Android Geek
O maior site de Android em Português

Como saber se o Bootloader do vosso telefone Android está bloqueado?

Um primeiro passo, se queremos entrar no mundo do ROOT, é saber se o Bootloader está desbloqueado ou não. O mais comum é que os telefones Android tenham o gestor de inicialização bloqueados por padrão, o que nos obriga a desbloqueá-lo.

A maioria dos nossos leitores nao saberá o que é o gestor de inicialização no Android, também conhecido por Bootloader, e a importância que isso tem no Android.

Um primeiro passo, se queremos entrar no mundo do ROOT, é saber se o Bootloader está desbloqueado ou não. O mais comum é que os telefones Android tenham o gestor de inicialização bloqueados por padrão, o que nos obriga a desbloqueá-lo.

Embora seja importante saber antes de tudo se o Bootloader está realmente bloqueado ou não. Para saber isso, existem vários métodos, que permitem aos utilizadores verificar e confirmar o status em algumas etapas. Mostramos abaixo as várias maneiras de validar o estado do Bootloader no vosso smartphone Android.

 

Neste artigo vão encontrar:

Modo de recuperação

Recuperação Android

Uma maneira de saber se o Bootloader do telefone está bloqueado ou não é através do modo de recuperação no Android, uma função de grande importância. É recurso que existe em todos os telefones Android, embora a maneira pela qual temos acesso a esse modo possa variar dependendo da marca do telefone. Mas é uma das maneiras mais confiáveis ​​de saber o estado do Bootloader no dispositivo.

A maneira de aceder a este menu de recuperação é diferente   dependendo da marca. O mais comum é desligar o telefone completamente e depois ligá-lo enquanto pressionam a tecla de diminuir volume ao mesmo tempo (aumentar o volume em outras marcas). Quando fizerem isso, ficam com acesso ao modo de recuperação do telefone. Nesse modo, vamos encontrar as informações sobre o Bootloader.

Aqui poderão ver se está desbloqueado ou não no telefone. Como mencionamos, provavelmente por padrão está bloqueado. Existem poucas marcas no Android que o desbloqueiam, cada vez menos, na verdade.

Códigos secretos

Código do carregador de inicialização

No Android, encontramos um grande número de códigos secretos, que nos dão acesso a algumas funções ou informações no próprio telefone. Eles são muito úteis nesses tipos de situações e podemos usá-los na maioria das marcas Android.

Para descobrir se o Bootloader do telefone está bloqueado, existe um código. Esse código é * # * # 7378423 # * # * que precisamos inserir no Dialer do telefone. Inserir este código abrirá uma nova janela, onde temos informações sobre o telefone. Procurem a secção chamada Informações de serviço e, em seguida, Configuração, lá dentro conseguem ver se o Bootloader está bloqueado ou não.

É apresentado como um método muito útil para utilizadores do Android. É fácil de usar e é muito rápido. Mas tem um problema, pois esse método não funciona em muitos modelos actuais. Em muitos casos, ao inserir esse código no dispositivo, nada acontece; portanto, não é algo que funcione para alguns utilizadores, o que é irritante.

Eu tentei em vários modelos (Huawei P30 Lite, P Smart + 2019 e Galaxy A50) e em nenhum deles foi possível fazer uso desse código. Mas Se têm um telefone Android com pelo menos dois anos de idade, esse truque pode funcionar para vocês. Vale a pena tentar, porque é algo que funciona de forma rápida e simples no telefone.

No PC

Como saber se o Bootloader do vosso telefone Android está bloqueado? 1

Outra maneira de saber se o Bootloader está bloqueado ou não é usar o computador. Para isso, teremos que usar ADB e Fastboot. Se não têm esses arquivos, os que são necessários para fazer uso desta ferramenta, podem fazer o Download aqui para a vossa versão para Windows. Depois de termos esses arquivos, podemos usar esse método, o que nos permitirá aceder a estas informações no telefone.

Vamos ligar o telefone ao computador.

Primeiro, precisam ter o telefone no modo de inicialização rápida, o que podemos fazer através do ADB. Teremos que executar o comando chamado adb reboot fastboot e entrar nesse modo. Quando isso estiver feito, devem executar o comando fastboot devices, para verificar se o sistema está a reconhecer o telefone. Este comando é responsável por desbloquear ou pelo menos tentar desbloquear o Bootloader do telefone.

É normal dizer OK, o que significa que não está bloqueado. Em caso de erro, isso significa que o dito Bootloader ainda está bloqueado no telefone. Há vários comandos adicionais que podem ser testados, mas nenhum deles altera nada.

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais