Android Geek
O maior site de Android em Português

Google I/O 2018 sabe tudo sobre o novo Android P, Google Assistant e muito mais

A Google anunciou há momentos (terça-feira 8) o Android P, a nova versão do sistema operativo Android que usamos e adoramos. Esta nova versão traz recursos para tornar o uso da bateria mais inteligente e muita coisa para tornar os nossos smartphones ainda mais Smart.

Google I/O 2018 sabe tudo sobre o novo Android P, Google Assistant e muito mais 1

Inequivocamente a Inteligência Artificial é a grande aposta da Google para este ano, como mostram os lançamentos do Google I/O 2018. Android P, Google Assistente, Fotos, Maps, Smart Displays e restantes produtos que foram apresentados com foco em aprender padrões a partir do uso e ajudar o utilizador a encontrar o que precisa e poupar tempo. Durante a apresentação, a fabricante anunciou que a versão beta do Android P já está disponível no Google Pixel e equipamentos de outras sete marcas.

Google I/O 2018 sabe tudo sobre o novo Android P, Google Assistant e muito mais 2

Estas novidades foram mostradas durante o Google I/O, a conferência da empresa para programadores, em Mountain View, na Califórnia.

Sundar Pichai, CEO do Google, apresenta o novo Android P. 
Sundar Pichai, CEO do Google, apresenta o novo Android P.

A assistente virtual ficou mais inteligente e irá receber seis novas vozes (incluindo a do cantor John Legend), nós fomos logo a correr testar, mas ainda deve demorar um pouco a chegar a todos. Com uma nova tecnologia chamada de Conversação Contínua, os utilizadores não precisam de dizer “Hey Google” a cada pergunta. Basta dizer uma vez e depois podemos dar algumas orientações seguidas sem termos que interromper a cada questão.

Sundar Pichai, CEO do Google, deu o seguinte exemplo: o utilizador pede para o Google Assistant marcar um horário no cabeleireiro. A partir daí o app liga para o salão e conclui a acção. O pedido foi feito de forma natural, compreendendo tudo que a pessoa do outro lado da linha diz e até com um pouco de humor. Impressionante.

Gmail

O Gmail, além de um novo design, lançado recentemente, agora é capaz de sugerir frasesenquanto um email ainda está a ser escrito. O  Google Photos, por sua vez, ganhou definição automática de brilho e exposição. Outra novidade é a facilidade de transformar fotos de documentos em PDFs.

Google Lens

A aplicação de realidade do Google agora vem integrada com a aplicação de câmara do Android. Uma das funções mais interessantes é a possibilidade de copiar e colar algo do mundo real para o virtual. Basta apontar a câmara para um livro e o app é capas de identificar e selecionar o texto que o usuário desejar. O Lens também pode mostrar informações sobre produtos nas lojas, por exemplo.

Google I/O 2018 sabe tudo sobre o novo Android P, Google Assistant e muito mais 3

 

A IA está a trabalhar arduamente nos produtos da Google para poupar tempo aos seus utilizadores. Um dos melhores exemplos é a nova funcionalidade de escrita inteligente Smart Compose no Gmail. Ao perceber o contexto de um email, pode sugerir frases para ajudar o utilizador a escrever de maneira rápida e eficiente. No Fotos, facilita a partilha de uma foto instantaneamente por meio de sugestões inteligentes. Também estão a lançar novas funcionalidade que permitem, rapidamente, ao utilizador dar mais cor a uma foto ou até mesmo colorir fotos antigas a preto e branco.
Algo que mais tempo poupa aos utilizadores é o Google Assistant que foi anunciado na Google I/O 2016. Hoje, partilharam os planos para tornar o Google Assistant mais visual, mais útil e com um processo de conversação mais natural.
Em breve, o Google Assistant poderá ser capaz de ajudar com tarefas que ainda exigem um telefonema, tais como, marcar cabeleireiro ou saber o período de férias de uma determinada loja. Chamam a esta nova tecnologia de Google Duplex. Está ainda no início e precisa de mais testes para que seja aplicada, mas de forma correcta,  acreditamos que vai poupar tempo aos utilizadores e gerar valor para as pequenas empresas.
Google I/O 2018 sabe tudo sobre o novo Android P, Google Assistant e muito mais 4

Android P Notificações

Alguns dos novos recursos já figuravam na versão Preview do Android P, que foi vista já em março. Entre estes recursos encontrámos o suporte a ecrãs que cobrem toda a parte frontal do smartphone e a possibilidade de responder a solicitações na área de notificação, a Google chamou a este recurso de MessagingStyle.

Google I/O 2018 sabe tudo sobre o novo Android P, Google Assistant e muito mais 5

Quando recebemos uma notificação é possível responder sem termos sequer que abrir a aplicação que recebeu a notificação. Se receberem uma mensagem, seja de texto ou em qualquer uma das redes sociais, é possível responder directamente da área de notificação e até mesmo anexar fotos e emojis se a aplicação suportar. Isto não é uma novidade absoluta pois muitas Skins Android modificadas por fabricantes já permitiam isto, no entanto é a primeira vez que o vemos no Android Stock.

Android P Apps mais Inteligentes

O Android dará a possibilidade de os programadores incluírem novas acções nas suas para que atividades recorrentes sejam feitas sem que o serviço precise ser aberto. Por exemplo: se alguém pesquisar por “Pizza” usando a pesquisa do Google, receberá entre as sugestões de resposta a opção de encomendar uma Pizza do vosso restaurante habitual,assim como sugestão do destino de entrega, casa ou trabalho.

Android P Gestão de bateria e de ecrã mais Inteligente

A gestão de energia é um dos pontos neste Android P que faz os olhos brilharem, segundo o que foi apresentado o sistema irá poupar recursos nas aplicações que são menos usadas e reduzir assim a bateria gasta com estas aplicações em até  30%.

A gestão de brilho de ecrã vai alegadamente perceber como cada utilizador gosta de usar o seu dispositivo e fazer com que o ecrãs dos nossos smartphones responda à luz em diversos horários do dia. Este recurso funciona por baixo de inteligência artificial, não será preciso alterar as configurações de brilho manualmente.

Android P Novos gestos

O Google mudou muitos dos gestos usados para controlar o que acontece no nosso smartphone. Quando um utilizador deslizar os dedos para cima, as aplicações abertas serão mostradas da mesma forma como já ocorre nos iPhones lado a lado. Atualmente, o Android mostra os aplicativos abertos uns sobre os outro.

Android P  Suporte a ecrãs 18:9 de origem

Ainda sobre o ecrã de notificações, o Android P terá um ajudante de bloqueio para barrar alertas de aplicações indesejadas.

Outra novidade do novo sistema Android P é que ele tem suporte nativo a imagens para ecrãs com proporções entre altura e largura de 18:9 que é a tendência mais evidente de 2018.

  

Android P  Digital Wellbeing (“bem-estar digital”)

Um novo dashboard mostra o uso das aplicações: quanto tempo o utilizador gastou em cada uma, com gráficos que mostram dias da semana e horários. As pessoas podem agora definir limites para “ter folgas” das apps. Além disso, ao virar o ecrã do telefone para baixo, o aparelho para de vibrar e tocar. Assim, as pessoas pode focar-se nas suas atividades offline.

O Google I/O é um mundo, ainda estamos a digerir todas as novidades, contem com informação detalhada sobre cada uma das novidades em breve.

Ajuda-nos a chegar mais longe, partilha com os teus amigos

Obrigado pela visita!

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais

Ajuda-nos a chegar mais longe, partilha com os teus amigos

Obrigado pela visita!
close-link