Análise Xiaomi S1 Active. Estilo e desempenho a bom preço

Nesta análise, dou uma vista de olhos mais atenta ao Xiaomi Watch S1 Active. Tem uma lista impressionante de características e um preço equilibrado.

A mais recente geração de relógios Xiaomi está aqui. O Xiaomi Watch S1 dirige-se aos utilizadores mais interessados no design dos seus wearables enquanto que o Xiaomi Watch S1 Active se dirige mais aos entusiastas do desporto e da saúde. Nesta análise, dou uma vista de olhos mais atenta ao Xiaomi Watch S1 Active. Tem uma lista impressionante de características e um preço equilibrado. Mas todos sabemos que as especificações técnicas não contam a história toda. Vale a pena comprar o Xiaomi Watch S1 Active? Leia esta análise AndroidGeek para saber mais:

Análise Xiaomi S1 Active. Estilo e desempenho a bom preço 1

 

Unboxing Xiaomi Watch S1 Active

O Relógio Xiaomi S1 Active vem numa caixa branca de alta qualidade, com uma imagem em relevo do smartwatch na frente. Antes de prosseguir, devo salientar o que considero ser uma escolha de design discutível: a imagem do dispositivo é ligeiramente mais pequena do que o produto. Não é muito mais pequeno, é ligeiramente mais pequeno. A diferença é apenas suficiente para que pareça que o dispositivo está no tamanho real, mas na realidade não está. E isto não é porque não há espaço para uma imagem em tamanho real, pois a caixa encaixa facilmente no dispositivo. Continuando, para além da marca, do logotipo e do modelo smartwatch, não há outra informação na frente. As dimensões da embalagem são 11,02 x 2,67 x 1,34 polegadas (ou 280 x 68 x 34 mm).

Xiaomi Watch S1 Active's box is sturdy and well-built
A caixa do Xiaomi Watch S1 Active é robusta e bem construída.
A primeira coisa que se nota quando se tenta abrir a caixa é que o cartão é espesso e robusto. No interior, o smartwatch é fixado em segurança num molde de cartão. Por baixo dele, existem dois compartimentos separados: um que contém a documentação habitual e outro que aloja o carregador.

Análise Xiaomi S1 Active. Estilo e desempenho a bom preço 2

A experiência de unboxing para o Xiaomi Watch S1 Active é agradável. O conteúdo é bem embalado, em compartimentos separados, a caixa é feita de cartão grosso e de alta qualidade, e a imagem em relevo do dispositivo dá-lhe um aspecto e toque premium.

Design e Especificações

O Xiaomi Watch S1 Active é bastante grande e de aspecto robusto. Se quiser um relógio inteligente de tamanho semelhante mas ligeiramente mais elegante, deve considerar o Xiaomi S1, o seu irmão. O S1 Active mede 1,83 x 1,86 x 0,43 polegadas (46,5 x 47,3 x 11 mm) não incluindo a bracelete e saliências, enquanto que o seu peso é de 36 gramas sem a bracelete.
The Xiaomi Watch S1 Active is lighter than its size would suggest
O Xiaomi Watch S1 Active é mais leve do que sugere o seu tamanho.

O design do Active diz-nos que se destina claramente aos entusiastas do desporto e do fitness, e a moldura de poliamida reforçada com fibra de vidro adapta-se perfeitamente ao objectivo pretendido. O relógio é resistente à água até uma profundidade de 50 m (165 pés) e 5 atm (5 atm). A correia é feita de silicone (a branca) ou TPU (as pretas e azuis). A bracelete tem muitos orifícios para ventilação, e o seu comprimento pode ser ajustado a gosto. Como mencionado, as três cores padrão para a bracelete são preto , azul e branco. A cor da moldura combina com a bracelete consoante a vossa preferência.

.
There are three colors available for the Xiaomi Watch S1 Active

Se, no entanto, não estiver satisfeito com uma das três cores padrão, pode encontrar outras (como amarelo, verde, ou laranja) depois. O smartwatch tem dois botões físicos:

Análise Xiaomi S1 Active. Estilo e desempenho a bom preço 3

  • O botão Home acorda o dispositivo, entra ou sai do menu de widgets, inicia o Alexa (se disponível na vossa região), e liga e desliga o dispositivo.
  • O botão Desporto inicia o widget Treinos e pode ser configurado com a aplicação Mi Fitness como um atalho para o seu treino favorito.

