Andar de mota pode danificar o iPhone. Apple emite aviso

A Apple diz: Vibrações de alta amplitude e o iPhone da Apple não se dão bem

Na passada sexta-feira a Apple publicou na sua página de suporte um alerta aos utilizadores do iPhone que andar de motocicleta pode danificar as câmaras do iPhone.

A Apple diz: "Motores de motocicleta de alta potência ou alto volume geram vibrações intensas de alta amplitude, que são transmitidas através do chassi. Não é recomendado prender o iPhone a motocicletas com motores de alta potência ou alto volume devido à amplitude da vibração em certas faixas de frequência que estes motores geram.

"Vibrações de alta amplitude e o iPhone da Apple não se dão bem."

A Apple avisa os utilizadores para não exporem osnseus iPhones a vibrações de motor de motocicleta.

Mesmo se usarem o iPhone numa scooter ou ciclomotor de pequeno volume e motores eléctricos, pode ainda danificar a câmara do seu iPhone, a menos que use um suporte de amortecimento de vibração.

Andar de mota pode danificar o iPhone. Apple emite aviso 1

Apple destaca que a montagem de sistema de amortecimento é importante mesmo com as vibrações de amplitude comparativamente mais baixa que estes veículos geram.

De acordo com a Apple, "Os sistemas OIS e AF de circuito fechado do iPhone são projectados para durabilidade. No entanto, como é o caso de muitos produtos electrónicos de consumo que incluem sistemas como OIS, a exposição direta de longo prazo a vibrações de alta amplitude dentro de certas faixas de frequência pode degradar o desempenho desses sistemas e reduzir a qualidade da imagem de fotos e vídeos. Recomenda-se evitar a exposição do iPhone a vibrações prolongadas de alta amplitude. "

s vibrações de uma motocicleta, uma scooter e até mesmo um ciclomotor podem destruir a câmera do iPhone - a Apple emite um sério aviso para usuários de iPhone que andam de motocicleta

 

Em conclusão as vibrações de uma motocicleta, uma scooter e até mesmo um ciclomotor podem destruir o OIS da câmara no iPhone. O OIS é usado para evitar que as imagens fiquem desfocadas quando o utilizador move acidentalmente a câmara. O OIS usa um giroscópio para detectar quando a câmara se move.

No iPhone 12 Pro e em todas as câmaras do iPhone 13 temos a estabilização de deslocamento do sensor. Ao contrário do OIS, que move a lente para compensar qualquer movimento feito pelo utilizador durante o uso da câmara, a estabilização por deslocamento do sensor ajusta o sensor para compensar o movimento.

Relacionado:  Apple iPhone 14 do próximo ano, poderá não trazer ainda o Face ID debaixo do display

AF de loop fechado usa sensores magnéticos para ajudar a câmara a compensar os efeitos da gravidade e vibrações para assegurar fotos e vídeos nítidos, vídeos e fotos panorâmicas.

O risco para um iPhone devido às vibrações criadas por uma motocicleta é que o OIS e os sistemas AF de circuito fechado podem ser danificados.

Ao ler a página de suporte, parece que a Apple está a tentar alertar os utilizadores de iPhone para não prenderem os seus diretamente no guiador. Ter o iPhone nas mãos ou no bolso perto de uma motocicleta não deve causar danos à câmara. Mas podem não querer fixar o iPhone no guiador, especialmente se a motocicleta tiver um motor potente.

Existem suportes que amortecem as vibrações do motor, mas querem arriscar danificar um aparelho caro para descobrir se funcionam?

Certas vibrações podem destruir a estabilização ótica da imagem e o foco automático em loop fechado no seu iPhone

Na nova página de suporte, a Apple escreve que "A câmara do iPhone ajuda o utilizador a tirar ótimas fotos em qualquer situação - desde momentos do dia a dia a retratos com qualidade de estúdio. Os sistemas de câmara avançados em alguns modelos de iPhone incluem tecnologia como estabilização ótica de imagem e foco automático de loop fechado para ajudar a tirar ótimas fotos, mesmo em condições difíceis. Esses sistemas funcionam para neutralizar automaticamente o movimento, as vibrações e os efeitos da gravidade para permitir que se concentre em tirar uma ótima foto. "A Apple diz que o OIS está disponível no iPhone 6 Plus, iPhone 6s Plus, iPhone 7 e iPhone SE (2ª geração). O OIS não é encontrado na câmara Ultra Wide do iPhone 11 e posterior, nem a câmara de telefoto no iPhone 7 Plus e iPhone 8 Plus. O AF de loop fechado pode ser encontrado no iPhone XS e posterior, onde se inclui o iPhone SE (segunda geração).

 

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!