Alerta: Página falsa de download do Windows 11 instala malware no seu PC

Tenha cuidado para não cair neste esquema! Há muitas formas legítimas de descarregar o Windows 11, por isso não há necessidade de correr riscos com este site duvidoso.

Utilizadores do Windows, tenham cuidado com esta falsa página de download do Windows 11 que tem estado a ser partilhada pela Internet. Se clicar no link, será levado para uma página que parece muito oficial, mas que está realmente a pedir-lhe para instalar malware no seu PC. Tenha cuidado para não cair neste esquema! Há muitas formas legítimas de descarregar o Windows 11, por isso não há necessidade de correr riscos com este site duvidoso.

Não descarreguem o Windows 11 a partir desta página maliciosa

Os hackers estão a utilizar uma página falsa de download do Windows 11 para obter malware em computadores de utilizadores insuspeitos. Se descarregado, esse malware irá roubar dados do navegador, carteiras de moeda criptográfica e muito mais. Esta campanha é dirigida a pessoas cujos PCs não cumprem os rigorosos requisitos de hardware do Windows 11 da Microsoft.

Alerta: Página falsa de download do Windows 11 instala malware no seu PC 1

Como informa o Bleeping Computer (via TechRadar), a página de download falsa do Windows 11 tem logótipos oficiais da Microsoft, favicons e um botão “Download Now”. Parece legítimo à primeira vista, mas o URL (que não iremos publicar aqui) revela o site como fraudulento. Se clicar no botão de descarga, obterá um ficheiro ISO que contém malware. Os investigadores de ameaças na CloudSEK partilharam um relatório técnico detalhando como funciona o malware com o Bleeping Computer.

O malware em questão, conhecido como “Inno Stealer”, pode contornar o antivírus do Windows Defender e desinstalar aplicações de segurança. Uma vez no seu PC, o Inno Stealer rouba dados de navegadores como o Chrome e Edge, e dados de carteiras de moedas criptográficas. Os dados roubados são então enviados para as pessoas que originalmente criaram o malware.

Alerta: Página falsa de download do Windows 11 instala malware no seu PC 2

Embora este pedaço de malware seja certamente perigoso, é facilmente evitável. Como dissemos, o URL é um dado adquirido que a página de download não é uma página genuína da Microsoft. Se estiver a executar o Windows 10 e tiver um PC que possa executar o Windows 11, pode descarregar e instalar o mais recente sistema operativo da Microsoft directamente do Windows Upgrade no seu computador. Também pode ir ao website da Microsoft para descarregar o Windows 11.

Se o seu PC não satisfaz os requisitos da Microsoft para o Windows 11, as coisas tornam-se um pouco complicadas. Embora existam formas de contornar isto, não o recomendamos, uma vez que a instalação do Windows 11 em hardware não suportado irá impedi-lo de obter as últimas actualizações de segurança.

Se o seu computador não satisfaz os requisitos da Microsoft, é melhor esperar até ter actualizado o seu PC actual ou ter comprado uma máquina preparada para o Windows 11. Não há urgência em obter o Windows 11, especialmente se isso significar colocar o seu computador em risco.

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!