Android Geek
O maior site de Android em Português

Google vai excluir os nossos dados após 18 meses

O mesmo para o YouTube, mas o período de retenção é duas vezes maior: 36 meses.

O Google acaba de anunciar que os dados de localização do Google Maps, pesquisa no Google ou navegação no Chrome serão excluídos por padrão após 18 meses. O mesmo para o YouTube, mas o período de retenção é duas vezes maior: 36 meses.

Google vai excluir os nossos dados após 18 meses 1

O modelo de negócios do Google está focado na publicidade online. E sabemos que a eficácia da sua plataforma de publicidade depende muito da recolha de dados dos utilizadores. Regularmente criticada pela utilização de dados da privacidade dos utilizadores da Internet, a empresa está a tentar corrigir as coisas.

Foi assim que, em 2019, apresentou uma opção que permite aos utilizadores excluir automaticamente os seus dados mantidos nos seus servidores após um certo tempo: 3 meses ou 18 meses. O Google explica que, a escolha não será mais dos utilizadores. Os dados serão excluídos automaticamente por padrão após 18 meses.

Se já configuraram a opção de exclusão automática, o Google manterá as vossas preferências. Dados de localização no Maps, Dados e histórico de navegação do Chrome, a Pesquisas no Google - na web como na aplicação móvel - ou mesmo comandos de voz feitos pelo Google Assistant na Página inicial do Google, Nest Hub, ect.

Os dados do YouTube também são afetados. No entanto, o Google decidiu permitir um período mais longo. A situação atual aponta para a manutenção de dados a 36 meses para a plataforma de streaming. O Google considera que, de uma aplicação para outra, o período apropriado não é o mesmo. Mantendo a pesquisa no YouTube e histórico de visualizações, a empresa deseja continuar a oferecer recomendações relevantes com base nos hábitos e preferências.

Finalmente, podem escolher a qualquer momento, desativar a exclusão automática ou alterar sua periodicidade de 18 para 3 meses, se desejarem.

 

Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!