Android com falha de segurança, e a culpa é da Apple!

De facto, a Qualcomm tem vindo a acompanhar a vulnerabilidade com a etiqueta de identificação CVE CVE-2021-30351. Da mesma forma, a MediaTek está também a seguir a vulnerabilidade com a etiqueta de identificação CVE ID CVE-2021-0674 e CVE-2021-0675.

O Android foi exposto a uma grande vulnerabilidade de segurança, e o protagonista por detrás dela revelou-se ser a Apple. De acordo com relatórios, a vulnerabilidade existe no ALAC, que é vulgarmente conhecido como o Apple Lossless Audio Codec. O ALAC é um formato de áudio introduzido pela Apple já em 2004. Como o nome sugere, este codec promete fornecer áudio sem perdas através da Internet.

Enquanto a Apple concebeu a sua própria versão proprietária do ALAC, existe uma versão open-source em que a Qualcomm e a MediaTek confiam nos smartphones Android. Notavelmente, ambos os fabricantes de chipsets estão a utilizar uma versão que é tão antiga como 2011. Isto significa que não tem havido qualquer actualização a esta versão desde 2011.

Android com falha de segurança, e a culpa é da Apple! 1

Para além do termo técnico, uma vulnerabilidade na versão de código aberto do NDT da Apple poderia ser explorada por uma aplicação Android sem privilégios para aumentar os seus privilégios de sistema para dados de media e microfones de dispositivos. Isto significa basicamente que a aplicação pode não só escutar conversas telefónicas, como também conversas próximas e outros sons ambientes.

De facto, a Qualcomm tem vindo a acompanhar a vulnerabilidade com a etiqueta de identificação CVE CVE-2021-30351. Da mesma forma, a MediaTek está também a seguir a vulnerabilidade com a etiqueta de identificação CVE ID CVE-2021-0674 e CVE-2021-0675.

Está o Android a piorar? Há mais utilizadores a mudar para iOS?

Tem havido uma longa batalha entre o Android e o iOS. Os utilizadores destes sistemas têm razões para acreditar que o seu sistema é o melhor. Com toda a honestidade, ambos os sistemas têm as suas vantagens e desvantagens. O Android é ainda o sistema operativo mais utilizado no planeta em termos de escala. No entanto, ao longo dos últimos cinco anos, tem havido uma queda significativa no seu número de utilizadores. Naturalmente, isto inclui os mais de 200 milhões de utilizadores que a Huawei já levou para o seu HarmonyOS.

Android com falha de segurança, e a culpa é da Apple! 2

Especificamente, em Janeiro deste ano, a percentagem de telefones Android era de 69,74%, enquanto que a de iOS era de 25,49%. Relativamente há 4 anos atrás, em Julho de 2018, a quota de telefones Android era de 77,32%, enquanto que a de iOS era de apenas 19,4%. Assim, olhando para este gráfico, o Android está na realidade a perder alguns utilizadores.

Claro que, em algumas regiões, as vantagens dos telefones Android ainda dificultam a correspondência do iOS. Por exemplo, a quota de mercado do Android na Ásia atinge os 81%, e na América do Sul, é de 90%. No entanto, a nova força do iOS encontra-se principalmente na América do Norte e na Austrália.

Durante os próximos cinco anos, poderá haver uma mudança de paradigma no mercado global de sistemas operativos. O HarmonyOS poderá reduzir o que o Android detém e o iOS também não será rei.

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!