exterior e interior, Caminhada ao ar livre, Subida(conta os andares que sobem),Trail, Ciclismo exterior e interior(bicicleta estacionaria), Natação em piscina, e ao ar livre, outros(não definido) e por ultimo que foi adicionado com a ultima atualização, modo Triatlo.

O Watch GT é à prova de água a 5ATM, logo o uso do mesmo em atividades aquáticas é mais que adequado, à exceção de mergulho, onde irá poder perder sinal GPS, o que é espectável. Mas fora isso, o rastreio é muito bom e não perde o sinal mesmo em mar aberto.

O GPS como tinha referido é rápido a localizar e bastante eficiente seja qual for o meio em que se encontra. A visão durante as atividades é bastante completa e muda consoante a mesma.

No entanto o facto de não deixar personalizar os campos que podemos ver, pode ser um ponto negativo para muitos. Nomeadamente eu, que gosto de personalizar as estatísticas consoante o desporto que estou a fazer ou o tipo de prova.

Mas tirando isto, o Watch GT não fica atrás de outros rastreadores de fitness com GPS e batimento cardíaco eficientes.

Resumindo o Watch GT tem muito potencial e hardware potente para ser um grande equipamento, no entanto são estas limitações no software que o atrasam face à concorrência.

 

Aplicação

Este tópico é bastante relativo, pois poderá variar consoante o gosto pessoal de cada um. Mas o foco vai para as funções que aplicação oferece e usabilidade da mesma.

Para fazerem a gestão do vosso Watch GT vão necessitar da aplicação saúde da Huawei que por sua vez, necessita da aplicação dos serviços da Huawei. Concluíndo necessitam de instalar duas aplicações para usar o vosso relógio Huawei.

Aqui vão ter acesso a três painéis disponíveis com submenus: Inicio, Exercício, Eu(perfil pessoal). Pequeno à parte, esta aplicação é a mesma que faz a gestão das bandas da Huawei e da Honor, logo podem ver o Watch GT como uma banda de fitness, mas em esteroides, já que é a aplicação que irá fazer grande parte do trabalho.

 

Inicio

Aqui podem ver o vosso resumo e aceder à gestão do vosso relógio, bem como consultar a última atividade realizada, o vosso registo cardíaco, passos dados, bem como o vosso sono. Que já agora foi um ponto muito positivo no que toca ao rastreio do mesmo. A Huawei em parceria com o departamento de Dynamical Biomarkeres da universidade de medicina de Havard, fazem e  oferecem sugestões de como melhorar o vosso sono.

Exercício

Aqui podem iniciar uma atividade, mas será o vosso telefone a fazer o rastreio, bem como têm acesso a planos personalizados que depois podem seguir no relógio.

Perfil pessoal (EU)

Aqui podem definir os vossos dados bem como saber o estado da vossa condição física, através de uma série de relatórios muito interessantes, como o vosso desempenho semanal ou mensal. As vossas conquistas com direitos a medalhas, e podem também fazer gestão dos vossos dispositivos conectados caso tenham vários.

Por isso como podem ver a aplicação Saúde da Huawei é o motor que gira a roda, e o Watch GT será um componente do sistema.

 

Conclusão

Por um relógio que ronda a casa dos 200 a 250 euros, vão ter acesso a um dispositivo com uma construção premium, a melhor bateria do mercado, com acesso, ao básico de qualquer wearble neste momento, com solido sinal de GPS e batimentos cardíacos.

Tendo que conta que será o software do próprio relógio que poderá ser o seu maior inimigo no momento. Há que ter em conta que existe espaço para melhorar com possíveis novas atualizações.

 

Pontos positivos

  • Bateria
  • Construção
  • Aplicação

Pontos Negativos

  • Wear Os
  • Always On
  • Falta de personalização(atividades/máscaras)

 

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais