Como viver sem Aplicações e Serviços Google?

Google closeup logo displayed on a phone screen, smartphone on a keyboard is seen in this multiple exposure illustration, the company's symbol is globally recognized. Google, LLC is an American tech giant, a multinational technology company that specializes in Internet-related services and products, which include online advertising technologies, a search engine, cloud computing, software, and hardware. It is considered one of the Big Four technology companies in the U.S. . Amsterdam, the Netherlands on October 22, 2020 (Photo by Nicolas Economou/NurPhoto via Getty Images)

Existem milhares de tópicos sobre como instalar os serviços Google.

Existem muitos tutoriais sobre como instalar os serviços Google, alguns até podem funcionar em algumas versões, outros não funcionam de todo. Em suma, é preciso alguma paciência, sorte e dedicação para conseguir instalar os GMS em equipamentos que não os tragam de origem, como os novos smartphones da Huawei...

Como viver sem Aplicações e Serviços Google? 1

E se a solução for mesmo abandonar o Google?

Cada vez mais os utilizadores de equipamentos Huawei que simplesmente decidem abandonar os serviços Google. Uns adaptam-se, outros não. Durante um ano e meio com o Mate 30 pro, andei neste "pânico" de perder os serviços Google, já pensava em mudar de marca... Tive um infortúnio e tive de trocar o ecrã e com isso, restaurar o telemóvel de fábrica.

Como viver sem Aplicações e Serviços Google? 2
Photo by Nicolas Economou/NurPhoto via Getty Images)

Tentei instalar os serviços Google e havia algumas dificuldades e tomei a decisão de experimentar sem serviços Google.

Como muitos, tinha a minha vida digital nas clouds da Google e era um pouco aflitivo... Achei que era a oportunidade de arriscar! E uma semana sem serviços Google e... OK, não é uma maravilha, mas percebi já que também não é o fim do mundo.

Percebi que existem imensas alternativas mas que pouco sabemos e pouco divulgamos.

Então achei boa ideia criar este artigo para que eu e todos vocês possam colocar as vossas sugestões de alternativas ao que não funciona sem os serviços Google e que coloquem dúvidas sobre como contornar. Conto com o vosso empenho de sempre em ajudar esta comunidade de Huawei!

Como viver sem Serviços Google

Vou deixar algumas coisas básicas aqui e outras serão acrescentadas futuramente. Sempre que aparecerem sugestões bombásticas, iremos tentar atualizar o artigo original, para que todos possamos estar sempre atualizados.

Phone Clone

Basta terem a mesma aplicação instalada num outro telefone que queiram replicar, e as aplicações que lá têm instaladas (com exceção das aplicações Google e aplicações dependentes de GMS) serão transferidas para o vosso Huawei sem GMS, mesmo que estas não estejam presentes na AppGallery.

A procura do consumidor chinês por produtos Nike e Adidas continua alta.

De um modo simples, ficam imediatamente com uma cópia das vossas aplicações, sem necessidade de andar à procura noutros sítios.

No entanto, se a aplicação não existir “oficialmente” na AppGallery, esta poderá não receber atualizações.

Fora isso, como utilizador dos serviços Google, uma alternativa que usei, foi o recurso às aplicações web.

É uma realidade, que usamos muito os nossos telefones para trabalhar e lazer, e seja qual for a tarefa que queremos realizar, é comum a maioria dos serviços e websites, terem versões adaptadas para os ecrãs mais pequenos.

Aplicações de contactos sem precisar de serviços Google

CONTACTOS: desde o início dos smartphones que nos deixámos de preocupar com os nossos contactos, porque estavam na nuvem da Google. Nos novos Huawei, não podemos usar esta funcionalidade... Contudo, é possível transferir os contactos, exportando no telemóvel antigo como V-cards e passar o ficheiro para o novo telemóvel e na app dos contactos, importar esse mesmo ficheiro. Ou então, dar autorização à cloud da Huawei a importar esses contactos que estão na conta Google e, por magia, aparecerem no novo telemóvel! 🤯

Aplicações de Galeria sem precisar de serviços Google

FOTOS: a maior parte de nós tem as suas fotos do telemóvel guardadas na cloud Fotos da Google. É um descanso. Mas recentemente a Google mudou as regras sobre o espaço "ilimitado" para as fotos, limitando aos 15gb (onde nesse espaço temos emails, fotos, drive, etc). Já viram a cloud da Huawei? Não? Espreitem bem! Quem anda no ecossistema Huawei, não há nada melhor! Palavra de... Huaweiano! É absurdo de quão eficaz o serviço cloud das fotos na Huawei funciona. Pastas, ordem, outros aparelhos... Tudo ali, num abrir e fechar de olhos! Com a possibilidade de terem tudo na cloud (para não ocupar espaço no telemóvel) ou terem em ambos os lados. "ah mas a cloud da Huawei só tem 5gb de espaço, mais que isso é a pagar". Verdade... Mas se pensarem no espaço do vosso email a ocupar os tais 15gb da Google, acreditem que não deverão andar longe do espaço disponível para fotos. E a cloud tem vários planos, adaptados para cada cliente e carteira. Alguns ficam a um café por mês.

Aplicações de Agenda e Calendário sem precisar de serviços Google

CALENDÁRIO. OK, estes foi dos mais difíceis para mim. Tenho um calendário com muitos anos, onde meto a organização da minha vida. Muitas vezes quero saber quando foi tal acontecimento e basta uma pesquisa e está lá. Solução! Outlook! Mas isso não é um email? Sim, mas organiza toda a nossa vida digital. E no outlook, dando permissões a que aceda à nossa conta Gmail (e Google por afinidade), vai buscar o calendário, contactos e email. Assim, bastará depois instalar a app Outlook, aceder ao email e a nossa vida volta a estar à mão de semear. Eu fiz isto através do programa Outlook do Office para PC, mas julgo que fazer no site também dará.

