Análise SPC Ether Pro. Auriculares TWS com excelente autonomia e ANC (mais ou menos)

A marca espanhola SPC é um bom exemplo do que se faz em Espanha em termos de tecnologia e não perdeu a oportunidade de se juntar ao resto dos fabricantes de electrónica com uma nova oferta no seu catálogo de auscultadores na forma de um modelo sem fios com cancelamento activo de ruído. Os SPC Ether Pro são facilmente reconhecíveis pelo seu design, e com um preço inferior a 70 euros, apresentam-se como uma alternativa ás ofertas mais dispendiosas TWS com ANC de outras marcas.

Em Portugal temos um ditado que diz que de Espanha nem bons ventos nem bons casamentos, pode ser por nos terem tentado invadir mais que uma vez, não sei. O que sei é que,  se em vez de vento e de casamentos falarmos de tecnologia, os nuestros hermanos costumam saber o que fazem. A marca espanhola SPC é um bom exemplo do que se faz em Espanha em termos de tecnologia e não perdeu a oportunidade de se juntar ao resto dos fabricantes de electrónica com uma nova oferta no seu catálogo de auscultadores na forma de um modelo sem fios com cancelamento activo de ruído.

Análise SPC Ether Pro. Auriculares TWS com excelente autonomia e ANC (mais ou menos) 1

Os SPC Ether Pro são facilmente reconhecíveis pelo seu design, e com um preço inferior a 70 euros, apresentam-se como uma alternativa ás ofertas mais dispendiosas de outras marcas. Os SPC Ether Pro são auscultadores TWS com ANC e como os auscultadores em fio são os melhores amigos dos nossos smartphones decidimos colocá-los á prova para ver quais são os seus melhores argumentos.

O que é a tecnologia TWS?

A tecnologia TWS, ou True Wireless Stereo, é uma tecnologia de transmissão áudio sem fios que usa dois auriculares para fornecer som estéreo. É frequentemente usada em auscultadores e auriculares. A tecnologia TWS pode ser usada para jogos, ouvir música, fazer chamadas telefónicas, e muito mais.

Especificações SPC Ether Pro

Os SPC Ether Pro são Auriculares Bluetooth com Cancelamento Activo de Ruído, Controlo Táctil, Assistente de Voz e certificação IPX5

SPC Ether Pro
HeadphoneIn-ear
Peso3.5 g cada
35 g (caixa de carregamento
Dimensões caixa68x48x28 mm
Design e LigaçõesUSB-C, IPX5
DiafragmaDriver de 10 mm
Autonomia40 mAh (7.5 horas)
Caixa de carregamento (30 horas)
Tempo de carregamento2 horas
ConetividadeBluetooth 5.0 with ANC
Preço69 euros

Design leve como uma pena (duas neste caso)

Os SPC Ether Pro são auscultadores sem fios com um design que combina as duas linhas mais comuns no mercado, resultando num dispositivo que parece muito familiar.

Análise SPC Ether Pro. Auriculares TWS com excelente autonomia e ANC (mais ou menos) 2

A colocação dos auscultadores requer uma pequena torção uma vez se serem posicionados de forma natural, mas depois disso, permanecem firmemente no ouvido. No início podem ser um pouco irritantes devido à sua rigidez e forma, mas é fácil de se habituar se os colocarmos correctamente. E a ergonomia depende da experiência pessoal de cada utilizador.

O que não deixa qualquer dúvida é a sua leveza. Pouco depois de os colocarmos, esquecemos completamente que os estamos a usar.

Se os SPC Ether Pro se destacam por algo, é por causa da sua leveza. É como não usar nada no ouvido.

Análise SPC Ether Pro. Auriculares TWS com excelente autonomia e ANC (mais ou menos) 3

Parte do bom ajuste dos auscultadores depende das almofadas dos ouvidos. Juntamente com a série vêm outros dois na caixa, uns maiores e outros mais pequenos. É conveniente testá-los para ver se estão a usar a melhor opção para o máximo conforto de uso e especialmente para que o isolamento passivo seja o mais adequado.

Análise SPC Ether Pro. Auriculares TWS com excelente autonomia e ANC (mais ou menos) 4

Autonomia suficiente para nos esquecermos de carregar

Como todos os outros auscultadores TWS, a caixa de transporte é um elemento essencial para o funcionamento do produto. A do SPC Ether Pro é muito leve e macia ao toque, tal como os auscultadores. As dimensões são um pouco maiores do que esperávamos, mas não há dificuldade em transportá-la confortavelmente no bolso das calças.

Análise SPC Ether Pro. Auriculares TWS com excelente autonomia e ANC (mais ou menos) 5

O fecho da tampa é magnético, com uma força adequada. O mesmo se aplica a segurar os auscultadores, que são facilmente inseridos lateralmente, com os conectores de carga firmemente seguros, o que a longo prazo parece ser perfeito para minimizar situações em que os auscultadores estão na caixa mas não carregam, algo que acontece nas opções mais baratas deste tipo de produto.

A caixa é recarregada via USB-C (o cabo está incluído na embalagem), e temos quatro LEDs que indicam o estado da bateria, o que corresponde aproximadamente às quatro cargas potenciais dos auscultadores. Estes Leds também servem para verificar o que falta para carregar a caixa via USB-C, que podemos fazer em menos de duas horas e meia.

Análise SPC Ether Pro. Auriculares TWS com excelente autonomia e ANC (mais ou menos) 6

As mais de 24 horas de autonomia real são um dos pontos fortes dos SPC Ether Pro

Análise SPC Ether Pro. Auriculares TWS com excelente autonomia e ANC (mais ou menos) 7

Estas quatro cargas potenciais com recurso á caixa de transporte dão a estes SPC Ether Pro um dos seus pontos fortes: mais de 24 horas de autonomia real. A marca anuncia 7,5 horas com uma carga e até 30 usando a caixa, mas nos nossos testes, variando nos modos de utilização e com um volume de cerca de 60%, medimos cerca de 24-25 horas, um valor bastante aceitável dadas as características deste modelo.

