Android Geek
O maior site de Android em Português

Como jogar o Google Stadia em qualquer smartphone Android

As possibilidades deste tipo de serviço são magníficas. Não apenas deixa de exigir um consola ou PC poderoso, mas o nosso smartphone, a nossa televisão ou nosso laptop antigo tornam-se a nossa consola.

Nos últimos dias chegou finalmente o Google Stadia, um serviço de videojogos criado pelo Google que se caracteriza pela execução dos jogos em servidores remotos, podendo jogar com a mais alta qualidade em qualquer dispositivo em que estamos.

As possibilidades deste tipo de serviço são magníficas. Não apenas deixa de exigir um consola ou PC poderoso, mas o nosso smartphone, a nossa televisão ou nosso laptop antigo tornam-se a nosso consola.

O Google Stadia hoje está limitado a telefones Google Pixel, mas já existem alternativas

Como jogar o Google Stadia em qualquer smartphone Android 1

Nos primeiros meses de lançamento, o Stadia está limitado a alguns dispositivos e apenas a utilizadores que compraram a Edição dFundador ou Premiere. Podem jogar na TV com o Chromecast Ultra, em qualquer computador com o Google Chrome e na aplicação Stadia para Android.

A aplicação em si será compatível com mais dispositivos no futuro, mas para ter um melhor controlo sobre a qualidade do serviço, o Google quis limitar as funções de jogo apenas aos dispositivos Pixel 2, 3, 3A e 4, além das suas variantes XL.

E o que acontece se eu tiver outro telefone Android?

Seria normal assumir que teríamos que esperar o Google iniciar a implementação, mas existem duas maneiras alternativas de jogar o Google Stadia em qualquer dispositivo móvel com Android 6.0 ou superior.

Disclaimer: Os testes foram realizados em Espanha. De momento não é possível subscrever o serviço em Portugal. Mas quando for possível, já sabem como o usar.

O método mais simples: com a própria aplicação Google Chrome

Como jogar o Google Stadia em qualquer smartphone Android 2

Já mencionamos isso no início, uma das maneiras mais fáceis de jogar Stadia  é em qualquer computador com o Chrome. Parece, sim, que toda a tecnologia do Google Chrome necessária para jogar o Stadia já estava disponível na aplicação Google Chrome para Android.

Depois do Google Chrome aberto, o processo é tão simples quanto pressionar os três pontos e ativar o modo de área de trabalho. Uma vez ativo, vamos a Stadia.google.com e podemos jogar os jogos que compramos.

Nos testes, conseguimos jogar relativamente bem, com alguma latência pontual que não tivemos no Pixel 2 XL com a aplicação nativa. Como vantagem, funciona com controlos sem fio, que o equipamento reconhecerá como controlos genéricos. Mas também com teclados bluetooth.

É um modo que funciona de forma improvável, mas funciona.

O OUTRO método já requer mais conhecimento e ROOT

A raiz no Android

Como mostram no XDA, a outra maneira de jogar Stadia com qualquer smartphone é com ROOT. Com as permissões de superusuário, o utilizador terá que inserir alguns arquivos do sistema e modificá-los para que o smartphone se identifique com um pixel do Google.

Este método é apenas recomendado se o utilizador souber exatamente o que está a fazer, é por isso que não explicaremos passo a passo como fazê-lo.Se têm conhecimento, desejo e interesse, recomendamos que o vão a XDA Developers, onde explicam (em inglês) como fazê-lo passo a passo.

Como jogar na aplicação oficial do Google Stadia com qualquer Android (root).

 

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais