Qualcomm Snapdragon 8cx Gen 4-Apple M2 Killer?

O 8cx Gen 4 será a última adição à série de processadores ARM Snapdragon 8CX da Qualcomm e diz-se que apresenta doze núcleos com uma impressionante velocidade de relógio. Espera-se que o próximo SoC da Qualcomm revolucione o mercado de portáteis, fornecendo aos utilizadores níveis de poder de computação sem paralelo por qualquer outro chip no mercado.

O 8cx Gen 4 será a última adição à série de processadores ARM Snapdragon 8CX da Qualcomm e diz-se que apresenta doze núcleos com uma impressionante velocidade de relógio. Espera-se que o próximo SoC da Qualcomm revolucione o mercado de portáteis, fornecendo aos utilizadores níveis de poder de computação sem paralelo por qualquer outro chip no mercado.

O mundo da tecnologia está a zumbir de antecipação, uma vez que a Qualcomm está alegadamente a desenvolver um chip revolucionário, o Snapdragon 8cx Gen 4. Este novo processador tem sido tocado como um ‘Apple M2 Killer’ e promete levar os computadores portáteis baseados em Windows a um nível de potência e desempenho inteiramente novo. O 8cx Gen 4 será a última adição à série de processadores ARM Snapdragon 8CX da Qualcomm e diz-se que apresenta doze núcleos com uma impressionante velocidade de relógio.

Espera-se que o próximo SoC da Qualcomm revolucione o mercado de portáteis, fornecendo aos utilizadores níveis de poder de computação sem paralelo por qualquer outro chip no mercado. Será capaz de fornecer um desempenho até duas vezes mais rápido do que o seu antecessor, o que significa que tarefas como jogos e edição de vídeo podem ser feitas em muito menos tempo. Além disso, proporcionará melhorias significativas na eficiência energética em comparação com outros chipsets. Com os recentes problemas da Intel no espaço móvel, esta poderia muito bem ser a oportunidade da Qualcomm de deixar a sua marca também no mercado dos portáteis.

O Snapdragon 8cx Gen 4 também trará uma tonelada de características incríveis para os utilizadores de computadores portáteis. Vem com capacidades integradas de computação AI para tarefas tais como processamento de linguagem natural e reconhecimento de imagem, bem como características avançadas de segurança que asseguram a protecção de dados a todo o momento. E porque utiliza a arquitectura ARM, também corre incrivelmente bem – o que significa que não haverá mais problemas de sobreaquecimento durante actividades intensivas como jogos ou filmes em streaming! Além disso, os fabricantes de PCs não terão de fazer muitas mudanças para além de adicionar controladores específicos; isto deverá ajudá-los a criar dispositivos de alta qualidade de forma rápida e eficiente, tornando-os disponíveis aos clientes mais cedo do que nunca!

Tudo considerado, não há como negar que o processador Snapdragon 8cx Gen 4 da Qualcomms tem potencial para abalar realmente a indústria e tornar-se um jogador chave quando se trata de alimentar computadores portáteis em 2021 e mais além!

Qualcomm quer ser a melhor em todas as frentes

A Qualcomm está alegadamente a desenvolver um chip que irá competir com a futura série M da Apple. De acordo com relatórios anteriores, o novo processador tem o nome de código “Hamoa” Um novo relatório que acaba de aparecer online sugere que o sistema num chip (SoC) será comercializado como “Snapdragon 8cx Gen 4” em vez disso.

O recente relatório também forneceu informações fundamentais sobre as características que o SoC poderia incluir e ofereceu uma dica sobre o quão bem o Snapdragon 8cx Gen 4 se pode sair em comparação com os processadores da Apple da série M.

O Snapdragon 8CX Gen 4 potencia o poder dos computadores portáteis baseados em Windows

Relatórios anteriores afirmavam que o Snapdragon 8cx Gen4 seria um processador de 12 núcleos. Desde então, não obtivemos muita informação sobre ele. No entanto, parece que a Qualcomm está actualmente a trabalhar em múltiplos chipsets. Diz-se que o 8cx Gen4 é o ponto alto do programa; promete oferecer o mais alto desempenho entre todos os processadores em que a Qualcomm está actualmente a trabalhar. De acordo com relatórios recentes, haverá quatro núcleos de eficiência energética e oito núcleos de desempenho. No entanto, o leakster não afirmou se o Snapdragon 8cx Gen 4 virá ou não com núcleos Oryon.

