É verdade que um Wallpaper preto serve para economizar bateria?

É verdade?

Há um mito urbano de que ter o telefone com um fundo preto pode ajudar a reduzir as visitas ao carregador. É verdade? Vamos descobrir.

Os papéis de parede são uma parte importante do nosso Smartphone, não apenas em relação à personalização mas também pode afetar o desempenho. Sempre se ouviu dizer que usar uma imagem totalmente preta como plano de fundo pode ajudar a economizar bateria, Mas é verdade ou é apenas um mito? Neste artigo, damos a resposta.

Embora a capacidade da bateria seja fundamental para a autonomia, o uso que damos ao smartphone também influencia, e muito. Podem ativar o brilho automático, desativar funções que não usam como Bluetooth e sim, também trocar o papel de parede por um escuro. veremos como a escolha da imagem de fundo afeta o smartphone.

É verdade que um Wallpaper preto serve para economizar bateria? 1

Economizar bateria com papel de parede escuro, realidade ou mito?

O mistério da eficácia de usar um papel de parede escuro para economizar bateria tem uma resposta simples: sim é útil, especialmente em ecrãs OLED e AMOLED. Por quê? Bem, basicamente porque neste tipo de ecrã os pixels escuros desligam e não consomem energia. Desta forma, com uma imagem totalmente preta, a maioria dos pixels não acenderá, o que não gasta bateria e vão conseguir ficar mais tempo sem passar pelo carregador.

Relacionado:  Google Fotos vai receber um widget de Memórias no Android

O resultado não é o mesmo em ecrãs LCD do que em ecrãs AMOLED, nesses painéis, os pixels estão constantemente ligados mesmo que as cores da imagem sejam pretas. Portanto, o consumo de energia desses ecrãs não será afetado pela cor do wallpaper.

Economizar energia com elementos escuros na personalização como o modo escuro, pode ser de grande utilidade para economizar bateria no smartphone pelo mesmo motivo. Portanto, se quiserem reduzir o consumo de energia do vosso smartphone, não hesitem em ativar o modo escuro.

É verdade que não é fácil encontrar um fundo escuro entre os padrões que os smartphones oferecem, que costumam ser mais coloridos.

Portanto, vão ter que encontrar e aplicar essas imagens por conta própria, um processo simples. Podem por exemplo usar a  aplicação Black Wallpapers 4K, cujo download é grátis na Google Play Store, Podem encontrar mais de 2.000 papéis de parede pretos esses são smartphones.

 

 

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!