Android Geek
O maior site de Android em Português

Android 10 está disponível para qualquer dispositivo com suporte ao Project Treble

No entanto, o Project Treble trouxe grandes avanços para empresas que sabem como explorá-lo e ainda mais para programadores de ROMs personalizadas.

Em 2017, o Google anunciou o Android Oreo e o Project Treble como uma arquitetura revolucionária que redefiniria as actualizações do Android para sempre. Estamos agora em 2019 e a cena do Android está fragmentada como sempre. No entanto, o Project Treble trouxe grandes avanços para empresas que sabem como explorá-lo e ainda mais para programadores de ROMs personalizadas.

Project Treble é o melhor amigo do Android 10

Chegou a altura de ver o Project Treble trazer o Android 10 para quem quer provar tanto a versão mais recente do Android.

Android 10 está disponível para qualquer dispositivo com suporte ao Project Treble 1

Graças ao Project Treble, é possível correr imagens de sistema genéricas baseadas em AOSP em qualquer smartphone sem fazer alterações nas partições de inicialização ou de fornecedor. Qualquer OEM que queira a certificação do Google precisa testar dispositivos quanto à conformidade com o Treble, testando esta GSI (Imagem genérica do sistema). Os fabricantes devem garantir que o smartphone possa correr esta GSI com êxito, mas não precisam necessariamente garantir que tudo esteja a funcionar.

Android 10 está disponível para qualquer dispositivo com suporte ao Project Treble 2 Isso significa que as imagens GSI podem ser bastante funcionais em alguns dispositivos ou completamente inoperacionais em outros.

 

Projeto Treble trouxe luz para alguns smartphones Android

É aí que a comunidade de ROMs personalizadas e, em particular, o programador do XDA phhusson  tem brilhado. Os programadores independentes estão a criar muitos GSIs personalizados que oferecem funcionalidades básica para a maioria dos smartphones com suporte ao Project Treble.

No último prohecto , phhusson trouxe um GSI personalizado que leva o Android 10 a qualquer dispositivo com o Treble. Faz isso sem interromper as funcionalidades básicas.

Se são donos de um smartphone popular com suporte decente da comunidade, terão provavelmente acesso a muitas ROMs personalizadas baseadas no Android 10. No entanto, se estiverem com um smartphone menos popular, o Project Treble será a melhor possibilidade de atualizar o vosso smartphone para o Android 10.

Felizmente, o GSI do phhusson deve correr em qualquer dispositivo Android compatível com o Project Treble, o que significa a maioria dos dispositivos lançados com o Android 8.0+. Por esse motivo, mesmo se tiverem um smartphone chinês de uma empresa obscura com um chipset MediaTek, podem tentar a sorte com o GSI do phhusson. O número de dispositivos a correr este GSI sem problemas é surpreendente.

Como fazer o flash Android 10 GSI em um smartphone compatível com Project Treble:

Resultado de imagem para Android 10 GSI

Primeiro de tudo, o utilizador precisa verificar se o seu smartphone oferece suporte ao Project Treble. podem verificá-lo através desta aplicação Informações Treble disponível na Play Store que mostra as informações sobre a compatibilidade Treble. O segundo passo é ter certeza de que o seu Bootloader está desbloqueado. A terceira etapa é ter uma Recovery personalizada instalada no seu smartphone, há muitas nos fóruns XDA-Developers.

Depois de tudo pronto, o utilizador poderá instalar a versão mais recente do GSI do phhusson da página do GitHub aqui.

Antes de fazê-lo, podem ler o tópico do fórum XDA do phhusson aqui para mais instruções. Podem verificar qual variante que devem instalar com a aplicação Treble Info. É difícil oferecer suporte a todos os smartphones com Android 10 através de GSI. Por esse motivo, o programador criou uma página no Github para discutir os problemas com cada dispositivo.

Testámos esse processo no antigo Redmi 5 Plus, que está preso à MIUI baseada em Oreo. Agora, graças ao Projeto Treble, temos o Android 10 sem erros a correr num dispositivo antigo dispositivo de média gama.

 

Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais