Apple Watch salvou duas vidas com um aviso

Ela não tinha a certeza se eram enjoos matinais ou se estava apenas a apanhar a gripe estomacal do seu filho, mas algo estranho aconteceu: o seu Apple Watch sinalizou-lhe que o seu ritmo cardíaco tinha subido para mais de 120 batimentos por minuto.

O Apple Watch é uma peça de tecnologia muito popular que foi recentemente creditada com um aviso de salvamento de duas vidas. Tudo começou quando Jess Kelly, de 39 anos, que estava no seu terceiro trimestre de gravidez, começou a sentir-se indisposta. Ela não tinha a certeza se eram enjoos matinais ou se estava apenas a apanhar a gripe estomacal do seu filho, mas algo estranho aconteceu: o seu Apple Watch sinalizou-lhe que o seu ritmo cardíaco tinha subido para mais de 120 batimentos por minuto.

Kelly prestou imediatamente atenção aos avisos, o que acabou por salvar tanto a vida dela como a do seu bebé por nascer. Uma ambulância levou-a a correr para o hospital onde os médicos determinaram que ela tinha uma embolia pulmonar – uma situação em que uma ou mais artérias nos pulmões ficam bloqueadas por um coágulo de sangue. Se não for tratada rápida e correctamente, este tipo de emergência médica pode ser fatal tanto para a mãe como para a criança. O aviso atempado do Apple Watch permitiu a Kelly procurar imediatamente assistência médica e, consequentemente, salvar duas vidas.

Apple Watch salvou duas vidas com um aviso 1

Esta história é apenas um exemplo de como a tecnologia avançada pode ajudar a salvar vidas em situações de emergência. O Apple Watch provou ser um dispositivo essencial que pode medir sinais vitais, tais como batimentos cardíacos e alertar os seus utilizadores caso ocorra algo fora do normal. Com funções adicionais tais como alertas em tempo real para ritmos cardíacos irregulares, detecção de quedas e capacidades SOS de emergência, o relógio destaca-se, entre outras coisas, pelas suas capacidades de salvar vidas. Além disso, investigações recentes indicam que o uso deste relógio inteligente pode mesmo ajudar a prevenir o AVC, detectando a fibrilação atrial mais cedo do que os meios tradicionais o permitiriam.

A fiabilidade e precisão destas características fizeram com que a Apple Watch ganhasse o seu lugar como um dispositivo de monitorização sanitária indispensável que poderia potencialmente revolucionar os cuidados de saúde no futuro. Desde o seguimento de passos e rotinas de exercício até à monitorização do ritmo cardíaco e ao alerta dos utilizadores sobre potenciais riscos de saúde, este smartwatch é verdadeiramente uma maravilha quando se trata de manter as pessoas a salvo de danos – especialmente em tempos como estes, quando os hospitais já são inundados diariamente com casos COVID-19.

Apple Watch salva vidas outra vez

O Apple Watch é conhecido por salvar vidas; contudo, de acordo com a filial de Los Angeles da CBS KCAL, o relógio salvou recentemente duas vidas ao mesmo tempo. jess Kelly, 39 anos, estava grávida e explicou o que aconteceu naquele fatídico dia. “Eu tinha estado deitada na cama…não me sentia bem. Não sabia se era o meu enjoo matinal a voltar no meu terceiro trimestre ou se era porque estava a apanhar a gastroenterite do meu filho”

“E assim”, acrescentou Kelly, “não estava a fazer qualquer tipo de actividade, por isso achei muito estranho que o meu ritmo cardíaco fosse superior a 120 batimentos por minuto” Com várias semanas restantes antes da data prevista, o Apple Watch continuou a assinalar a Kelly sobre o seu ritmo cardíaco elevado. “Foi a primeira vez que explodiu e eu achei estranho. Depois, da segunda vez, talvez dez minutos mais tarde ou assim. A terceira vez foi talvez meia hora mais tarde”, disse Kelly. “E quando explodiu à terceira vez, pensei: ‘OK, algo se passa”

Então, Kelly dirigiu-se para o hospital. “Pensei que ia morrer”, disse ela. “Havia lá tantos médicos e outro pessoal” Quando chegou às instalações, estava em trabalho de parto e tinha a tensão arterial baixa. Ainda mais perigosamente, estava a sangrar devido a uma abrupção da placenta – uma condição em que a placenta se separa da parede interna do útero antes do nascimento, o que pode impedir o bebé de receber oxigénio. Apesar desta grave complicação, Kelly deu à luz um bebé saudável – Shelby Marie – três horas após a sua chegada ao hospital.

Além de agradecer aos médicos e enfermeiros do hospital, Kelly também teve palavras amáveis a dizer sobre o seu Apple Watch: “Ouçam-na. Não é apenas uma mensagem de texto ou um alerta para o ajudar a encontrar o seu telefone. É importante prestar atenção a ela e ouvir o seu corpo” O Dr. Brian Kolski, um cardiologista do Hospital Providence St. Joseph (que não trata Kelly) recomenda o Apple Watch para certas condições cardíacas.

“Parece que foi preciso e um dos primeiros sinais quando as pessoas estão em apuros, quer seja tensão arterial baixa ou hemorragia, é um ritmo cardíaco elevado”, disse Kolski. “E se voltarmos às histórias que passamos no passado sobre como o Apple Watch salvou uma vida, muitas vezes um batimento cardíaco elevado foi o primeiro sinal avistado pelo relógio, avisando que algo estava errado”.

Se Kelly não tivesse sido avisada pelo seu Apple Watch, tanto ela como o bebé poderiam ter morrido devido à abrupção. Assim, neste caso, o Apple Watch tem dois entalhes no seu cinto por salvar duas vidas simultaneamente.

Conclusão

Em conclusão, o Apple Watch provou ser uma peça de tecnologia que salva vidas. Não só o Apple Watch de Jess Kelly detectou um ritmo cardíaco elevado quando se sentia mal, como também lhe deu tempo para os profissionais médicos avaliarem devidamente o seu estado de saúde e eventualmente salvarem-na e ao seu bebé por nascer. Este é apenas um dos muitos exemplos que demonstram como o Apple Watch pode ser útil em termos de prevenção e detecção médica. É verdadeiramente notável como um dispositivo tão pequeno pode ter um impacto tão imenso nas nossas vidas.

Além disso, o AndroidGeek está sempre dedicado a trazer aos seus leitores as notícias, críticas e fugas de informação mais actualizadas sobre todo o tipo de tecnologia. Portanto, se estiver interessado em manter-se informado sobre os últimos desenvolvimentos nesta esfera, então certifique-se de se manter sintonizado com o AndroidGeek! O blogue é constantemente actualizado com novos conteúdos sobre gadgets e artigos de vestuário como o Apple Watch, que podem vir a ser úteis para si ou mesmo potencialmente salvar a sua vida um dia. Não perca – mantenha o seu dedo no pulso da tecnologia com o AndroidGeek!

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!