Android Geek
O maior site de Android em Português

ARM anúncia o seu processador de próxima geração 'Mali-Cetus'

A maioria dos dispositivos Android usa processadores ARM, geralmente com o processamento gráfico entregue a uma 'Mali' ARM para produzir os gráficos. Geralmente, cada nova atualização do Mali é uma pequena melhoria incremental em relação ao projeto anterior, mas desta vez não será apenas isso. A ARM anunciou o Mali-Cetus, o processador de próxima geração da empresa. Cetus é uma arquitetura completamente nova, projetada para displays de alta resolução e  com especial atenção ao Multi Task. Por exemplo, a nova unidade de composição pode compor 8 camadas da UI (superior às 7 em processadores anteriores), e pode escalar até quatro deles com seus quatro motores.

Isto será incrivelmente útil para a funcionalidade de multitarefa do Android 7.0 Nougat, onde cada aplicação a requer sua própria camada.

No que diz respeito ao poder de processamento de imagem, a ARM tem uma carta na manga chamada Mali-Cetus que pode trabalhar com ecrãs até 4Kx2K em até 120Hz. O Cetus consegue isso dividindo camadas de vídeo de 4K em diferentes sub-unidades, o que traz o benefício adicional de uma vida útil de bateria melhorada . Também há nova uma "interface de co-processador", que permitirá que os OEMs ampliem os gráficos do Mali com seu próprio hardware. Por exemplo, o novo bloco Assertive Display do ARM usa essa interface para oferecer suporte a HDR.

Relacionado:  Android 12 colocará as aplicações que não usam em hibernação

É provável que ainda demore algum tempo até vermos dispositivos Android com a nova arquitetura Mali-Cetus, mas a ARM está no bom caminho.

Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!