Android Geek
O maior site de Android em Português

ARK OS pode ser o nome de mais um sistema alternativo ao Android da Huawei

Mas a Huawei tem um plano. Como dissemos há alguns dias, a empresa chinesa estaria a desenvolver o seu próprio sistema operativo sob o nome de Hongmeng OS, que teria total compatibilidade com aplicações Android.

A Huawei está mergulhada nesta  guerra fria com os Estados Unidos. As violentas sanções comerciais que a cada dia limitam as possibilidades da gigante chinesa gerir os seus negócios já afectaram a cadeia de fornecedores e tecnologias.

Mas a Huawei tem um plano. Como dissemos há alguns dias, a empresa chinesa estaria a desenvolver o seu próprio sistema operativo sob o nome de Hongmeng OS, que teria total compatibilidade com aplicações Android. Dito e feito, a Huawei acaba de anunciar que acaba de registar oficialmente esta marca.

No último dia 24 de maio, a Huawei registou três nomes de sistemas operativos na EUIPO, o "Departamento de de registos de propriedades intelectuais da União europeia", o Huawei Ark OS, Huawei Ark e Ark OS. Pela documentação não é possível afirmar que esses são os nomes do próximo sistema móvel que a marca chinesa irá usar nos seus smartphones no lugar do Android, mas o registo chega poucos dias após Tim Watkins, vice-presidente da Huawei para a Europa Ocidental, confirmar ao Financial Times que o sistema alternativo já está em desenvolvimento avançado.

Segundo o executivo, o sistema já foi usado em partes da China e está a ser melhorado pela fabricante para estar completamente pronto até ao final do ano. Os primeiros sinais sobre um segundo sistema da Huawei surgiram em meados de novembro, quando as acusações de espionagem industrial e fugas de informação que envolvem a fabricante e o governo chinês contra os EUA começaram a ganhar força. Na época o sistema era chamado de KirinOS.

HongMeng OS

Outra patente registada pela Huawei faz menção ao HongMeng OS, sistema que é baseado no Linux e foi mencionado por Tim Watkins na mesma entrevista ao Financial Times. Na ocasião, o executivo comentou que o sistema venha a ser lançado até o final do quatro semestre já com uma loja de aplicações própria.

Hong Meng - ou Hung Meng ou Hung Mung - é um personagem do Texto taoísta Zhhuangzi, algo como uma pessoa sábia da época. Da mesma forma, é também uma metáfora que vem representar o caos nos mitos da criação chinesa. Na língua chinesa moderna, hongmeng passa a significar o mundo primordial o que foi antes Pangu vai criar o universo.

Portanto Huawei teria decidido usar o nome de Hongmeng para o seu sistema operativo por uma razão simples. Viria a simbolizar o começo, o começo de uma nova era depois de tudo o que aconteceu ao longo dos ]ultimos dias. O novo começo de uma marca que está a ver todo o trabalho e investimento em risco por factores pol]iticos mas que confia em voltar a estar no lugar que lhe pertence por direito, a lutar por liderar o mercado mundial de smartphones.
O HongMeng OS começou a ser desenvolvido pela Huawei em meados de 2012 já com potencial de ser uma alternativa ao Android. A interface do mesmo segue o padrão da EMUI, com ícones quadrados e sem gaveta de apps. A marca não chegou a lançá-lo até ao momento e poucos detalhes são conhecidos sobre o seu actual estágio de desenvolvimento. Não está claro que o HongMeng OS e o Ark OS são sistemas diferentes para usos distintos ou se a Huawei apenas rebatizou o nome da sua ideia inicial.

 

Aptoide e AppGallery

Fontes no mercado chinês também garantem que a Huawei está em negociações avançadas entre programadores e executivos responsáveis pela lojas Aptoide e AppGallery. No caso dessa última, a AppGallery, a opção já está presente em smartphones da marca vendidos para fora da China por padrão. As negociações seguem no sentido de expandir a oferta de aplicações e jogos.

A Aptoide é outra opção conhecida entre os utilizadores do Android e que estaria na calha para ser usada como uma segunda opção. Ainda não está claro, contudo, se programadores de empresas norte-americanas poderão colaborar a desenvolver apps e jogos para a Huawei devido às sanções, como é o caso do Facebook, WhatsApp e outros.

 

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais