Análise Huawei P Smart uma escolha inteligente

ptr

O Huawei P Smart faz parte de uma vaga de novos telefones que parecem algo semelhantes aos lançados seis meses antes, mas que possuem um ecrã completo (ou inteiro). É muito semelhante ao Honor 9 Lite, mas tem uma frente de alumínio em vez de uma de vidro.

Huawei quer estar presente em todos os segmentos, e para isso é necessário ter armas que combinem tudo o que os consumidores procuram num smartphone  A última arma para a gama media é o PSmart .

Análise Huawei P Smart uma escolha inteligente image

O Huawei P Smart não tem uma câmera de especificações impressionantes como os modelos de segmentos superiores da Huawei ou um chipset monstruoso, mas é um telefone de qualidade vendido ao preço certo.

O telefone, que se assemelha fortemente com o Honor 7X e Huawei Mate 10 Lite, tem um bom pacote para um dispositivo de gama média. 

Análise Huawei P Smart uma escolha inteligente image

Por €279 euros,  temos algumas boas especificações, incluindo um sistema HiSilicon Kirin 659 octa-core, 3GB de RAM, 32GB de armazenamento, um slot para cartão MicroSD, um ecrã Full HD 18: 9 de 5,65 polegadas, um sensor de impressão digital e uma tomada de fone de ouvido de 3,5 mm.

A configuração de câmara dupla do Huawei PSmart consiste numa câmara de 13MP e uma câmara de 2MP. Já na frente, temos um sensor de 8MP. Há também uma bateria de 3000mAh no seu interior, e o telefone será fornecido com Android Oreo.

Huawei P Smart Características principais

O Huawei P Smart é um equipamento de orçamento, direcionado para aqueles que privilegiam a qualidade nos terminais que escolhem, mas ainda assim,  não pretendem gastar demasiado na sua aquisição.  Este terminal compete directamente com outras ofertas da “casa” como Honor 9 Lite e Mate 10 Lite, assim como ofertas externas como o Moto G5S.

Análise Huawei P Smart uma escolha inteligente image

Podemos dizer que a característica mais interessante neste Huawei P Smart é o seu ecrã com proporção 18:9 que permite acrescentar polegadas de ecrã sem aumentar o tamanho final do dispositivo, para além disto estamos a falar de um terminal cuidadosamente construído e que parece muito mais caro do que realmente é.

Bonito? Bonito é certamente

O Hardware interno do Huawei P Smart é já evidentemente de gama média, traz um chipset octa-core sem o poder de fogo dos seus irmãos mais caros. Apesar de trazer câmeras duplas as câmeras de 13MP e 2MP conseguem resultados satisfatórios mas muito longe (obviamente) dos resultados conseguidos com os FlagShips da marca e as suas câmeras Leica. Mas estamos a falar de uma diferença de preço de 300%. É preciso perceber que em relação custo benefício este P Smart tem uma oferta difícil de encontrar na concorrência.

 

Huawei P Smart Design Premium num média gama

  • Parte traseira de alumínio com tampas de plástico
  • Design moderno e atraente
  • Muito fino com 7,5 mm de espessura

A missão do Huawei P Smart é competir com iPhone X e Galaxy S8. Para valer a pena basta ele apresentar uma estética agradável e especificações competentes para valer 3 a 4 vezes menos que os terminais mencionados acima. E para ser sincero, as especificações do Huawei P Smart são mais que suficientes para 90% dos utilizadores de smartphones.

Análise Huawei P Smart uma escolha inteligente image

A Huawei  fez um trabalho excelente na construção de um equipamento de médio alcance com algo de alta qualidade.

O retângulo da traseira delimitado por duas tiras prateadas brilhantes é de alumínio anodizado. Mas acima e abaixo, as extremidades são de plástico. Este é o tipo de pormenor que só será notado por quem o for procurar (como nós), e é também por estes detalhes que a Huawei consegue apresentar um preço tão competitivo neste P Smart.

Análise Huawei P Smart uma escolha inteligente image

Se quisermos comparar o Huawei P Smart com uma das ofertas da casa como o Honor 9 Lite, vemos que a Honor consegue apresentar um terminal ainda mais exuberante em termos de Design com uma construção totalmente em vidro e metal. Mas esta é uma sub marca, tem que ter algo para oferecer senão não faria sentido existir

Análise Huawei P Smart uma escolha inteligente image

Relativamente ao restante Hardware existe um equilíbrio entre novidades e recursos que já conhecemos de outros terminais. Temos o scanner de impressão digital na traseira que como sempre nos equipamentos Huawei é de qualidade de topo. Por outro lado temos uma entrada micro USB ao invés de uma entrada USB C. Não é um “Deal Breaker” mas contrasta com a modernidade do ecrã 18:9. De qualquer das formas, conforme já referimos de forma a poder oferecer um preço muito competitivo é necessário fazer cedências em alguns pormenores e o USC foi claramente um destes pontos.

Não temos USB C. Temos Jack 3.5mm

A ausência de USB C “obriga” à existência de um Jack de 3.5mm para poderem ligar os vossos fones de ouvido preferidos, sem ter que recorrer a adaptadores ou comprar fones novos.