Controlos tácteis e um género de ANC

Até agora, a experiência com os SPC Ether Pro pode ser equiparada à de muitos outros auscultadores TWS de preço mais baixo. A diferença deste modelo é marcada pelo cancelamento activo do ruído.

Embora tenha cancelamento activo do ruído, não é o ponto forte destes auscultadores SPC.

Análise SPC Ether Pro. Auriculares TWS com excelente autonomia e ANC (mais ou menos) 8

O seu funcionamento é quase imperceptível. É difícil sentir os efeitos excepto em condições muito específicas, tais como transportes com muito ruído de fundo e de tipo contínuo. Em qualquer caso não é um cancelamento de ruído particularmente notável e no qual, por exemplo, as conversas estão sempre presentes.

O outro modo de funcionamento, chamado transparência, permite contornar o cancelamento passivo do ruído dos auscultadores e receber todo o som exterior. É o modo que funciona melhor ou pelo menos o que funciona mais naturalmente e sem demasiados artefactos sonoros, algo que acontece no modo ANC.

Relativamente à activação ou não dos modos de utilização, é necessário mencionar outro dos pontos fracos deste modelo. Não há muita informação disponível no manual impresso ou na página do fabricante, o que pode suscitar dúvidas sobre como alternar corretamente entre modos.

A caixa não inclui nenhum botão para sincronização bluetooth.

Para começar, não há nenhuma aplicação para controlar os SPC Ether Pro. Isso pode parecer uma boa notícia, uma vez que os auriculares são emparelhados pela primeira vez sem ser necessária intervenção do utilizador. Basta abrir a caixa, colocar os auscultadores e aparecerá um aviso de emparelhamento no dispositivo, seja iOS ou Android.

Análise SPC Ether Pro. Auriculares TWS com excelente autonomia e ANC (mais ou menos) 9

Sentimos, no entanto, a falta de uma aplicação SPC para podermos gerir as opções e a configuração dos auscultadores.

De facto, não há nenhuma configuração possível para estes auscultadores e temos de nos contentar com os controlos tácteis padrão. E não são muitos.

Com um único toque na superfície de qualquer um dos dois auscultadores, que normalmente respondem bem, podemos fazer uma pausa ou reproduzir novamente o conteúdo. E ao manter esta pressão durante dois segundos, alternar entre os modos. Mas não há nenhum aviso sonoro até pararmos de pressionar na superfície e sermos informados em que modo entrámos.

Para iniciar os assistentes de voz, tem de dar dois toques na superfície de toque de qualquer um dos dois auscultadores. É então quando uma voz indica a activação ou não do modo de cancelamento de ruído activo, bem como a passagem para o modo de transparência, que é a terceira possibilidade que temos com estes auscultadores.

Os controlos tácteis funcionam bem, mas não há possibilidade de os personalizar

Outra área de melhoria que encontramos no teste dos SPC Ether Pro tem a ver com o facto de ser um dispositivo que não suporta ser emparelhado com mais do que um dispositivo. Uma vez emparelhado, por exemplo com um smartphone, querendo usá-lo com outro dispositivo, não nos permite sequer adicioná-lo. Temos de o remover do primeiro dispositivo e depois emparelhar com o novo.

Dada esta característica, o facto de não ter um botão de sincronização bluetooth na caixa pode causar dificuldades de utilização quando queremos trocar de dispositivo emparelhado.

Qualidade de som aceitável

Os auscultadores SPC Ether Pro, cuja ficha técnica destaca o seu driver de 10 mm feito de titânio e polietileno com ímanes de neodímio, o que facilita o reforço dos graves. Essa característica não é acompanhada de fidelidade ou desempenho no resto das frequências, onde embora o nível sonoro seja alto, sentimos falta de uma sonoridade mais completa.

Conclusão SPC Ether Pro

Atualmente disponíveis por pouco mais de 60 euros os SPC Ether Pro são um dos auriculares TWS com ANC mais acessíveis do mercado. Mas esta característica não está entre os destaques destes auscultadores. Nos nossos testes concluímos que a personalização é limitada, o que juntamente com uma qualidade de som pouco surpreendente e uma experiência de utilização que também podia ser melhorada, levantam dúvidas se por 69€ são a melhor opção.

Se nos concentrarmos no conforto de utilização, onde se destacam pelo seu peso leve, e acima de tudo, na autonomia, onde são claramente dos melhores que analisámos dentro desta gama de preço e características os SPC Ether Pro afiguram-se uma boa opção.

70%
Auriculares TWS com excelente autonomia e ANC (mais ou menos)

Análise SPC Ether Pro

Atualmente disponíveis por pouco mais de 60 euros os SPC Ether Pro são um dos auriculares TWS com ANC mais acessíveis do mercado. Mas esta característica não está entre os destaques destes auscultadores. Nos nossos testes concluímos que a personalização é limitada, o que juntamente com uma qualidade de som pouco surpreendente e uma experiência de utilização que também podia ser melhorada, levantam dúvidas se por 69€ são a melhor opção.

  • Design
  • Qualidade de som
  • ANC
  • Ergonomia
  • Experiência de utilização
  • Autonomia

Se nos concentrarmos no conforto de utilização, onde se destacam pelo seu peso leve, e acima de tudo, na autonomia, onde são claramente dos melhores que analisámos dentro desta gama de preço e características os SPC Ether Pro afiguram-se uma boa opção.

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!