Apple vai aumentar a sua produção de iPhones na Índia 25% até 2025

Desde 2017 que a Apple fabrica iPhones na Índia, embora a maioria deles sejam modelos mais antigos. Na sua fábrica em Sriperumbudur, localizada nos arredores de Chennai, a empresa taiwanesa Foxconn é responsável pela produção dos smartphones.

Piyush Goyal, que é ministro do Comércio e Indústria da Índia, afirma que a Apple tem planos para aumentar a percentagem de iPhones que são fabricados na Índia para 25% do total global. De acordo com a Goyal, neste momento, a Apple fabrica entre 5 e 7% dos seus iPhones no país.

Goyal elogiou o movimento, referindo-se a ela como “mais uma história de sucesso” para a economia do país. Apesar de este anúncio ter sido feito, um porta-voz da Apple recusou-se a comentar. Esta expansão surge na sequência da recente montagem do seu iPhone 14 na Índia, que marcou a primeira vez que a empresa produziu o modelo mais recente do país tão perto do lançamento do produto.

Apple vai aumentar a sua produção de iPhones na Índia 25% até 2025 1

Desde 2017 que a Apple fabrica iPhones na Índia, embora a maioria deles sejam modelos mais antigos. Na sua fábrica em Sriperumbudur, localizada nos arredores de Chennai, a empresa taiwanesa Foxconn é responsável pela produção dos smartphones.

De acordo com as previsões dos analistas que trabalham para o JPMorgan, até ao ano de 2025, a Apple poderá fabricar até 25% de todos os iPhones vendidos em todo o mundo no mercado indiano. Uma vez que a Apple é um dos maiores conglomerados tecnológicos do mundo, esta seria uma excelente notícia para a economia da Índia, e também cimentaria a posição da Índia como um mercado para trabalhadores altamente qualificados no sector tecnológico.

A Apple está a explorar opções para afastar parte da sua produção para longe da China, que é onde a grande maioria dos iPhones são feitos atualmente. Isto faz parte dos esforços contínuos da empresa para diversificar a sua produção. A decisão de tomar esta medida foi tomada depois de as vulnerabilidades da China terem sido reveladas no ano passado, na sequência de um surto do vírus Covid e dos protestos dos trabalhadores na maior fábrica de iPhones do mundo em Zhengzhou, que é gerida pela Foxconn e resultou em perturbações na produção.

Apple vai aumentar a sua produção de iPhones na Índia 25% até 2025 2

Além disso, a CNBC informa que a Índia está a ponderar a possibilidade de transferir parte da produção de iPad da Apple da China para o país. Embora a Apple tenha apenas uma quota de 5% do mercado de smartphones na Índia neste momento, o CEO Tim Cook identificou a Índia no passado como uma região com potencial de expansão futura.

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!