Android Geek
O maior site de Android em Português

Android 6.0 Marshmallow - 14 Funcionalidades que vale a pena conhecer

Android 6.0 Marshmallow - 14 Funcionalidades que vale a pena conhecer

 

Desde a sua apresentação que o Android M, agora conhecido como Marshmallow, muita tinta fez correr. Agora com a confirmação oficial do nome final do sistema operativo móvel da gigante de Mountain View , é a altura idela para revermos quais as funcionalidades mais relevantes nesta nova versão.

App Permissions

Sim,  a função App Permissions está dísponivel no Android M como era dito. Basicamente a Google permite aos utilizadores Android mais controlo sobre a sua privacidade. A aplicação solicita permissões quando necessita de usar a câmara ou localização, etc, ao invés de pedir todas as permissões no momento da instalação. Os utilizadores podem ainda revogar uma permissão já concedida. Para os utilizadores familiarizados com o conceito ROOT, esta função será similar aos pedidos de permissões do nosso conhecido SuperUser.

Backup Automático

Com o Android M, todas as configurações feitas são guardadas automaticamente na conta do Google Drive. A melhor parte é que tudo é encriptado para que nenhuma informação importante seja “desviada” durante o processo. Para cada app instalada no smartphone, a Google dá um espaço de 25MB no Drive para ser feito o backup. Este espaço é um Bónus adicional concedido pela Google. Ou seja, se tivermos uma  conta com 15GB no serviço, não será descontado do espaço total para fazer backup dos dados das aplicações.

O backup é feito de forma automática a cada 24hs, desde que o smartphone esteja ligado em rede Wi-Fi. Se entrarem com as vossas credenciais num novo equipamento, vai ser perguntado se querem usar as configurações guardadas anteriormente.

Web Experience

A Web Experience  no Android também foi melhorada. Chrome Custom Tabs é como os programadores podem aproveitar as novas funcionalidades mantendo a aparência geral intacta quando um utilizador navega no smartphone.

 

Gestão de energia DOZE

Dentro do Android M, muitas novidades foram apresentadas, e entre elas, encontra-se o DOZE. DOZE é uma funcionalidade que  dobra a vida útil de uma recarga do teu tablet ou smartphone equipados com a ultima versão do sistema operativo da Google.

O funcionamento do DOZE é muito simples e combina a inteligência artificial do aparelho com os sensores de movimento. O sistema detecta quando o dispositivo não está com o utilizador (quando está na mesa ou no bolso) e coloca diversas aplicações que correm em segundo plano a “dormir”, economizando bastante energia.

Nos testes, dois Nexus 5 foram utilizados: um equipado com Android 5.1.1 (Lollipop) e outro com Android M Developer Preview. A quantidade de carga gasta foi medida depois algumas horas e os resultados foram colocados lado a lado.

Após 8 horas em standby: Android 5.1.1 gastou 4% / Android M gastou 1,5%
Após 24 horas em standby: Android 5.1.1 gastou 12% / Android M gastou 4,5%
Após 48 horas em standby: Android 5.1.1 gastou 24% / Android M gastou 9%

Como tal, o Nexus 5, que com Android Lollipop era capaz de aguentar até 200 horas em standby, vê esse valor subir para 533 horas quando equipado com o Android M. O aumento é muito significativo e mostra que o novo sistema operativo da Google vai realmente ser desejado por muitos consumidores, uma vez que a bateria continua a ser o “calcanhar de Aquiles” da tecnologia, e tudo o que faça poupar energia é bem vindo.

 

Gestão de RAM mais eficiente

Agora também é possível saber se o dispositivo está a consumir memória RAM em demasia ou quais são as apps que mais impactam na performance. Na janela de configurações, na opção  “Apps” basta tocar no ícone dos três pontos na vertical para abrir as opções adicionais.

Seleccionamos  "Avançadas", depois "Memória" e temos o relatório completo de desempenho. Ao tocar numa app específica, vemos mais dados e podemos forçar o fecho das aplicações que quisermos.