The buttons are large and easy to differentiate

O ecrã do Xiaomi Watch S1 Active é simplesmente espantoso. É um ecrã AMOLED colorido de 1,43 polegadas com uma taxa de actualização de 60 Hz, uma resolução de 466 x 466 pixels (326 pixels por polegada), e um brilho máximo (medido) de 650 nits. Tem ajuste automático de luminosidade e capacidade Always On.

60 Hz refresh rate on a smartwatch screen is rare

O S1 Active tem os seguintes sensores:

  • 3-axis accelerometer
  • 3-axis gyroscope
  • PPG (light-based) heart rate sensor with SpO2 measurement
  • Geomagnetic sensor
  • Air pressure/altimeter sensor
  • Ambient light sensor
  • Compass
  • Dual-band GPS sensor with GLONASS / BDS / Galileo / QZSS

Em termos de conectividade, o Xiaomi Watch S1 Active também está totalmente equipado, com Bluetooth 5.2, NFC, e Wi-Fi. O GPS de banda dupla deve tornar a localização do dispositivo mais rápida e mais fiável. Outra boa notícia é que o Xiaomi Watch S1 Active possui um altifalante e um microfone, para que possa atender chamadas com o smartwatch, desde que esteja ligado ao smartphone. Usando o microfone pode também interagir com o assistente digital Alexa da Amazon.

Análise Xiaomi S1 Active. Estilo e desempenho a bom preço 4
A bateria tem uma capacidade de 470 mAh e, de acordo com a Xiaomi, é suficiente para aproximadamente 12 dias de utilização normal ou 30 horas com o rastreio GPS activo. Quando o comparamos com a concorrência, ele simplesmente destrói os smartwatches da Apple e da Samsung. O carregador é magnético e apenas se acopla ao smartwatch na posição correcta. O S1 Active não tem carregamento sem fios. Se isto for um requisito importante para vocês, podem sempre escolher o Xiaomi Watch S1. O cabo tem 50 cm de comprimento, o suficiente para carregar sobre uma secretária. Outras especificações técnicas podem ser encontradas no site oficial: Xiaomi S1 Active.

Análise Xiaomi S1 Active. Estilo e desempenho a bom preço 5

O Xiaomi Watch S1 Active tem um excelente conjunto de características e especificações, especialmente no ecrã, duração da bateria e conectividade. O design, como o nome sugere, destina-se a utilizadores ativos, mas não tem um aspecto plastificado e barato. A armação reforçada e a resistência à água devem tornar o smartwatch mais fiável durante um período de tempo mais longo.

Configuração e utilização do Xiaomi Watch S1 Active

A configuração do Xiaomi Watch S1 Active é fácil, tal como qualquer outro Xiaomi smartwatch. Liga-se o dispositivo, selecciona-se o idioma, depois é-lhe apresentado um código QR para descarregar e instalar a aplicação Mi Fitness para Android ou para dispositivos Apple. Depois de iniciar a aplicação no seu smartphone (usei um vivo X80 Pro como companheiro), seleccione o tipo de relógio a que se quer ligar, confirme algumas definições de privacidade, e está pronto!

Análise Xiaomi S1 Active. Estilo e desempenho a bom preço 6

Setting up the Xiaomi Watch S1 Active is super easy
O Xiaomi S1 Active é grande. Isto pode ser um problema para pessoas com pulsos mais pequenos, pois é volumoso, e vão sentir a sua presença quando o usar, especialmente se planear dormir com ele no pulso. Graças ao grande número de buracos, a correia é muito ajustável, pelo que pelo menos não tem de se preocupar com ficar demasiado largo ou apertado.

Análise Xiaomi S1 Active. Estilo e desempenho a bom preço 7
A correia tem dois laços para fixar a faixa (depois de passar pela fivela), e um dos laços tem um pequeno entalhe no interior que cabe em qualquer um dos orifícios da correia. A correia do Xiaomi Watch S1 Active pode ser removida sem necessidade de ferramentas, deslocando a posição de um pino retráctil.

