Android Geek
O maior site de Android em Português

Huawei admite que existem P10 e P10 Plus com hardware diferente

Não é fora do comum ver fabricantes de smartphones usarem diferentes componentes para um mesmo dispositivo. O caso mais conhecido é o da Samsung, que nos seus topos de gama, faz uma versão com o seu SOC, o Exynos, e outra versão muito semelhante com um SOC da Qualcomm, o Snapdragon. Mas alem deste caso, dezenas de outras fabricantes fazem o mesmo, usam diferentes componentes para um mesmo modelo, no entanto a diferença de desempenho geralmente não passa de 10% entre eles.

A mesma prática parece estar a ser adoptada pela Huawei, mas com resultados finais um pouco diferentes. Depois de vários utilizadores chineses dos novos Huwei P10 e P10 Plus provarem uma diferença abismal no desempenho dos seus smartphones, a Huawei admitiu a existência de diferentes componentes, e que este hardware diferenciado pode ser reflectido no desempenho dos aparelhos.

Os novos Huawei P10 vêm com 4GB de RAM, mas o tipo de memoria usada não é igual em todos os aparelhos, é que a fabricante admitiu que usa memórias diferentes nos seus smartphones. De tal forma que algumas unidades podem vir memória LPDDR3, enquanto outras contam com módulos LPDDR4, que obviamente são mais rápidas. O mesmo se passa com a memória de armazenamento, que podem ir de eMMC 5.1 (mais lenta), até às novas UFS 2.0 e mesmo UFS 2.1, o que resulta numa diferença muito grande na velocidade de leitura e escrita de dados. Agora imagine como ficaria diferente dois telefones iguais, um com memoria RAM LPDDR3 e armazenamento interno com eMMC 5.1 e outro com RAM LPDDR4 com armazenamento interno UFS 2.1? O segundo certamente terá um desempenho de pelo menos 20 a 30% superior ao primeiro.

Huawei admite que existem P10 e P10 Plus com hardware diferente 1

Em testes de velocidade de leitura e escrita realizados na aplicação do AndroBench, uma unidade do P10 apresentou velocidade máxima na ordem dos 282MB/s para leitura e 97MB/s para escrita, enquanto outra unidade (supostamente igual) apresentou 744MB/s na leitura e 179MB/s na escrita… ou seja 2,6x mais rápido a ler e quase o dobro da velocidade na escrita.

Obviamente nem todos os utilizadores reparam nestas diferenças de desempenho, mas seria importante a empresa informar que o hardware está presente em cada um dos seus aparelhos.
Segundo a Huawei, é muito complicado especificar o hardware presente em cada unidade, já que a fabricante recebe componentes de diversos fornecedores.

Devido ​às exigências de abastecer stocks as fabricantes têm que recorrer a vários fornecedores, isto não é novidade e é transversal a várias marcas. No entanto é obrigação das marcas assegurar que todas as unidades de um determinado modelo apresentam um desempenho aproximado.

Partilhar é importante, mostra este artigo aos teus amigos!

Obrigado, ficamos a dever-te uma 😉

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais

Partilhar é importante, mostra este artigo aos teus amigos!

Obrigado, ficamos a dever-te uma ;)
close-link