Atualização mais recente do Windows 11, faz regressar o ecrã azul da morte

Se for este o caso, geralmente não é muito grave, uma vez que basta esperar que a Microsoft implante um patch para ver o problema desaparecer. Mas durante este tempo, o bug pode revelar-se particularmente irritante.

Estão a experimentar os ecrãs azuis da morte desde a instalação da última actualização do Windows 11? Não são os únicos! A versão de SO KB5013943 entra em conflito com alguns drivers de Antivírus para muitos utilizadores. Felizmente, existe uma solução temporária até que a Microsoft implemente um patch de correção.

Pensávamos que tinha desaparecido do Windows 11 (exceto que simplesmente se tinha tornado preto), mas finalmente (modo irónico), o mítico ecrã azul está de facto presente no Windows 11, para o melhor e para o pior. Este famoso ecrã de erro pode ser a consequência de múltiplos bugs de todos os tipos, mas geralmente é o resultado de um conflito entre os ficheiros do sistema e certas aplicações ou processos. Acontece que uma actualização gera problemas com determinados controladores.

Atualização mais recente do Windows 11, faz regressar o ecrã azul da morte 1

Se for este o caso, geralmente não é muito grave, uma vez que basta esperar que a Microsoft implante um patch para ver o problema desaparecer. Mas durante este tempo, o bug pode revelar-se particularmente irritante. Alguns utilizadores estão atualmente a ter uma experiência bastante desagradável com isto. No Reddit, os testemunhos sobre a última actualização do Windows 11 multiplicam-se: desde a instalação da versão KB5013943, aparecem de repente ecrãs azuis da morte.

Ecrã azul da morte chegou finalmente ao Windows 11

Como lembrete, KB5013943 é uma actualização de segurança implementada a 10 de Maio, o que significa que alguns utilizadores não tiveram outra escolha senão instalá-la. No entanto, esta última parece causar mais bugs do que os que corrige. Pior ainda, o ecrã azul da morte aparece por vezes apenas por um segundo, tornando impossível a leitura da mensagem de erro que aparece.

Atualização mais recente do Windows 11, faz regressar o ecrã azul da morte 2

No entanto, parece que o problema é causado por um conflito entre a actualização e os controladores de certos antivírus. Sophos, um deles, confirmou que o seu software poderia ser a fonte do bug. A empresa também publicou uma solução temporária que evita o colapso do Windows 11. Aqui está ela:

  • ‎Vão para configurações do Windows 11 e, em seguida, para a seção Atualização do ‎‎Windows ‎
  • ‎Na seção Pausa de atualizações, abram o menu suspenso e selecionem Pausa por 1 semana‎
  • ‎Em seguida, abra o Painel de Controle‎
  • ‎Naveguem para programas e recursos‎
  • ‎Cliquem em mostrar atualizações instaladas‎
  • ‎Na nova ‎‎janela‎‎, procurem por KB5013943‎
  • ‎Cliquem com o botão direito do tato sobre ela e selecionem Desinstalar‎

Algumas fontes dizem que a actualização do Windows 11 22H2, com o nome de código Sun Valley 2, atingirá em breve o estado de pré-lançamento. A fonte escreve que isto irá acontecer este mês. De acordo com Neowin, o conhecido insider WalkingCat revelou a data exata de lançamento para o Windows 11 22H2 RTM.

Ele afirma que será lançado no dia 24 de Maio. Vale a pena notar que a versão RTM (release to manufacturing), embora indique um certo grau de prontidão do produto, não é definitiva. De acordo com rumores, a versão final da actualização será lançada entre Setembro e Novembro.

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!
Através de windowslatest