Navegar através dos menus e tocar nos itens do menu é bastante rápido. Não verifiquei grandes atrasos.

Os gestos são simples e eficazes: deslizar de lado para percorrer várias “Home Pages” com widgets, deslizar para cima para aceder ao Centro de Controlo (a versão de Xiaomi das Definições Rápidas), e deslizar para baixo para aceder às notificações. Como mencionei anteriormente, premir o botão Home abre a gaveta dos widgets. É então apresentada uma grelha de ícones que podem ser difíceis de navegar no início. Felizmente, parece que Xiaomi está a aprender rapidamente com os seus erros: ao contrário da última geração de smartwatches, tem agora a opção de mudar a grelha para uma vista de lista que contém os nomes dos widgets, assim como os ícones de aplicação. Toda a interface está agora claramente melhor, e estou muito satisfeito com o progresso.

Vamos agora falar sobre o ecrã. Se Xiaomi continuar a melhorar a este ritmo, em breve teremos Xiaomi smartwatch que têm taxas de actualização mais elevadas do que os iPhones.
Análise Xiaomi S1 Active. Estilo e desempenho a bom preço 8
O ecrã tem ângulos de visão muito bons, excelente densidade de píxeis, e definitivamente brilho suficiente para dias mais ensolarados. O ajuste automático de brilho é um pouco errático e parece ter apenas dois ajustes: brilhante e muito brilhante.

Podem personalizar o ecrã com uma das faces do relógio listadas online através da aplicação Mi Fitness. Xiaomi há mais de 200, mas não consegui usar nem metade deles, provavelmente porque não estavam disponíveis na minha região. Os botões físicos ajudam a navegar através dos menus, e o feedback é perfeito. O botão Desporto tem uma linha vermelha, para que se possa localizá-lo mais facilmente.

Watch faces are available to download for free in a dedicated section

A função “de rise-to-wake” funciona, mas nem sempre. Pode aumentar a sua sensibilidade, mas isto terá um impacto negativo na duração da bateria. Também se pode activar o ecrã premindo qualquer um dos botões. Tocar no ecrã não o acordará, para activar o ecrã, pode premir qualquer um dos botões.

Utilizei o smartwatch em vários cenários, incluindo actividades físicas e monitorização do sono. Tal como com o antigo Mi Watch, muitas das actividades desportivas do Xiaomi Watch S1 Active são muito semelhantes umas às outras em termos de monitorização. A localização é muito boa, a monitorização do ritmo cardíaco é boa, claramente melhor do que na última geração, mas definitivamente não é perfeita. Encontrei vários bug; um dos quais foi que o smartwatch registou a minha actividade física, mas reportou-a para o dia seguinte. Tinha literalmente 3500 passos e um exercício físico concluído no futuro. Uma coisa boa é que se pode monitorizar os sinais vitais ao longo do dia e até mesmo criar alarmes para quando o ritmo cardíaco excede um valor pré-definido.

Vai gostar de saber:  Xiaomi Mix Fold 4 e Redmi K70 Ultra: Novos Smartphones Chegam ao Mercado em Breve

A monitorização do sono tende a ser optimista, especialmente se forem sedentários, como alguém que eu conheço. No entanto, é claramente melhor do que no Xiaomi Mi Watch. Quanto às notificações, a mesma velha questão persiste mesmo com a nova geração de relógios inteligentes Xiaomi: às vezes as notificações funcionam perfeitamente, às vezes aparecem com um atraso ou apenas silenciosamente.

The Mi Fitness app displays a lot of data, but doesn't do a great job at explaining it to the user

Qaunto às novas características. Xiaomi Pay é uma óptima notícia, pois permite usar o módulo NFC no smartwatch para pagar sem ter de andar sempre com a sua carteira ou o seu smartphone. Infelizmente, funciona apenas com uma mão cheia de bancos europeus, não funcionou com nenhum dos bancos com que trabalho atualmente. Além disso, também não funciona nos EUA ou Canadá.

Também utilizei o Xiaomi Watch S1 Active para chamadas, e a ligação funcionou muito bem. Permite telefonar para números recentes directamente do smartwatch, atender chamadas e, claro, rejeitá-las. As notificações são claras e em alto e bom som, assim como o áudio em ambas as extremidades.

