Alguns funcionários do Facebook estão do lado da Apple na defesa de privacidade

Na semana passada, o Facebook publicou dois anúncios de página inteira contra a Apple em jornais importantes como o New York Times, a Wall Street Journal e a Washington Post. Nos anúncios, o Facebook escreveu que “Muitos na comunidade de pequenos negócios partilharam preocupações sobre a atualização forçada de software da Apple, que limitará a capacidade das empresas de veicular anúncios personalizados e alcançar os seus clientes de forma eficaz”.

Há uma semana soubemos que o Facebook estava chateado com a Apple por causa das novas regras de privacidade desta última que dão aos utilizadores do iOS a oportunidade de optar por não ter os seus dados rastreados por aplicações (como o Facebook) para fins de apresentação de anúncios personalizados nos seus iPhones ou iPads. Na semana passada, o Facebook publicou dois anúncios de página inteira contra a Apple em jornais importantes como o New York Times, a Wall Street Journal e a Washington Post. Nos anúncios, o Facebook escreveu que "Muitos na comunidade de pequenos negócios partilharam preocupações sobre a atualização forçada de software da Apple, que limitará a capacidade das empresas de veicular anúncios personalizados e alcançar os seus clientes de forma eficaz".

Alguns funcionários do Facebook estão do lado da Apple na batalha pelos direitos de privacidade

O CEO da Apple, Tim Cook, respondeu no Twitter no dia seguinte dizendo que a Apple acredita que os seus clientes devem ter a opção de determinar como os seus dados devem ser usados. Cook acrescentou que o Facebook pode continuar a rastrear utilizadores iOS em sites e aplicações como antes. A única diferença é que, com a App Tracking Transparency no iOS 14, o Facebook vai precisar primeiro pedir a permissão do utilizador.

 

Hoje, o BuzzFeed relatou que nem todos os funcionários do Facebook estão do lado da empresa que paga os seus salários. Esses funcionários chamaram a campanha do Facebook contra a Apple de "egoísta e hipócrita". O BuzzFeed conseguiu o áudio de uma apresentação para os funcionários, onde se ouve alguns comentários internos feitos por funcionários do Facebook. Alguns disseram que a decisão da Apple de forçar os utilizadores a optar por ter seus dados partilhados para rastreio de anúncios impacta negativamente o Facebook.
Em vez de reclamar como a nova regra de privacidade da Apple afeta a empresa de Redes Sociais, os seus funcionários dizem que o Facebook está a usar as pequenas empresas como desculpa. Dan Levy, vice-presidente de anúncios do Facebook, disse: "Parece que estamos a tentar justificar uma atitude má, a esconder-nos atrás dos utilizadores com uma mensagem simpática".

O plano da Apple de exigir que os utilizadores optem por permitir a partilha de dados para rastreio de anúncios é um problema potencial para o próspero negócio de publicidade do Facebook. Quanto menos dados o Facebook recolher de utilizadores do iOS, menos eficazes são os anúncios veiculados na rede social. Isso pode levar a uma receita menor arrecadada pelo Facebook. Os analistas esperam que a empresa gere US $ 80 mil milhões em vendas de anúncios este ano. Dados internos partilhados com funcionários do Facebook revelaram que a empresa nunca teve tantos anunciantes. Durante os últimos seis meses deste ano, o Facebook terá mais de 12,6 milhões de anunciantes pagantes ativos mensais. Isso representa 11,9 milhões de anunciantes mensais que o Facebook teve durante o primeiro semestre deste ano. Durante o mesmo período, o valor semanal dos seus anúncios subiu para US $ 2,3 mil milhões, um aumento de 26%.

Relacionado:  Atualização do Facebook Messenger torna mais fácil fazer pagamentos online

O Facebook tem muito em jogo e a questão é se sua batalha contra a Apple para proteger as pequenas empresas é sincera. A porta-voz do Facebook, Ashley Zandy, disse ao BuzzFeed News: "Desde o lançamento deste esforço, ouvimos de pequenas empresas, literalmente, em todo o mundo, que estão preocupadas sobre como essas mudanças podem prejudicar os seus negócios", disse a porta-voz do Facebook Ashley Zandy ao BuzzFeed News. "

 

Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!