Exynos 2200 com tecnologia AMD chega em julho, Exynos 1200 a caminho

A Apple e Qualcomm governam o mercado em termos de desempenho de Chipset móvel há muitos anos, o que pode estar prestes a acabar, já que a Samsung vai apresentar a tecnologia de GPU Radeon da AMD nos seus novos produtos Exynos, o que deve trazer uma mudança qualitativa.

Neste momento, existem SoC que são vistos como referência, onde se inclui a série A da Apple, a série Snapdragon da Qualcomm, a série Exynos da Samsung, a série Kirin da Huawei, mas a participação de mercado é dominada principalmente pela Qualcomm, o título do melhor desempenho vai para Apple.

A Apple e Qualcomm governam o mercado em termos de desempenho de Chipset móvel há muitos anos, o que pode estar prestes a acabar, já que a Samsung vai apresentar a tecnologia de GPU Radeon da AMD nos seus novos produtos Exynos, o que deve trazer uma mudança qualitativa.

Exynos 2200 com tecnologia AMD chega em julho, Exynos 1200 a caminho 1

Sucessor do Exynos 2100 é o Exynos 2200

Várias fontes indicam que a Samsung está a fabricar um SoC FlagShip, provavelmente o sucessor do Exynos 2100, provisoriamente chamado de Exynos 2200. De acordo com a informação disponível, a nova série Samsung Exynos com arquitetura de GPU AMD deve ser lançada em julho e está prestes trazer algumas surpresas ao mercado. Além disso, também há notícias de que há um fabricante que pode estar um passo à frente da Samsung Electronics para lançar modelos de produção em massa do Exynos 2200, mas a veracidade desta informação não está confirmada, mas se for verdade, é a Vivo.

Dos resultados de benchmark revelados anteriormente da secção 3D Mark Wild Life do Samsung Exynos 2200, o Chipset Exynos com GPU AMD Radeon e CPU Cortex-A77 marcou 8134 pontos com uma framerate média de 50 fps. Em comparação, o iPhone 12 com o processador A14 marcou 7.442 pontos com uma framerate média de 40fps. Mesmo que o limite de frequência reduza drasticamente o desempenho em cerca de 30%, o novo Exynos é mais poderoso do que a GPU de última geração da ARM ou mesmo da próxima geração (Mali-G710).

É importante notar que o chipset final Exynos 2200 será mais rápido e deve ter um desempenho melhor do que o núcleo Cortex-A77 usado no teste acima pois deve migrar para os mais recentes núcleos de CPU Cortex-X2 e Cortex-A710 da ARM.

Alegadamente a Samsung já fez quatro protótipos, a principal diferença está no grande núcleo da CPU, dois dos quais são Cortex-X1, um é Cortex-X2 e o outro é um A78.

De acordo com as informações anteriores da Samsung, o Exynos de próxima geração vai usar a arquitetura do sistema de conjunto de instruções Armv9,  pode usar o Cortex-X2 de grande núcleo, de acordo com a ARM, o desempenho do X2 é 16% suoerior do que o do X1. Mas, em última análise, temos que contabilizar o aquecimento, consumo de energia e estabilidade.

A eficiência energética da GPU AMD ainda não foi documentada, e só saberemos o desempenho real da série Galaxy S22 quando for lançada no início do próximo ano.

Samsung Exynos 1200

Além do SoC FlagShip do Exynos 2200, as últimas notícias especulam que a Samsung também está a trabalhar em outro SoC provisoriamente denominado Exynos 1200, que será o sucessor do Exynos 1080. A imprensa especializada já tinha dito que a Samsung está a testar o processador Exynos modelo S5E8825, tendo em conta o processador Exynos 2200 com modelo S5E9925, supomos que S5E8825 será o Exynos 1200, que é o sucessor do Exynos 1080.

O Samsung Exynos 1080 lançado em 2020, é fabricado no Processo de 5nm, e a sua pontuação em execução é comparável ao Qualcomm Snapdragon 865. Como sucessor, o processador Samsung Exynos 1200 é fabricado num novo processo de 4nm da Samsung. Além disso, o Exynos 1200 pode usar a arquitetura V9 mais recente da ARM, bem como as arquiteturas Cortex A710 e Cortex A510, e pode até integrar a GPU AMD, já que a Samsung está aparentemente a desenvolver vários Chipsets Exynos com GPU AMD integrada.

Infelizmente, a Samsung pode vir a usar o Exynos 1200 nos seus modelos, já que o Exynos 1080 não foi usado em telefones ou tablets Galaxy até agora, o Exynos 1200 pode ter como destinatários Vivo / Oppo e outras marcas de smartphones.

Fonte

Relacionado:  Huawei e Verizon chegam a um acordo sobre caso de violação de patente
Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!