Análise Xiaomi S1 Active. Estilo e desempenho a bom preço 9
Tentei também um par de auscultadores, uma vez que o smartwatch pode ligar-se a este tipo de acessórios através de Bluetooth. O processo de emparelhamento decorreu sem problemas, mas após este passo, não consegui usá-los para nada. Durante as chamadas, o áudio era é enviado para o altifalante do smartwatch e a voz era captada pelo microfone do smartwatch. Não consegui encontrar nenhuma aplicação que pudesse fazer uso do auricular, suponho que funcione na perfeição se passarem ficheiros de áudio diretamente para o relógio, mas quem faz isso em 2022?

 

There are few widgets available, and none of them are able to make use of the headset connection

Para o teste final, ativei basicamente todas as características: ecrã sempre ligado, aumento da sensibilidade de raise-to-wake, medições num intervalo de 10 minutos (frequência cardíaca, SpO2), e todas as outras monitorizações disponíveis. Com esta configuração, a bateria durou quatro dias. Com apenas monitorização do ritmo cardíaco, a utilização da bateria (com base numa média de consumo de dois dias) subiu para cerca de 7-10 dias. Um valor excelente, apesar de ser menor do que o anunciado. Aqqueles que têm um Apple Watch, que requer uma recarga diária, devem estar a roer-se de invejas. Ah, e carregar a bateria demora cerca de uma hora e meia.

A utilização do Xiaomi Watch S1 Active foi uma experiência muito agradável. Gosto muito do ecrã brilhante e da duração da bateria. No entanto, algumas características importantes ainda não estão disponíveis em muitas regiões, o que é uma chatice, pois tê-las colocaria o Xiaomi Watch S1 Active no top 3 das minhas preferências. A aplicação Mi Fitness é boa, mas poderia fazer com um pouco mais para “traduzir” a análise dos valores registados.

As características do Xiaomi Watch S1 Active incluem:

O Xiaomi Watch S1 Active utiliza um sistema operativo proprietário que agora suporta a instalação de aplicações. Na altura da análise, apenas quatro aplicações estavam disponíveis na minha região: uma aplicação de bloco de notas, uma aplicação de streaming rádio, uma calculadora e um jogo. O número de modos de treino é fantástico: 117, dos quais 22 estão no menu de Treino por defeito, e o resto pode ser adicionado se necessário. Alguns treinos monitorizam as mesmas definições, mas suponho que algumas variáveis são diferentes. Podem remover os treinos de que não precisam, e também configurar o botão Desporto como um atalho para o vosso favorito.

As características de saúde e fitness do Xiaomi Watch S1 Active são:

  • A monitorização do ritmo cardíaco pode ser automática ou manual, pode também registar o seu ritmo cardíaco em repouso, e finalmente há a curva do ritmo cardíaco.
  • Monitorização SpO2: a monitorização automática e nível de oxigénio no sangue
  • Monitorização do sono: sono profundo, sono leve, sono REM
  • Uma pontuação de stress é calculada utilizando o sensor de RH e outros dados.
  • Exercícios de respiração: O smartwatch guia-o através de exercícios de respiração.
  • Alertas de ociosidade: O smartwatch pode ser configurado para vibrar e notificá-lo periodicamente se não detectar qualquer actividade física. Além disso, pode guiá-lo através de exercícios de alongamento.
  • Pode ver resumos de treinos do passado no smartwatch.
  • Contador de passos: Contagem diária do número de degraus.
  • SOS de emergência: premindo rapidamente três vezes o botão Sport pode activar uma chamada de emergência, desde que o Xiaomi Watch S1 Active esteja ligado ao seu smartphone.

Além disso, o dispositivo pode monitorizar a queima de calorias e seguir os ciclos menstruais (com base em input da utilizador)a. Pode também exportar os dados para Strava e Google Health que lhe dá uma vantagem sobre os excelentes relógios da Huawei.

The Xiaomi Watch S1 Active has a good number of health and fitness features
O Xiaomi Watch S1 Active tem um bom número de características de saúde e fitness, assim como funcionalidades que tornam a sua utilização um deleite.

