Google anuncia grandes novas melhorias na privacidade

As alterações feitas pelo Google farão exatamente isso. Hoje, explicamos os detalhes e mostramos como rever as configurações da vossa conta.

No início desta semana, o CEO do Google, Sundar Pichai, anunciou mudanças a serem feitas na forma como o Google lida com a privacidade e principalmente, por quanto tempo manterão os dados dos utilizadores.

Pichai diz: "... estamos concentrados em três princípios importantes: manter as informações seguras, tratá-las com responsabilidade e colocar o utilizador no controlo".

As alterações feitas pelo Google farão exatamente isso. Hoje, explicamos os detalhes e mostramos como rever as configurações da vossa conta.

Melhorias na privacidade do Google

Essencialmente, o Google facilitou a exclusão do histórico de localização, histórico de voz e atividade na web. Antes, como utilizador do Google, era preciso aceder à conta e excluir manualmente qualquer histórico para impedir que os equipamentos armazenassem os dados. O Google definiu agora o padrão para novas contas (e também aquelas que ativam o Histórico de Localização e a Atividade na Web pela primeira vez) para excluir automaticamente as informações após 18 meses.

Google

Pichai informou os utilizadores que se eles já tiverem o Histórico de Localização e a Atividade na Web De apps ativados, o Google não vai alterar as configurações da conta. Em vez disso, tomarão medidas extras com e-mails e notificações para informar os utiliadores sobre as novas opções.

privacidade

Embora o novo padrão seja 18 meses, não é obrigatório que o usem assim. Se não desejam continuar a receber anúncios e sugestões relevantes com base na vossa atividade na web, é possível desativar este registo totalmente. Ou, se desejam que o Google armazene os vossos dados por ainda menos tempo, podem definir para que os vossos dados sejam excluídos automaticamente em três meses.

Relacionado:  Huawei Mobile Services recebem nova atualização na Europa

Como definir essas configurações

Para rever as vossas configurações de atividade e fazer qualquer uma dessas alterações, precisam aceder à página de Configurações do Google em qualquer dispositivo. Pichai partilhou que, em breve, o utilizador poderá usar o motor de busca do Google para aceder às suas configurações, mas, por enquanto, precisa ir "manualmente" às configurações da sua conta do Google como sempre. Nesta secção basta ir a "controlos de atividade". Em controlos de atividade, o utilizador verá opções para Atividade na Web de aplicações, Histórico de localização e até mesmo Histórico do YouTube. Fiquem descansados que nenhuma dessas opções excluirá os registos pessoais, como e-mails e fotos.

O Google está continuamente à procura maneiras de garantir a privacidade e fizeram grandes progressos nos últimos anos, estamos ansiosos para ver o que nos trarão no futuro.

Usam as aplicações do Google com frequência? Qual é o vosso serviço favorito e como pode ser melhorado? Deixem-nos saber na secção de comentários!

Fonte:  Google

 

Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!