Este é o smartphone perfeito (de acordo com a AnTuTu)

O smartphone Android perfeito, agora descrito por centenas de milhares de utilizadores e o ‘big data’ do AnTuTu.

Já aqui andamos há alguns anos, e quem nos acompanha sabe perfeitamente que não existe o smartphone perfeito, o que existe é o melhor smartphone para cada um. 

O mercado móvel está tão maduro e saturado e tem tanta informação acumulada que é muito interessante ver estudos como este da AnTuTu que trabalhou as enormes quantidades de dados resgatados pelos seus benchmarks a fim de nos mostrar o smartphone Android perfeito de acordo com as especificações mais repetidas e utilizadas por utilizadores globalmente.

Este é o smartphone perfeito (de acordo com a AnTuTu) 1

Como é que o AnTuTu sabe qual é o smartphone perfeito?

O estudo é tendencioso porque não há opiniões, mas sim o resultado das Fichas técnicas de dados de um smartphone fictício com as especificações mais repetidas entre os que já passaram pelo AnTuTu neste primeiro trimestre de 2021.

A ideia da empresa chinesa nada mais é do que oferecer-nos uma janela para o smartphone mais procurado pelos utilizadores, ou pelo menos quais as principais especificações dos smartphones mais usados ​​do mercado, sempre dentro do ecossistema Android e sem esquecer que estamos a falar dos smartphones ativos no benchmarks de AnTuTu durante este 2021.

Estes são os 5 smartphones Android mais poderosos de março de acordo com a AnTuTu

6,5 polegadas ou mais, o formato grande é o preferido

O smartphone perfeito, de acordo com a AnTuTu

Não há discussão, poucos são os que preferem smartphones pequenos, e na verdade não há opções atraentes com tamanhos reduzidos, então os smartphones mais populares têm ecrãs enormes A partir de 6,5 polegadas, que com 16% do total é precisamente a diagonal mais repetida do mercado.

Para sermos honestos, os smartphones de 6,5 polegadas, os de 6,6 e 6,7, respondem por 43,1% do total compilado no AnTuTu, e sem contar que entre os 14,4% de "outras medidas" também haverá smartphones ainda maiores como o Galaxy Note 20 Ultra ou o Galaxy S21 Ultra, por exemplo.

O smartphone perfeito, de acordo com a AnTuTu

Em relação às resoluções, parece que todos os players da indústria buscam oferecer matrizes FHD +,  com 31,1% dos smartphones com 2.400 x 1.080 pixels no formato 20: 9. A segunda opção mais usada é 2.340 x 1.080 pixels, com 26,2%, deixando para trás para todas as outras opções.

Na verdade, os 3.200 x 1.440 pixels de um painel QHD + só são encontrados em 2% dos smartphones, deixando bem claro que apesar de ser o topo da indústria não se reflete em volume de vendas. 

Relacionado:  Google Fotos está a testar a colagem das memórias

Quanto ao hardware, a Qualcomm é rei e os 6 GB de RAM o normal

O smartphone perfeito, de acordo com a AnTuTu

Se falamos de hardware, a maioria dos smartphones que passaram pelo AnTuTu confiam na Qualcomm, assinando mais de metade do total com os seus 57,9%. Não é propriamente uma surpresa, visto que as soluções dos seus rivais estão bem longe não só no desempenho, mas também no consumo de energia, como no caso do Exynos, e com a Huawei e o Kirin fora da equação, é difícil bater a Qualcomm.

Continuando com o estudo, MediaTek é o segundo quase no mesmo nível do Samsung Exynos.

Além disso, praticamente todos os smartphones ativados globalmente têm oito núcleos principais, uma proporção de algo como 97 smartphones em 100 tem CPUs octa-core.

Em relação às configurações de memória, os 6 GB de RAM são o mais comum, e os 128 GB de armazenamento interno são o mínimo necessário para um smartphone em 2021.

Os modelos com 8 GB de RAM estão a crescer, mesmo aqueles com 12 GB, e os telefones de 256 GB também estão a crescer agora que a Samsung abandonou os leitores microSD seguindo a Apple e o Google, pois os utilizadores precisam de mais espaço de memória e 128 GB parece ser pouco para os utilizadores atuais.

O smartphone Android mais popular corre em… Android 10!

Sem surpresas, porque não importa o quanto o Google insista em ocultar dados de distribuição de versão do Android, a fragmentação é real, mesmo que o Android tenha trabalhado muito para fornecer rapidamente actualizações aos fabricantes.

Android 10 é a versão mais popular de todos os smartphones que passaram pelo AnTuTu, com 63,9%, embora a parte boa seja que diminuiu 14,1% enquanto o Android 11 está em alta e teremos uma nova versão do Android 12 que estará pronta em alguns meses.

Segundo os analistas, o Android 11 ocupa o quarto lugar com números próximos a 10% de participação de penetração.

O vosso telefone bate certo com esta análise da Antutu?

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!