Android Geek
O maior site de Android em Português

EUA x China: Guerra por SoCs, Xiaomi, OnePlus e OPPO em risco

Mas quanto mais o tempo passa, mais parece que o rumo da presidência do Estados Unidos não mudou muito, pelo contrário.

Quando se tornou oficial que Joe Biden seria o novo presidente dos EUA, esperámos que as relações entre EUA e China melhorasse, tendo em conta o passado político de Joe Biden na era Obama.

EUA x China: Guerra por SoCs, Xiaomi, OnePlus e OPPO em risco 1

Mas quanto mais o tempo passa, mais parece que o rumo da presidência do Estados Unidos não mudou muito, pelo contrário. Conforme relata a Reuters, a administração Biden está a considerar adicionar novas restrições para a troca de mercadorias entre as duas nações. Uma decisão que teria impacto direto na cadeia de produção de Chipsets.

EUA x China: Guerra por SoCs, Xiaomi, OnePlus e OPPO em risco 2

É claro para todos que, entre as consequências do pico pandémico de 2020, houve uma forte desaceleração do mercado de tecnologia. Não tanto do ponto de vista comercial, mas mais do ponto de vista industrial: durante vários meses, muitas empresas tiveram que fechar portas. Somente em meados / final de 2020 o mercado de semicondutores voltou a funcionar de forma estável, mas esse período de inatividade foi suficiente para causar um desacelera mentor no mercado global. Não é por acaso que produtos como placas de vídeo, CPUs e mesmo consolas de última geração têm enfrentado problemas de disponibilidade.

Relacionado:  Huawei Nova 7i começa a receber atualização de segurança de janeiro de 2021

Quer estejamos a falar de Intel, AMD, NVIDIA ou Sony, todas essas empresas dependem de fabricantes de Chipsets asiáticos que não conseguem trabalhar em plena capacidade há meses.

Há falta de chipsets: a presidência dos EUA impõe novos limites às exportações para a China

Justamente por isso, a presidência de Biden está prestes a aplicar novos limites na exportação de material tecnológico para a China.

Qualcomm Snapdragon

Nesse caso, não se pode descartar que os fabricantes de Chipsets como MediaTek possam ser significativamente afetados. Embora sediadas em Taiwan, essas empresas multinacionais exploram tecnologias e produtos de patentes ocidentais. Basta ver o que aconteceu entre a Huawei e a TSMC. E este cenário poderia impactar negativamente empresas como Xiaomi, OnePlus, OPPO, Vivo, Realme, e assim por diante.

Todas as marcas que estão mais ou menos em forte sinergia com a MediaTek, que oferece chipsets de baixo custo para a faixa média / baixa, especialmente com o crescimento de 5G.

 

Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!