  • Informação meteorológica
  • Relógio despertador com cronómetro e temporizador
  • Lanterna de sinalização
  • Notificações do smartphone
  • Chamadas telefónicas – atender, rejeitar, iniciar chamadas
  • Encontrar o meu telefone
  • Controlo de multimedia  (reprodução/pausa, anterior/próximo, controlo de volume)
  • Controlo da câmara
  • Integração com o Amazon Alexa – disponibilidade limitada
  • Xiaomi Pay – disponibilidade limitada
  • Ligação de auscultadores Bluetooth
  • Desbloqueio do smartphone por proximidade

Além disso, o Xiaomi Watch S1 Active pode medir a pressão atmosférica e actuar como bússola.
O relógio S1 Active tem um número impressionante de características. Contudo, algumas delas ainda não estão disponíveis em todo o lado ou têm uma funcionalidade limitada. Se e quando todas as características se tornarem funcionais em mais países, o Xiaomi Watch S1 Active tornar-se-á extremamente competitivo, especialmente tendo em conta a excelente duração da bateria, que pode tornar esta opção mais vantajosa do que opções Apple e Samsung, mas ainda assim um pouco atrás do que a Huawei consegue fazer em autonomia.

 

Prós e contras

Os meus testes revelaram uma série de vantagens do Xiaomi Watch S1 Active, incluindo

  • A sua duração de bateria é excelente, tal como a maioria dos wearables  Xiaomi.
  • O ecrã AMOLED de 60 Hz é brilhante, com ótimos ângulos de reprodução de cores e de visualização.
  • A monitorização do treino é boa.
  • A monitorização durante todo o dia e as características de saúde tornam o dispositivo útil para as pessoas que se preocupam com a saúde.
  • A capacidade realizar e atender chamadas torna-o um excelente companheiro para o seu telefone.

No entanto, também encontrei alguns aspectos negativos:

  • Algumas características ainda não estão totalmente funcionais (a ligação dos auscultadores, os pagamentos NFC não estão disponíveis na maioria das regiões)
  • O software tem pequenas falhas.
  • O ajuste automático de brilho é limitado, tornando o relógio difícil de usar em condições de iluminação variáveis.
  • O controlo do sono não é tão preciso como os melhores dispositivos no mercado.

Veredito

Dar um veredito para o Xiaomi Watch S1 Active não é uma tarefa fácil. O smartwatch é robusto, resistente e à prova de choque, a duração da bateria é óptima, o ecrã é bonito, a adaptabilidade e a facilidade de utilização também são boas. A aplicação para smartphone permite um grande grau de personalização e apresenta os dados de uma forma relativamente fácil de utilizar. O preço do dispositivo é excelente para o impressionante número de características que o Xiaomi Watch S1 Active teoricamente tem. No entanto, a palavra-chave aqui é teoricamente porque várias características cruciais ainda não estão disponíveis na maioria das regiões. O Xiaomi Watch S1 Active é um bom smartwatch de fitness, mas tem potencial para ser um excelente – tanto para entusiastas de fitness como para utilizadores clássicos de smartwatch. Espero que Xiaomi consiga rapidamente trazer todas as características em falta para todas as regiões.  Xiaomi Watch S1 Active GL (PVP: 179.99€)

82%
Estilo e desempenho a bom preço

Análise Xiaomi S1 Active

Dar um veredito para o Xiaomi Watch S1 Active não é uma tarefa fácil. O smartwatch é robusto, resistente e à prova de choque, a duração da bateria é óptima, o ecrã é bonito, a adaptabilidade e a facilidade de utilização também são boas. A aplicação para smartphone permite um grande grau de personalização e apresenta os dados de uma forma relativamente fácil de utilizar.

  • Design
  • Autonomia
  • Ecrã
  • Software
  • Sensores

O preço do dispositivo é excelente para o impressionante número de características que o Xiaomi Watch S1 Active teoricamente tem. No entanto, a palavra-chave aqui é teoricamente porque várias características cruciais ainda não estão disponíveis na maioria das regiões. O Xiaomi Watch S1 Active é um bom smartwatch de fitness, mas tem potencial para ser um excelente - tanto para entusiastas de fitness como para utilizadores clássicos de smartwatch. Espero que Xiaomi consiga rapidamente trazer todas as características em falta para todas as regiões.

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!