O Huawei P Smart não é resistente à água , esqueçam qualquer contacto do terminal com liquidos. De resto é muito elegante e ergonómico é até mais estreito que um Moto G5S e é fácil de manusear. Com uma espessura de apenas 7,5 mm.

Huawei P Smart um ecrã caro num equipamento acessível

  • Relação de aspecto da moda 18: 9
  • Resolução 1080 x 2160
  • Painel LCD IPS

Os benefícios de um ecrã 18:9 são evidentes, vimos a indústria caminhar no sentido de Phablets e telefones gigantes ainda há muito pouco tempo, alguns com dimensões muito pouco ergonómicas, mas agora a chegada da proporção 18:9 veio permitir continuar a trabalhar em ecrãs de dimensões generosas em equipamentos mais pequenos.

Análise Huawei P Smart uma escolha inteligente image

O Huawei P Smart possui um ecrã de 5,65 polegadas, mas, ao manipular o equipamento, o telefone é semelhante a um com um ecrã 16: 9 de 5,2 polegadas.

O ecrã usa um painel LCD IPS com uma resolução de 1080 x 2160, o mesmo que quase todos os equipamentos de relação de aspecto 18: 9 de baixo custo. Cor, contraste, nitidez e brilho são sólidos. Verificámos que algumas aplicações parecem ser exibidas em 720p, mas isso é culpa do software, e não do ecrã e poderá ser solucionado em futuras e eventuais atualizações.

Os tons parecem bastante naturais e bem saturados, mas não podemos mexer com a saturação ou contraste do Huawei P Smart, há apenas um controle de temperatura de cor. Nós gostamos muito do telefone com uma ligeira inclinação quente.

Huawei P Smart Duração da bateria

  • 3.000mAh bateria dura um dia, mas não chega a dois
  • Sem carga rápida

O Huawei P Smart possui uma bateria de 3.000mAh, que é uma capacidade considerada boa para um telefone de resolução Full HD +. Na nossa experiência, o telefone dura um dia inteiro sem problemas, incluindo algumas horas de transmissão Netflix, alguma navegação web e muitas redes sociais.

No entanto, não chega aos calcanhares dos principais artistas da Huawei, como o Huawei Mate 10 e o Huawei P10 Plus. O Huawei P Smart não é um telefone que possamos esperar que dure dois dias completos de uso normal.

Reproduzir um vídeo de 90 minutos em 720p com um brilho máximo tira 22% do nível de carga, não é mau, mas já vimos resultados mais impressionantes.

Outro ponto que poderia ter sido acautelado é o carregamento rápido, ou melhor , a ausência dele. Os carregadores “SuperCharger” da Huawei usam uma tensão ou corrente superior ao normal para reabastecer a bateria de um telefone muito rapidamente, mas o Huawei P Smart usa apenas o padrão de 5V, 2A.

Os Huawei mais caros usam o SuperCharger da empresa, que fornece mais do dobro da taxa de transferência de energia.

Huawei P Smart Câmera

 

  • Desempenho com pouca luz limitado
  • Desfoque de fundo em ambas as câmeras
  • Boa Qualidade de imagem com luz natural

O Huawei P Smart possui duas câmeras na parte traseira. A Huawei é provavelmente a fabricante com maior número de dispositivos com câmeras duplas, mas nem todas são iguais.

Análise Huawei P Smart uma escolha inteligente image

Há um sensor principal de 13MP e um de 2MP de baixa resolução para fornecer informações detalhadas. Algumas configurações de câmera dupla são usadas para melhorar a qualidade da imagem, adicionar zoom ou mesmo uma visão grande angular. O Huawei P Smart tem uma configuração para abertura ampla, permitindo que definam o fundo ou um primeiro plano para um efeito dramático.

O uso de um sensor de profundidade de baixa resolução significa que o mapa 3D invisível que o Huawei P Smart faz de uma cena é rudimentar. Como resultado, as margens tendem a ficar com algum ruído. No entanto consegue resultados bastante satisfatórios.

Análise Huawei P Smart uma escolha inteligente image

O Huawei P Smart tem uma boa gestão de cenas com níveis de brilho difíceis, aplicando um pós-processamento para melhorar o resultado final de cada imagem.

As fotos iluminadas durante o dia ficarão ótimas no ecrã do Huawei P Smart. O Huawei P Smart não lida tão bem com fotos em baixa luz. As cenas escuras muitas vezes aparecem  subexpostas, e quando não estão, apresentam algum ruído.

Pelo preço, a câmera do Huawei P Smart é ótima, mas não estabelece novos padrões de qualidade nesta gama.

Como em outros telefones Huawei, existem muitos modos extras. Estes incluem HDR, lapso de tempo, pintura de luz e um modo pro que dá controlo sobre parâmetros como velocidade do obturador, ISO e exposição. É preciso usar um tripé para obter o melhor resultado, pois não há estabilização para permitir que brincar com o obturador sem acabar com resultados tremidos.

A câmera frontal de 8MP. É boa também, produz imagens com tons de pele de aparência natural e bons detalhes com iluminação razoável.

