Android Geek
O maior site de Android em Português

Huawei lança estação de trabalho com SoC Kunpeng para rivalizar com Xeon

O gigante chinês de tecnologia lançou recentemente uma nova estação de trabalho desktop que apresenta o seu Chipset próprio Kunpeng, que foi feito para rivalizar com outros Intel baseados em Xeon. Para quem não sabe, a Huawei tem processadores de estação de trabalho de alto desempenho para desktops por meio da sua série Kunpeng 920 desde 2018.

Todos sabemos que a Huawei é muito, e reconhecidamente, conhecida pelos seus smartphones, a empresa também oferece produtos no mercado de PCs sem ser laptops. O gigante chinês de tecnologia lançou recentemente uma nova estação de trabalho desktop que apresenta o seu Chipset próprio Kunpeng, que foi feito para rivalizar com outros Intel baseados em Xeon.

Para quem não sabe, a Huawei tem processadores de estação de trabalho de alto desempenho para desktops por meio da sua série Kunpeng 920 desde 2018. Essas potências foram construídas com a produtividade como foco e foram desenvolvidas pela subsidiária da empresa HiSilicon, que também desenhou os seus processadores móveis.

Huawei

No entanto, apesar de serem capazes, esses Chipsets ainda não tinham conseguido suporte e otimização adequados para os diferentes softwares que um profissional poderia exigir.

Só agora a Huawei começou a oferecer PCs de Desktop baseados em Kunpeng para programadores. O Huawei Qingyun W510 foi lançado com o HiSilicon Kunpeng 920-3211K SoC que possui 24 núcleos que rodam a 2,6 GHz, que são baseados nos núcleos Taishan v110 proprietários da HiSilicon compatíveis com Armv8.2.

Além disso, esteDDesktop Huawei está equipado com uma  AMD Radeon 520 GPU e 8 GB de RAM DDR4 e 512 GB de armazenamento SSD. A Huawei também está a incluir na nova estação de trabalho um ecrã FHD de 23,8 polegadas. Com esta oferta, a empresa tem como alvo a estrutura estatal chinesa, bem como as empresas locais, que é a razão pela qual executa o mais recente Deepin SO e não o Windows da Microsoft.

Neste momento, está disponível apenas para programadores, mas em breve a empresa entrará com este produto no mercado comercial.

Huawei

De salientar que, o Chipset da série Kunpeng 920 foi originalmente criado para servidores e suportava uma memória DDR4-2933 octa-channel, dois controladores 100GbE, 40 pistas PCIe 4.0 com suporte CCIX, 16 portas SAS 3.0, duas portas SATA 3.0 e quatro conectores USB 3.0 . Embora essa variante em particular tenha sido projetada como uma estação de trabalho, viu os seus 32 núcleos cortados, oferecendo um desempenho semelhante a um Intel Core i9-9900K. Infelizmente, esses Chipsets Kunpeng foram fabricados pela TSMC (no seu processo de 7 nm), não se sabe como a empresa irá continuar a produzir esses Chipsets após as recentes sanções dos EUA.

Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!