Fabricante de smartphones da Rússia poderá usar HarmonyOS

A Huawei não tem planos para lançar um smartphone Huawei com o HarmonyOS em mercados estrangeiros por enquanto. Isto não significa que uma marca estrangeira não possa usar o HarmonyOS fora da China.

De acordo com os media russos, devido às sanções dos EUA, a Google deixou de certificar smartphones baseados no Android da empresa russa BQ. O relatório afirma ainda que a empresa está agora a testar o HarmonyOS da Huawei. Além disso, existem alegações de que a empresa irá lançar um smartphone com este sistema na segunda metade do ano. No entanto, num relatório recente, a Huawei respondeu que não tem planos para lançar smartphones HarmonyOS em mercados estrangeiros.

A Huawei afirmou: “Desde o seu lançamento, o HarmonyOS tem sido amado por um grande número de consumidores. Até ao final de 2021, 220 milhões de dispositivos da Huawei já foram equipados com o HarmonyOS. Estamos muito gratos pelo interesse de todos e pelas expectativas para o HarmonyOS. No entanto, não há planos para lançar um telefone com o HarmonyOS no exterior por enquanto.”

Fabricante de smartphones da Rússia poderá usar HarmonyOS 1

Muitas pessoas estão agora a usar esta declaração para afirmar que o BQ da Rússia não vai usar o HarmonyOS. No entanto, este não é o caso. A afirmação acima da Huawei é refere-se aos seus próprios smartphones. A Huawei não tem planos para lançar um smartphone Huawei com o HarmonyOS em mercados estrangeiros por enquanto. Isto não significa que uma marca estrangeira não possa usar o HarmonyOS fora da China.

Vladimir Buzanov, diretor-geral da empresa russa BQ, afirmou anteriormente ter recebido um aviso da Google de que a lei dos EUA proíbe a prestação de serviços à Rússia, incluindo exportação, reexportação e fornecimento de software e tecnologia de origem americana à Rússia. Buzanov disse que os dispositivos já certificados continuarão a funcionar normalmente. No entanto, os novos dispositivos podem ter problemas com o Android.

“Todos os dispositivos certificados continuarão a funcionar, e novos dispositivos podem ter problemas com o Android”, disse Buzanov.

Fabricante de smartphones da Rússia poderá usar HarmonyOS 2

HarmonyOS da Huawei

Em agosto de 2019, a Huawei lançou oficialmente o HarmonyOS, um sistema operativo distribuído para todos os cenários. Um ano depois, a Huawei lançou o HarmonyOS 2.0. O novo sistema operativo da Huawei é um sistema que pode suportar vários dispositivos e vários hardware. Pode suportar um telemóvel, tablet, relógio, carro, Internet das Coisas (IoT), ou outros dispositivos. Com apenas um sistema, pode ligar-se a vários outros sistemas.

Pode cobrir memórias tão pequenas como 128K e tão grandes como 4GB ou mais e pequenos dispositivos de terminal inteligente. Uma das principais características deste sistema é que faz o pleno uso da tecnologia distribuída, permitindo aos utilizadores combinar livremente hardware e integrar vários terminais. Em resposta ao problema da ligação multi-dispositivos, o HarmonyOS traz um centro de controlo unificado, que adota um design tipo cartão, com uma interface simples e é fácil de usar.

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!