Como a UE está a tornar mais fácil a substituição de baterias de smartphones e computadores portáteis: Quais são as vantagens? 

Technician or engineer disassembling components broken smartphone for repair or replace new part on desk

Contudo, isto poderá mudar em breve, uma vez que a União Europeia propôs uma nova lei que nos poderá trazer de volta no tempo, permitindo aos utilizadores trocar facilmente as suas baterias, tal como fizeram nos dias em que as pilhas eram utilizadas nos telefones. Com esta nova legislação, os fabricantes estão a ser pressionados para tornar os seus dispositivos mais reparáveis, tornando-os mais fáceis de desmontar e aceder a peças como a bateria.

Vivemos num mundo onde os aparelhos modernos, tais como os smartphones, estão equipados com baterias de iões de lítio de última geração e, no entanto, a capacidade de as substituir está a revelar-se difícil para os consumidores. Desde colas difíceis de soltar a componentes integrados, os fabricantes têm tornado cada vez mais difícil para os clientes a remoção e substituição destas baterias. Contudo, isto poderá mudar em breve, uma vez que a União Europeia propôs uma nova lei que nos poderá trazer de volta no tempo, permitindo aos utilizadores trocar facilmente as suas baterias, tal como fizeram nos dias em que as pilhas eram utilizadas nos telefones. Com esta nova legislação, os fabricantes estão a ser pressionados para tornar os seus dispositivos mais reparáveis, tornando-os mais fáceis de desmontar e aceder a peças como a bateria. Esta lei poderia proporcionar um alívio muito necessário aos consumidores que querem mais controlo sobre os seus aparelhos sem dependerem de técnicos profissionais e reparações dispendiosas. Neste artigo, iremos explorar como esta nova lei poderia potencialmente revolucionar a nossa indústria tecnológica, criando mais autonomia para os consumidores quando se trata de manutenção e reparação de dispositivos. Analisaremos o que isto significa para os fabricantes e porque é que algumas empresas podem ser resistentes a estas mudanças. Finalmente, consideraremos como isto poderia moldar o futuro da tecnologia e se vale ou não a pena entusiasmar-se.

Como a UE está a tornar mais fácil a substituição de baterias de smartphones e computadores portáteis: Quais são as vantagens?  1
Technician or engineer disassembling components broken smartphone for repair or replace new part on desk

Os equipamentos são de quem os compra e devemos poder conseguir repará-los

Muitos dos nossos aparelhos modernos, tais como smartphones, utilizam baterias de iões de lítio. Ao contrário do que acontecia nos bons velhos tempos dos telefones de recurso, em que se podia saltar e substituir a bateria em segundos, alguns fabricantes dificultaram a substituição das baterias nos telefones modernos.

Em alguns casos, é utilizada muita cola e a bateria pode ser integrada com outros componentes, o que significa que a sua troca exigirá conhecimentos técnicos e as ferramentas necessárias. Isto pode mudar no futuro, uma vez que a UE apresentou uma nova lei destinada a facilitar a substituição das baterias de smartphones e portáteis.

Esta lei irá essencialmente levar-nos de volta à era dos telefones de recurso, em que os clientes poderiam facilmente trocar as baterias. Isto é um grande negócio não só para os consumidores, mas também para empresas como a Apple, Samsung, etc., que terão de reconsiderar o design dos seus telefones para que as baterias possam ser facilmente substituídas.

A má notícia é que, actualmente, isto é apenas uma proposta. Isto significa que precisa de passar por várias fases para ser aprovada e tornar-se lei, e isto pode levar algum tempo. Além disso, se esta lei acabar por ser aprovada, as empresas terão três anos e meio para cumprirem os novos regulamentos. Consequentemente, pode demorar algum tempo até começarmos a ver smartphones com baterias removíveis, mas ainda é um óptimo começo.

Vai gostar de saber:  Redmi A3x: Ecrã Grande, Bateria Poderosa, Preço Pequeno

Vantagens de poder trocar a bateria do seu telefone

Uma das principais vantagens de ter a capacidade de trocar a bateria do seu telefone é que isso garante que você economize tempo e dinheiro. Com uma bateria nova, você pode desfrutar de mais horas de uso entre os carregamentos, o que significa menos tempo perdido na tomada ou à procura de um carregador para completar a tarefa. Além disso, é muito conveniente saber que se sua bateria começar a falhar, poderá adquirir uma substituição barata e instalá-la por conta própria em vez de enviar o aparelho para reparação. Por fim, como as baterias modernas são projetadas para durar cinco anos ou mais , ter a opção de comprar outra quando necessário garante que você não fique bloqueado com uma bateria inutilizável , reduzindo as possibilidades de precisar comprar um novo dispositivo inteiro.

O que isto significa para os fabricantes?

A possibilidade de trocar a bateria do seu telefone significa que os fabricantes terão que mudar seus novos modelos para permitir a substituição. Em vez dos atuais sistemas de solda, precisam projetar mecanismos de colocar e retirar facilmente a bateria. Estes mecanismos podem se tornar parte integrante do dispositivo ou ser projetados de maneira independente para permitir que os utilizadores façam as substituições por conta própria. Isso também significa que os fabricantes precisarão assegurar stocks suficientes das baterias e outros componentes necessários para mantê-las disponíveis quando os clientes precisarem delas. Além disso, eles precisarão fornecer guias passo-a-passo detalhados para explicar como instalar as novas baterias, assim como serviços pós-venda especializados para lidar com qualquer problema que surja durante o processo. No limite, significa também vender menos novos telefones e isto pode afetar a evolução da indústria.

Fonte: XDA Developers

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!