Android Geek
O maior site de Android em Português

Como saber se o Bootloader do vosso telefone Android está bloqueado?

Um primeiro passo, se queremos entrar no mundo do ROOT, é saber se o Bootloader está desbloqueado ou não. O mais comum é que os telefones Android tenham o gestor de inicialização bloqueados por padrão, o que nos obriga a desbloqueá-lo.

A maioria dos nossos leitores nao saberá o que é o gestor de inicialização no Android, também conhecido por Bootloader, e a importância que isso tem no Android.

Um primeiro passo, se queremos entrar no mundo do ROOT, é saber se o Bootloader está desbloqueado ou não. O mais comum é que os telefones Android tenham o gestor de inicialização bloqueados por padrão, o que nos obriga a desbloqueá-lo.

Embora seja importante saber antes de tudo se o Bootloader está realmente bloqueado ou não. Para saber isso, existem vários métodos, que permitem aos utilizadores verificar e confirmar o status em algumas etapas. Mostramos abaixo as várias maneiras de validar o estado do Bootloader no vosso smartphone Android.

 

Neste artigo vão encontrar:

Modo de recuperação

Recuperação Android

Uma maneira de saber se o Bootloader do telefone está bloqueado ou não é através do modo de recuperação no Android, uma função de grande importância. É recurso que existe em todos os telefones Android, embora a maneira pela qual temos acesso a esse modo possa variar dependendo da marca do telefone. Mas é uma das maneiras mais confiáveis ​​de saber o estado do Bootloader no dispositivo.

A maneira de aceder a este menu de recuperação é diferente   dependendo da marca. O mais comum é desligar o telefone completamente e depois ligá-lo enquanto pressionam a tecla de diminuir volume ao mesmo tempo (aumentar o volume em outras marcas). Quando fizerem isso, ficam com acesso ao modo de recuperação do telefone. Nesse modo, vamos encontrar as informações sobre o Bootloader.

Aqui poderão ver se está desbloqueado ou não no telefone. Como mencionamos, provavelmente por padrão está bloqueado. Existem poucas marcas no Android que o desbloqueiam, cada vez menos, na verdade.

Códigos secretos

Código do carregador de inicialização

No Android, encontramos um grande número de códigos secretos, que nos dão acesso a algumas funções ou informações no próprio telefone. Eles são muito úteis nesses tipos de situações e podemos usá-los na maioria das marcas Android.

Para descobrir se o Bootloader do telefone está bloqueado, existe um código. Esse código é * # * # 7378423 # * # * que precisamos inserir no Dialer do telefone. Inserir este código abrirá uma nova janela, onde temos informações sobre o telefone. Procurem a secção chamada Informações de serviço e, em seguida, Configuração, lá dentro conseguem ver se o Bootloader está bloqueado ou não.

Relacionado:  Samsung Galaxy Chromebook 2 anunciado com ecrã QLED

É apresentado como um método muito útil para utilizadores do Android. É fácil de usar e é muito rápido. Mas tem um problema, pois esse método não funciona em muitos modelos actuais. Em muitos casos, ao inserir esse código no dispositivo, nada acontece; portanto, não é algo que funcione para alguns utilizadores, o que é irritante.

Eu tentei em vários modelos (Huawei P30 Lite, P Smart + 2019 e Galaxy A50) e em nenhum deles foi possível fazer uso desse código. Mas Se têm um telefone Android com pelo menos dois anos de idade, esse truque pode funcionar para vocês. Vale a pena tentar, porque é algo que funciona de forma rápida e simples no telefone.

No PC

Como saber se o Bootloader do vosso telefone Android está bloqueado? 1

Outra maneira de saber se o Bootloader está bloqueado ou não é usar o computador. Para isso, teremos que usar ADB e Fastboot. Se não têm esses arquivos, os que são necessários para fazer uso desta ferramenta, podem fazer o Download aqui para a vossa versão para Windows. Depois de termos esses arquivos, podemos usar esse método, o que nos permitirá aceder a estas informações no telefone.

Vamos ligar o telefone ao computador.

Primeiro, precisam ter o telefone no modo de inicialização rápida, o que podemos fazer através do ADB. Teremos que executar o comando chamado adb reboot fastboot e entrar nesse modo. Quando isso estiver feito, devem executar o comando fastboot devices, para verificar se o sistema está a reconhecer o telefone. Este comando é responsável por desbloquear ou pelo menos tentar desbloquear o Bootloader do telefone.

É normal dizer OK, o que significa que não está bloqueado. Em caso de erro, isso significa que o dito Bootloader ainda está bloqueado no telefone. Há vários comandos adicionais que podem ser testados, mas nenhum deles altera nada.

Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!