Google e Qualcomm tornam mais fácil atualizar telefones Android com Chipsets Snapdragon

É uma dor de cabeça para os fabricantes de Chipsets, que precisam dar suporte a até seis combinações de software de estrutura e implementações de fornecedores para cada chipset. No entanto, o Google e a Qualcomm podem tornar isso mais fácil.

O Google já tinha ensaiado esta ideia com o seu Projeto Treble que ajudou a aumentar o período de suporte para actualizações do Android, mas ainda existe um longo caminho pela frente.

É uma dor de cabeça para os fabricantes de Chipsets, que precisam dar suporte a até seis combinações de software de estrutura e implementações de fornecedores para cada chipset. No entanto, o Google e a Qualcomm podem tornar isso mais fácil. A Google é a Qualcomm estão juntos para melhorar o Project Treble e simplificar as actualizações do Android para dispositivos Snapdragon, estendendo o tempo de obtenção de actualizações de sistema operativo e segurança.

Design de referência do Qualcomm Snapdragon 888

  • O Google e a Qualcomm estão a unir-se para estender as actualizações do Android para telefones Snapdragon.
  • Deve ser mais fácil dar aos telefones até quatro versões do sistema operativo Android e quatro anos de actualizações de segurança.
  • Este projecto requer um telefone com o Snapdragon 888 ou mais recente.

Os requisitos de dispositivo para actualizações do Android com o Project Treble nunca foram retroativos, isso agora aplica-se aos dispositivos Snapdragon. Um designer de Chipset como a Qualcomm pode oferecer suporte às mesmas implementações do Android em novos dispositivos e actualizações, reduzindo muito o número de combinações de software que os fabricantes precisam suportar.

Isso não vai apenas aumentar a longevidade de suporte de atualização do Android, mas também a um suporte mais consistente. Qualquer plataforma Snapdragon que suporte as actualizações do Project Treble permitirá até quatro versões do sistema operativo Android e quatro anos de actualizações de segurança. Hoje é raro ver telefones Android receberem mais do que três anos de actualizações do sistema operativo e muitos recebem dois ou menos, estamos perante uma óptima evolução.

Relacionado:  Huawei apresenta nova edição do concurso ‘APPSUP 2021’

Como já devem ter notado, porém, isso não se aplica a hardware mais antigo. Esta novidade só se aplica a quem tiver um dispositivo com o Snapdragon 888. Em outras palavras, teremos que ter um telefone ou tablet de última geração para ter esta benesse - os modelos de baixo custo virão mais tarde, esperamos.

Isto, b por si só, não garante que as marcas vão assegurar toda a gama de atualizações de sistema Android e actualizações de segurança. No entanto, haverá menos obstáculos para disponibilizarem essas actualizações. Pode ser particularmente útil para fabricantes de dispositivos que possuem uma ampla variedade de dispositivos baseados em Snapdragon.

Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!