Agora, caso não saiba, os núcleos Oryon são soluções personalizadas tornadas possíveis graças a uma recente aquisição da Qualcomm; ou seja, Nuvia.

Qualcomm Snapdragon 8cx Gen 4-Apple M2 Killer? 1

Independentemente disso, aparentemente a Qualcomm está actualmente a testar o Snapdragon 8cx Gen 4. Através do teste, a Qualcomm conseguiu que os núcleos de desempenho funcionassem a 3,40 GHz e os núcleos de eficiência a 2,50 GHz. Estas velocidades de relógio ainda não estão confirmadas, pelo que a versão final do SoC poderá vir com diferentes velocidades de relógio.

Passando à cache do sistema do Snapdragon 8cx Gen 4, o SoC afirma que o bloco de quatro núcleos tem uma cache de 12 MB L2. Além disso, a cache L3 para este bloco é alegadamente de 8 MB.

Qualcomm Snapdragon 8cx Gen 4-Apple M2 Killer? 2

Curiosamente, a Qualcomm não está a trabalhar num novo GPU para o Snapdragon 8cx Gen 4; em vez disso, diz-se que vem com o Adreno 750 – o mesmo GPU que está dentro do Snapdragon 8 Gen 2. Embora esta seja uma GPU muito poderosa, pode enfrentar muitas limitações quando usada num bloco de notas do Windows.

Como é que se compara com o M2 Pro e o M2 Max?

O M2 Pro e o M2 Max estão actualmente limitados a LPDDR5, mas o Snapdragon 8cx Gen 4 poderia vir com LPDDR5X. Mais importante ainda, o SoC pode suportar até 64 GB de RAM. Mas essa não é a parte mais interessante: o chip pode oferecer uma opção para executar a memória a uma frequência mais baixa de 4,20 GHz, o que significa que a duração da bateria será espantosa. Além disso, o chip virá com WiFi7 e dependerá de um modem externo Snapdragon X65 5G; surpreendentemente, oferecerá mesmo suporte discreto de GPU em 8 pistas de PCIe 4.0.

Qualcomm Snapdragon 8cx Gen 4-Apple M2 Killer? 3

Existem também quatro pistas de PCIe 4.0 para controladores NVMe, e o SoC terá três pistas reservadas para o modem e placa WiFi. A Qualcomm irá também oferecer aos fabricantes a opção de utilizar a memória UFS 4.0 onboard em vez da PCIe; nesse caso, o Snapdragon 8cx Gen 4 virá com um controlador de armazenamento dedicado.

A Qualcomm está também a executar a milha extra para oferecer aos utilizadores a capacidade de utilizar monitores de alta resolução, ajudando o 8cx Gen 4 a competir melhor com os últimos modelos 2023 MacBook Pro. Do que a informação actual diz, o CPU será um grande concorrente dos SoCs da série M da Apple.

Conclusão

Em conclusão, o processador Snapdragon 8cx Gen 4 está preparado para ser um incrível avanço tecnológico que poderá potencialmente rivalizar com a série M da Apple. É um poderoso e eficiente processador de 12 núcleos que irá proporcionar um desempenho superior aos computadores portáteis baseados em Windows. Além disso, vem com muitas características avançadas tais como uma Adreno 680 GPU recentemente concebida e o mais recente modem 5G. Isto significa que os utilizadores podem esperar velocidades de descarregamento mais rápidas, consumo de energia mais eficiente e experiências de vídeo e jogos de maior qualidade nos seus dispositivos. Todas estas características combinadas fazem do Snapdragon 8cx Gen 4 uma perspectiva emocionante para os entusiastas de dispositivos móveis.

Para todas as últimas notícias, críticas, fugas e informação sobre tecnologia, o AndroidGeek é a sua fonte! Desde as notícias mais actualizadas da indústria até às análises exaustivas de produtos, o AndroidGeek tem sempre algo novo e excitante para oferecer aos fãs da tecnologia. Estamos empenhados em fornecer aos nossos leitores informações fiáveis sobre todas as áreas da tecnologia de consumo, a fim de os ajudar a manter-se à frente da curva quando se trata das suas decisões de compra. Com conteúdo regularmente actualizado sobre gadgets de vanguarda e os mais recentes lançamentos de fabricantes de topo como a Qualcomm, Apple, Samsung e mais, pode sempre contar com o AndroidGeek para tudo o que precisa de saber sobre o mundo da electrónica de consumo!

VIA : wccftech

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!