Além do SoC Flagship 4nm, a Mediatek tem um SoC de 5nm a caminho

Os chipsets para smartphones este ano parecem manter a tradição dos últimos anos – sempre à espera de uma melhoria substancial na próxima novidade.

O mercado de smartphones em 2021 obviamente ainda não se estabilizou, vários fabricantes têm produtos novos para mostrar até ao final de 2021. Os chipsets para smartphones este ano parecem manter a tradição dos últimos anos - sempre à espera de uma melhoria substancial na próxima novidade. Os utilizadores terão, no entanto, que esperar até ao próximo ano para verem esta evolução.

Além do SoC Flagship 4nm, a Mediatek tem um SoC de 5nm a caminho 1

Lei de Moore e os Chipsets

A lei de Moore é uma observação empírica de que o número de transístores que podem ser encaixados num microprocessador duplica de dois em dois anos. Foi originalmente declarada por Gordon E. Moore, co-fundador da Intel Corporation, em 1965. A lei de Moore tem sido utilizada para prever o progresso contínuo da tecnologia ao longo do tempo, e prevê que os avanços tecnológicos não seguirão o mesmo modelo de crescimento exponencial que as tecnologias anteriores.

Com os Chipsets Kirin esgotados, e o Chipset principal da Qualcomm limitado pelo calor, consumo de energia e outras razões, estamos cada vez mais ansiosos para ver o que consegue fazer o próximo Chipset principal da MediaTek, especialmente após o Dimensity 1200 Chipset que alcançou resultados surpreendentes em testes, mas também foi aprovado pelos consumidores finais.

Dimensity 2000 e companhia

Além do Dimensity 2000 fabricado num processo 4nm, haverá um Chipset sub-FlagShip baseado em processo TSMC 5nm, este será o principal concorrente ao processo de 4nm da Samsung para a gama média, e em termos de preço será muito competitivo.

Relacionado:  Samsung Galaxy Tab A8 2021 vai chegar com chipset Unisoc e não Qualcomm Snapdragon

Tenham em mente que há já alguns anos que o processo de 7 nm é a referência, mas no próximo ano entramos na era do processo de 4 nm pelo que a velocidade de desenvolvimento de processadores de Smartphone pode ser rápida.

Mediatek Vs Qualcomm

O processo 4nm da MediaTek Chipset já foi testado por alguns fabricantes, se os testes correrem como esperado, é provável que supere o SoC FlagShip de próxima geração da Qualcomm Snapdragon 898, e estes dois novos processadores sejam protagniistas de uma batalha pela presença nos principais Flagships Android de 2022.

Fonte

 

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!