Há também um modo de retrato selfie que usa truques de software em vez de uma segunda câmera. Tal como acontece com o efeito de desfocagem traseira, os contornos nem sempre são perfeitos, mas geralmente são aceitáveis

 

Huawei P Smart Software 

  • Android 8.0
  • EMUI 8.0
  • O Huawei P Smart executa o Android 8.0 com o EMUI versão 8.0 da Huawei.

 

Tendo em conta que os topo de gama da concorrência ainda não receberam na sua maioria o Android 8.0, não deixa de ser surpreendente de forma positiva a Huawei lançar este Huawei P Smart com a versão 8.0 do Android acompanhado da versão 8 da sua interface personalizada EMUI.

A EMUI é a versão personalizada do interface Android da Huawei e acrescenta muitos recursos e funcionalidades desenhados especificamente para aproveitar o melhor que os seus equipamentos têm para oferecer.

A interface do Huawei P Smart pode ser alterada ainda mais com os temas. Estes podem alterar o ecrã de bloqueio personalizada, alterar ícones e papéis de parede. Nós já usamos equipamentos com EMUI há algum tempo e já não passamos sem os recursos extra que a Huawei inclui nos seus equipamentos.

O EMUI não é lento. O Huawei P Smart não possui problemas de desempenho que prejudiquem o desempenho do telefone.

Huawei P Smart Multimédia

A GPU, a peça de hardware que trata do processamento gráfico, é uma das peças mais fracas do Huawei P Smart. Ele usa um chip dual-core Mali-T830, que é menos poderoso do que o Adreno 506 do Moto G5S Plus por exemplo.

Análise Huawei P Smart uma escolha inteligente image

Em jogos high-end como o Asphalt 8, aqueles interessados ​​em altas taxas de refresh notarão algumas falhas no processamento de imagem. No entanto, estamos a falar de pequenos solavancos, digamos, 20-25fps em anomalias que realmente impactem o jogo.

A relação de aspecto 18: 9 também é útil para jogos de estilo consola como Dead Trigger 2 e Asphalt 8. Ele deixa mais espaço para os controlos virtuais.

O áudio do Huawei P Smart mostra um compromisso claro. Há um alto-falante na parte inferior, e é relativamente baixo.

Não há aplicativos extra para áudio ou vídeo, além de um rádio FM que a maioria ignorará (outros vão adorar) e um simples aplicativo gravador de áudio estilo Dictaphone.

 

Huawei P Smart Desempenho e Benchmarks

 

  • CPU de octa-core feita pela Huawei
  • Desempenho bruto em linha com o preço

Olhando um pouco mais atentamente para o hardware do Huawei P Smart, ele possui um chipset HiSilicon Kirin 659. É feito por uma subsidiária da Huawei. Outros telefones de gama média tendem a usar CPUs Qualcomm ou MediaTek.

Além da GPU mais fraca, o desempenho é aproximadamente comparável com chipsets populares como o Snapdragon 625 e 630. Existem oito núcleos Cortex-A53 em dois clusters, com quatro sincronizados a 2,36GHz e os outros quatro em 1.7GHz.

O Huawei P Smart consegue 3,734 pontos no Geekbench 4, que é semelhante aos telefones da mesma classe com CPUs Snapdragon.

Este é um telefone “poderoso o suficiente”, em vez de um monstro de especificações, mas será sem dúvida mais que suficiente para a grande maioria dos utilizadores.

Tem 3 GB de RAM, agora o valor padrão para esta gama de telefone. E 32 GB de armazenamento, o que deixa espaço suficiente para instalar muitos aplicativos e jogos. Há também um slot para cartão microSD se precisarmosde mais espaço.

Huawei P Smart Veredito

O Huawei P Smart é uma ótima maneira de ter um telefone de ecrã ultra-largo de 18: 9 a um preço razoável, especialmente porque os concorrentes na mesma gama ainda apostam na sua maioria em ecrãs 16:9.

Análise Huawei P Smart uma escolha inteligente image

Existem os compromissos habituais com a qualidade da câmera e a potência bruta que acabam por atribuir racionalidade ao preço. No entanto, não encontramos nada que possamos identificar como “Deal Breaker” neste Huawei P Smart. O Huawei P Smart é para pessoas que querem um telefone acessível, mas ainda querem um design moderno e uma construção de metal em vez de um equipamento básico de plástico.

 

Prós Huawei P SMart

  • Bom preço para o conjunto global de especificações
  • Desfoque de fundo em ambas as câmeras
  • Grande ecrã 18: 9

Contras Huawei P Smart

  • Usa micro USB não USB-C
  • Câmera com resultados fracos à noite
  • Quebra de desempenho em jogos mais exigentes

Partilhar é importante, mostra este artigo aos teus amigos!

Obrigado, ficamos a dever-te uma 😉


Fique atento à nossa página do Facebook e Twitter para obter as notícias em primeira mão.

Partilhar é importante, mostra este artigo aos teus amigos!

Obrigado, ficamos a dever-te uma ;)
close-link

Achou interessante?

Partilhe com os seus amigos