Multiwindow

O Android M começou a experimentar um recurso de multiwindow, que divide o display em dois para que seja possível trabalhar em várias coisas ao mesmo tempo. Este recurso ainda não foi oficializado e exige um Nexus 9, conhecimentos avançados.. É possível abrir até quatro apps, cada uma em cada canto, vejam o vídeo abaixo:

 

Teclado dividido

Além do  recurso de multiwindow, o Android M adicionou a possibilidade de um teclado dividido. Ele é especial para tablets ou smartphones de ecrãs grandes e permite uma maior facilidade a teclar se usam muito os polegares para o fazer.

A activação é simples, basta ir a “Configurar”, “Idioma e entrada”, “Teclado do Google” e “Aparência e layouts”. Activar a opção “Teclado dividido” e já está.

Suporte completo a microSD

Esta novidade foi descoberta nos documentos de certificação do Android M. Será possível instalar apps em cartões micro SD, que funcionarão como extensões da memória interna do aparelho.

O recurso “Adoptable Storage Devices” não é padrão e depende que programadores habilitem a função. Além disso, a formatação como memória externa pode fazer com que você possa usar o micro SD em questão apenas num único aparelho.

Suporte completo a USB-OTG

Outro novo suporte importante é à tecnologia USB-OTG. Isso significa que toda uma nova variedade de dispositivos de armazenamento USB será reconhecida pelo Android M. As aplicações são variadas, desde aumentar o armazenamento interno até passar arquivos rapidamente de um aparelho para outro.

Android Pay

Android Pay irá funcionar em 700 lojas nos EUA, incluindo Macy, Bloomingdales. A Google também está a trabalhar com programadores de aplicações que em breve irão começar a usar  Android Pay.

Sensor Biométrico

Android M terá suporte nativo a sensor biométrico para impressão digital também. Podemos ainda usar este suporte de impressão digital para desbloquear aparelhos, fazer compras com Android Pay. A API para impressão digital estará disponível para os programadores, e podem incorporar este recurso nas suas aplicações. Claro, que para utilizar o suporte de impressão digital é necessário um telefone com um sensor de impressão digital.

Power and Charging

Power and Charging é a próxima área de foco do Android Android M.

M terá um novo recurso chamado Doze (soneca em tradução livre). Doze irá detectar se o dispositivo não for tocado ou movimentado por um longo período de tempo e, em seguida, o dispositivo vai dormir ou seja usar menos bateria. Os dispositivos com Android M durarão até duas vezes e meia mais do que com o Android L. em termos de autonomia.

USB Type C

USB Type C chegou ao Android M. Estes conectores são flippable (funcionam em qualquer posição) e oferecem um carregamento mais rápido.

Não foi referido quais os equipamentos que vão incorporar para já o  USB Type C. Partilhar é mais fácil no Android M pois o sistema operativo vai adivinhar automaticamente quais são as aplicações  usamos mais nas aprtilhas. Android M Developer Preview saiu ontem, com os Nexus 5,6,9 e Player.

Projeto Brillo

Este sistema , será a base subjacente para a Internet das coisas. É derivado do Android, de acordo com Pichai e esta é a versão base do Android. Pode ser executado em coisas como fechaduras e basicamente tudo o que tenha um sensor compatível. Brillo requer um mínimo de gestão por parte dos programadores, diz Pichai. Pichai fala sobre como uma camada de comunicações chamado Weave permitirá que estes dispositivos se liguem uns com os outros. Weave será a multi-plataforma e os programadores terão de obter uma licença para isso também. Voice-APIs será uma parte do Weave. Qualquer dispositivo Android irá reconhecer um dispositivo construído sobre Brillo ou Weave.O Brillo Developer Preview sairá em Q3 2015 e o Weave Preview nor Q4 de 2015.

 

VIA 1

VIA 2

VIA 3

VIA 4

Gostaram? Podia ter sido melhor?
Partilhem com os vossos amigos e ajudem este projecto em Português.

Obrigado pela visita!

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais

Gostaram? Podia ter sido melhor?
Partilhem com os vossos amigos e ajudem este projecto em Português.

Obrigado pela visita!
close-link