Android Geek
O maior site de Android em Português

E agora algo inesperado. Sabem como usar menos o smartphone?

Não há nenhum momento ao longo do dia em que não usemos o nosso terminal móvel (navegamos na internet, redes sociais, jogos …) e, honestamente, isso não é totalmente bom.

A verdade é que o smartphone se tornou para muitos uma companhia inseparável. Não há nenhum momento ao longo do dia em que não usemos o nosso terminal móvel (navegamos na internet, redes sociais, jogos ...) e, honestamente, isso não é totalmente bom.

E agora algo inesperado. Sabem como usar menos o smartphone? 1

Estar sempre atento ao smartphone, verificar se recebemos notificações, entrar nas nossas redes sociais a cada cinco minutos ... são evidências que podem confirmar que temos um certo vício em smartphones.

Obviamente, é possível usar menos os nossos dispositivos móveis. É complicado, mas é possível. Para isso, é necessário apenas fazer pequenos ajustes nos nossos dispositivos e veremos como, ao longo dos dias, ligamos o ecrã dos dispositivos menos vezes.

Desativar as notificações

smartphone Zombie

Uma das coisas que mais nos fazem desbloquear o smartphone é o som das notificações. Que, recebemos uma mensagem no WhatsApp, um gosto no Instagram, um e-mail na caixa de entrada ... Eu não sei como é com vocês, mas eu recebo centenas de notificações por dia. Isso significa que enquanto estou a trabalhar, a ver um filme ou apenas na companhia de outras pessoas, muitas vezes dou por mim e já peguei no telefone.

E agora algo inesperado. Sabem como usar menos o smartphone? 2

Desativar notificações é o melhor que podemos fazer, além de sermos mais produtivos no dia a dia vamos sentir-nos menos presos ao smartphone. A maioria das notificações que recebemos não é importante e, se alguém quiser dizer-nos algo urgente, pode ligar diretamente para nós.

Além disso, muitas das notificações que podemos receber são da próprio aplicação. Por exemplo, o Facebook notifica que temos X contactos em comum com um contato ou o Twitter informa sobre os comentários mais recentes de um dos nossos seguidores. Na minha opinião estas são notificações sem importância que devem ser evitadas.

Excluir redes sociais do nosso smartphone

 

Ui, tema polémico. Além de notificações, uma das razões que nos leva a olhar para o smartphone com mais frequência são as redes sociais. Não raramente, estamos focados numa tarefa, paramos um momento para ver o Twitter ou o Instagram e, de repente, percebemos que mais de meia hora se passou.

E agora algo inesperado. Sabem como usar menos o smartphone? 3

Portanto, desinstalar essas aplicações do smartphone é uma boa opção e, se quisermos usá-las, podemos sempre fazê-lo a partir de um computador quando tivermos tempo livre. Além disso, a exclusão dessas aplicações tem muito mais vantagens, por exemplo vão ver que a vossa bateria vai durar muito mais.

Coloque as aplicações essenciais na área de trabalho do smartphone

 

Como regra geral, colocamos essas aplicações essenciais na área de trabalho do smartphone que usamos praticamente todos os dias, dessa forma, não precisamos procurá-las na gaveta da aplicação se quisermos usá-las.

Por vezes colocamos várias aplicações na área de trabalho, muitas dos quais não usamos nem são essenciais no nosso dia a dia. Por exemplo, redes sociais. Caso não desejem excluí-las e, a menos que nosso trabalho dependa delas, é melhor não as ter na área de trabalho. Dessa forma, sempre que desbloquearmos o terminal, não seremos tentados a saber o que as pessoas que seguimos estão a fazer.

O que acham?

Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!