Relacionado:  Novo logotipo da Huawei Pay inclui um.. Urso

Navegadores sem precisar de serviços Google

CHROME: o meu browser de sempre, com as minhas passwords todas memorizadas, as minhas pesquisas e toda a aprendizagem. Existem N de browsers. Eu migrei para o Firefox, como poderia ter migrado para o Edge. Em ambos, na versão PC, é possível importar todo o histórico dos outros browsers e passwords. E criar uma conta, para uma sincronização entre PC e telemóvel.

Aplicações de mapas e navegação sem precisar de serviços Google

Petal Maps, por sua vez, é a ferramenta de navegação e mapas da Huawei, que oferece recursos como serviços de posicionamento, exibições de mapas imersivas, pesquisas de locais, navegação de direção e listas de locais favoritos para utilizadores em mais de 140 países e regiões. Esta aplicação disponibiliza mapas em múltiplos idiomas, com notificações de voz em inglês, francês, espanhol, alemão, italiano e mandarim.

Além disso, a aplicação Petal Maps também está equipada com funções de ponta para fornecer informações de trânsito em tempo real em várias grandes cidades de todo o mundo, ajudando os passageiros a planear melhor as suas rotas e a diminuir qualquer preocupação durante a viagem. Recorrendo a tecnologias pioneiras como Super GNSS e algoritmos de reconhecimento de imagem, a Petal Maps aumenta ainda mais a precisão e apresenta rotas mais eficientes e menos congestionadas.

Esta aplicação está disponivel na AppGallery para smartphones Huawei e Honor sem precisar de serviços Google , mas nós temos aqui o APK para que todos possam experimentar.

Download APK Petal Maps

Office e editor de Documentos sem precisar de serviços Google

O Huawei Docs é a solução perfeita para criar qualquer documento, apresentação, PDF e Folha de cálculo no vosso smartphone. A aplicação Huawei Docs está disponível para download e, de acordo com a fonte, estará disponível em mais de 100 países e regiões, com suporte para visualização e edição de documentos em mais de 50 formatos.

APK da aplicação Huawei Docs:

Para ter esta aplicação, basta instalá-lo no link fornecido abaixo. Além disso, veremos novos recursos assim que o changelog oficial aparecer.

Instalar APK da aplicação Huawei Docs

 

YouTube sem precisar de serviços Google

Para aqueles super fãs do Youtube, uma vez que é uma das plataformas da Google, a aplicação original não vai funcionar, mas há soluções, como é o caso da app Youtube Vanced, que poderá requerer a instalação de um ficheiro antes da aplicação principal, para que se possa fazer login com a nossa conta habitual.

Gmail sem serviços Google

O Gmail pode ser configurado em qualquer outro cliente de e-mail, como o nativo da Huawei, não é necessário ter a aplicação Google para isso. Não é nenhum ‘’bicho de sete cabeças’’.

Note-se que, quando não encontramos o que queremos na Petal Search ou na App Gallery, podemos sempre recorrer a um motor de busca, tais como Google (sim, não há restrições de acesso às páginas web) ou Bing, e procurar pelo nome de aplicação, colocando ‘Apk’ à frente. Pode ser que surja, mas há que ter atenção para não descarregar ficheiros maliciosos para o telemóvel.

Aplicações que NÃO funcionam sem serviços Google

APPS QUE NÃO FUNCIONAM: existem apps que não funcionam sem serviços Google e outras que não funcionam como deveriam. Em algumas podemos optar pela versão Web para aceder, noutras não. Ex: descobri que a app Epark da emel não funciona. OK, passei a usar a app Estacionar da Via Verde. App da Securitas diz que não funciona sem serviços Google, mas funciona. É ir experimentando e ver alternativas.

Onde fazer Download de Aplicações sem ter GMS?

APP GALLERY: Apesar de estar cada vez mais completa, ainda faltam, naturalmente, muitas apps que usamos no dia a dia. Mas não existindo na loja, podem pesquisar por lá, que vai redireccionar para lojas ou sites que tenham essas apps. Recomendamos que passem a usar esta loja para as apps que queremos. Mesmo que não tenham, acredito que se houver muita procura por lá, vai motivar os developers, vai pressionar a Huawei a ajudar os developers e nós ficamos a ganhar com isso.

AppGallery é agora a terceira maior loja de aplicações online do mundo, com mais de 400 milhões de utilizadores ativos mensais.

Como viver sem Aplicações e Serviços Google? 3

Mas nós seres humanos, resistimos muito à mudança. Já estamos tão habituados à forma de como interagimos com o nosso telefone. Mas acreditem, não é o fim do mundo.

E no final do dia, com um pouco de mais cliques e passos, vão acabar por fazer as mesmas coisas que já faziam, mesmo sem os serviços móveis da Google.

Uma das soluções alternativas passa pela instalação da ‘Petal Search’, através da loja de aplicações da Huawei, precisamente. Ao fazê-lo, o utilizador terá ao dispor uma ferramenta que lhe dará a possibilidade de pesquisar e instalar muitas que ainda não estão disponíveis na loja oficial, de forma fácil, rápida e gratuita.

Artigo escrito por Jorge Pereira da equipa de Administração do Grupo Huawei Portugal 

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!