Android Geek
O maior site de Android em Português

Como e por que desativar o carregamento rápido no vosso smartphone

O carregamento rápido é uma das inovações tecnológicas mais interessantes dos últimos anos. A tecnologia, que foi introduzida sob o apelido “Quick Charge” da Qualcomm em 2013, evoluiu e é usada atualmente em várias formas diferentes pela maioria das grandes empresas fabricantes de smartphones. A vantagem do carregamento rápido é bastante óbvia – no nosso mundo acelerado, a capacidade de recarregar totalmente o smartphone numa hora ou menos pode ser bastante benéfica.

O carregamento rápido é uma das inovações tecnológicas mais interessantes dos últimos anos. A tecnologia, que foi introduzida sob o apelido “Quick Charge” da Qualcomm em 2013, evoluiu e é usada atualmente em várias formas diferentes pela maioria das grandes empresas fabricantes de smartphones.

A vantagem do carregamento rápido é bastante óbvia – no nosso mundo acelerado, a capacidade de recarregar totalmente o smartphone numa hora ou menos pode ser bastante benéfica. No entanto, essa abordagem “menos tempo na tomada, mais tempo no bolso” vem com algumas desvantagens que não são tão aparentes para o utilizador médio.

Como e por que desativar o carregamento rápido no vosso smartphone 1

Por que desativar o carregamento rápido?

Vamos começar a explicar como funciona o carregamento rápido. Até recentemente, os fabricantes produziam carregadores que não permitiam muito fluxo de corrente no vosso smartphone ou tablet. Isso foi feito para evitar o risco potencial de danos à bateria que poderiam inutilizar seus dispositivos ou, em casos raros, torná-los um risco de incêndio.

Embora o carregamento rápido forneça um limite maior de voltagem ou amperagem para permitir tempos de carregamento menores, a tecnologia não causará nenhum dano súbito ou grave ao vosso smartphone. Ainda assim, usar o carregamento rápido do dispositivo permanentemente não é benéfico a longo prazo.

Em primeiro lugar, a bateria de lítio-íon (Li-Ion) dentro do vosso smartphone irá degradar-se mais rápido se estiverem sempre sobrecarregá-lo. Isso é especialmente importante para aqueles que planejam usar seu Daily Driver por mais de 18 a 24 meses.

Então, há sempre a questão do superaquecimento. Como o carregamento rápido coloca muita energia no vosso dispositivo numa janela de tempo reduzida, há alguns casos em que isso pode levar a danos no hardware. o utilizador não deve esperar que algo mau aconteça se deixar o telefone para recarregar num local fresco e com ar condicionado. No entanto, imaginem fazer isso ao executar um jogo ou aplicação intensivo ou enquanto estiverem num ambiente mais quente.

Além disso, na maioria das vezes nós deixamos os nossos telefones carregarem durante a noite, então que diferença faria se a bateria chegasse a 100% duas horas mais rápido do que o normal se estamos a dormir? Se desejam preservar a longevidade do vosso gadget, vejam como podemos desativar o carregamento rápido quando não for necessário.

Método # 1: verificar as configurações do vosso smartphone

O método mais descomplicado de desativar o carregamento rápido é no menu Configurações. Alguns fabricantes têm um toggle para ativar ou desativar o recurso. Eles podem ser encontrados com mais frequência na subseção de configurações de bateria.

Se o utilizador tem um telefone Samsung, por exemplo, precisa ir até Configurações -> Manutenção de dispositivos -> Bateria. Em seguida, toque no menu de três pontos no canto superior direito, clique em Configurações avançadas, e verá a opção. Em outros casos, Podem tentar usar a barra de pesquisa nas configurações para pesquisar “carregamento rápido”,  ou algo semelhante.

Se não houver opções para desativar o carregamento rápido dentro do vosso smartphone, não se preocupem! Como se costuma dizer – “há mais de uma maneira de esfolar um gato”.

Método # 2: Desenterre o antigo carregador normal

Se têm um carregador de um dispositivo mais antigo por aí, certifiquem-se apenas de tê-lo por perto para as vezes que quiserem carregar o vosso smartphone durante a noite. Claro, também tem que se certificar de que o  cabo é USB-C para USB padrão para ser compatível. Caso contrário, Podem ter que comprar um on-line, mas estes geralmente custam entre US $ 5 e US $ 8, por isso pode ser um bom investimento.

Querem saber se o vosso carregador antigo tem carregamento rápido? Bem, normalmente devem ver “carga rápida”, “carga rápida”, “Dash Charge” ou “carregamento rápido adaptável” claramente escritos, portanto, se esses termos forem omitidos, é uma aposta bastante segura que seja um carregador regular. Ainda assim, só para ter certeza, Podem dar uma vista de olhos mais de perto, olhando para a voltagem e amperagem – geralmente, tudo o que está abaixo ou 5 volts e 2 amperes é considerado carga padrão.

Método # 3: use o seu laptop, PC ou consola

Como alternativa, Podem ligar vosso smartphone a qualquer gadget capaz de carregá-lo por meio de portas USB. Mais uma vez, a única coisa que é necessária aqui é um cabo compatível e está pronto para ir. Um laptop, um Desktop, uma Xbox ou uma PlayStation são candidatos perfeitos para a tarefa, pois geralmente não apresentam portas de alta potência.

Método # 4: usem a cabeça

Como já vimos não é positivo ter um carregador de alta potência ligado ao nosso Smartphone por longos periodos de tempo depois de chegar aos 100%. A solução que eu arranjei para carregar o Smartphone de forma segura durante a noite é usando uma tomada inteligente programável á qual liguei o meu carregador rápido. Agendei para que todos os dias a tomada ligue ás 06h e desligue ás 07h15. Assim todos os dias quando acordo tenho o meu Smartphone carregado e não esteve ligado á corrente mais do que o necessário. Estão a pensar quanto custa uma tomada inteligente? Pois bem, já experimentei várias e aquela que uso e recomendo não chega a 10€ quando comprada no Ebay.

 

Partilhar é importante, mostra este artigo aos teus amigos!

Obrigado, ficamos a dever-te uma 😉

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais

Partilhar é importante, mostra este artigo aos teus amigos!

Obrigado, ficamos a dever-te uma ;)
close-link