Android Geek
O maior site de Android em Português

HarmonyOS chega aos smartphones em 2021: estas são suas armas e o plano de implementação

A empresa já possui alguns produtos com HarmonyOS no mercado, como TVs Honor, mas Richard Yu, CEO da Huawei Consumer Business Group, tinha dito que “talvez no próximo ano comecemos a ter smartphones com HarmonyOS” HarmonyOS 2.0 O HarmonyOS 2.

No ano passado, a Huawei apresentou o HarmonyOS, o seu sistema operativo com o qual pretendem ligar qualquer dispositivo. A empresa já possui alguns produtos com HarmonyOS no mercado, como TVs Honor, mas Richard Yu, CEO da Huawei Consumer Business Group, tinha dito que "talvez no próximo ano comecemos a ter smartphones com HarmonyOS"

HarmonyOS propõe sua chegada aos smartphones em 2021: essas são suas armas e seu plano de implantação

HarmonyOS 2.0

O HarmonyOS 2.0 está agora disponível em beta para programadores e apenas para determinados dispositivos como Smart TVs, relógios inteligentes e sistemas de infoentretenimento. A partir de dezembro também chegará a smartphones e, portanto, os novos terminais podem ser desenvolvidos com este sistema operativo.

HarmonyOS antecipa a chegada aos smartphones

Interface

O HarmonyOS não é um sistema operativo fechado ou uma alternativa ao Android. O HarmonyOS é um sistema operativo distribuído, algo semelhante ao que o Google planeia fazer com o Fuchsia OS. Em outras palavras, é um sistema operativo que se adapta para trabalhar em qualquer dispositivo.

Esse é um dos grandes pontos fortes do HarmonyOS 2.0, e é que, no papel, é uma vantagem ao nível de desenvolvimento de aplicações. Uma das novidades do HarmonyOS 2.0 é o framework UX adaptativo que, conforme explicado por Richard Yu, permite que a interface das aplicações se adapte automaticamente ao formato de ecrã. O developer não precisa programar cada interface - o HarmonyOS se encarregará de ajustá-la para o dispositivo.

Ai Audiovisual

 

Outra novidade são os "audiovisuais de IA", que permitem interagir com um dispositivo (como o sistema de infoentretenimento do carro) via comandos de voz. Não é apenas invocar o assistente, mas dar diferentes comandos como "mudar a música", "reproduzir o segundo vídeo" ou "voltar 30 segundos". Yu deu muita ênfase aos benefícios desta função para condução, uma vez que permite que não tenhamos que nos distrair com o ecrã enquanto conduzimos.

Relacionado:  Aspirador inteligente 3 em 1 aspira lava e esfrega. Compatível com Alexa e Google Assistant por €56.94 (CUPÃO)

Claro, a empresa pretende que o smartphone seja o centro de controlo da automação residencial. numa ideia semelhante à que a LG apresentou há alguns dias, a Huawei deseja que o HarmonyOS permita que todos os dispositivos domésticos sejam interconectados para que possam comunicar entre si geridos pelo smartphone. Um exemplo que estes equipamentos nos mostraram é a opção de aplicar a temperatura do forno que uma aplicação de receita sugere diretamente para o forno, bastando tocar nele com o smartphone.

O cronograma

Roteiro

 

Richard Yu aproveitou o lançamento do HarmonyOS para revelar o cronograma de lançamento do OpenHarmony (o código-fonte do HarmonyOS). Tenham em mente de que HarmonyOS não é um sistema operativo fechado, qualquer fabricante pode aceder a essa informação.

Desde hoje, 10 de setembro, OpenHarmony oferece suporte a dispositivos com entre 128 KB e 128 MB de memória RAM (como relógios inteligentes, televisores ou sistemas de infoentretenimento). A partir de abril de 2021, será disponibilizado suporte para dispositivos com entre 128 MB e 4 GB de RAM, e aí já entramos no campo dos smartphones e tablets de média gama.

A partir de outubro de 2012, o OpenHarmony terá suporte para dispositivos com 4 GB de RAM ou mais

Finalmente, A partir de outubro de 2021 OpenHarmony suportará dispositivos com 4 GB de RAM ou mais. Isso inclui laptops, smartphones de última geração e tablets premium. Se Yu não estiver enganado, talvez no próximo ano vejamos os primeiros smartphones HarmonyOS no mercado ou, pelo menos, os primeiros betas para determinados dispositivos.

Fonte: Huawei

 

Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!