Análise Sony WH-1000XM4. Entre os melhores de 2020

A Sony fez um excelente trabalho nos WH-1000XM4 e oferece um design mais confortável, melhor cancelamento de ruído, melhor áudio, melhor qualidade em chamada e recursos mais úteis em comparação com os seus predecessores.

Como todos nós, há coisas que a Sony faz menos bem e coisas que faz muito bem. Não é , de todo, um exagero se dissermos que os fones de ouvido com cancelamento de ruído sem fio Sony WH-1000XM4 são provavelmente os melhores fones de ouvido de 2020.

A Sony fez um excelente trabalho nos WH-1000XM4 e oferece um design mais confortável, melhor cancelamento de ruído, melhor áudio, melhor qualidade em chamada e recursos mais úteis em comparação com os seus predecessores.

Especificações técnicas Sony WH-1000XM4

  • Estilo de design Over Ear
  • Versão bluetooth 5.0
  • Cancelamento de ruído sim
  • Vida da bateria 30 horas
  • Suporte para controlo de voz sim
  • Controlos de toque sim
  • Peso 254g

Análise Sony WH-1000XM4. Entre os melhores de 2020 1

Destaques Sony WH-1000XM4

O principal recurso dos WH-1000XM4 é a introdução de um novo processador de som. A Sony mudou do DSEE HX para um novo DSEE Extreme. O novo processador de som não tenta apenas melhorar a música compactada para uma qualidade de alta resolução, mas também usa tecnologia de inteligência artificial chamada Edge-AI. Esta tecnologia foi desenvolvida com a ajuda do Sony Music Studios Tokyo para analisar música em tempo real para conseguir um som mais preciso, mais fiel à faixa original.

Não há suporte a codecs aptX ou aptX HD, mas os da Sony são compatíveis com a sua própria tecnologia LDAC. Isso permite que o utilizador oiça áudio de alta qualidade sem fio de uma fonte compatível, onde se inclui smartphones Android com Android 8.0 ou superior.

Análise Sony WH-1000XM4. Entre os melhores de 2020 2

A Sony elevou as habilidades de conversação com os WH-1000XM4 a um nível totalmente novo. Agora podem ativar o modo ‘Speak to Chat’, um recurso que permite ter uma conversa com alguém, com os fones na cabeça. Basicamente o recurso reconhece quando o ruído externo são vozes e muda para o modo de som ambiente automaticamente para garantir que ouvimos o nosso interlocutor.

No entanto, há um pequeno atraso entre o momento em que começamos a falar e a ativação do modo, algo que gostaríamos de ver resolvido num futura atualização. Felizmente, é possível definir a sensibilidade do Speak-to-Chat na aplicação Headphones Connect da Sony para acertar com as nossas preferências. Em alguns momentos o recurso ativou acidentalmente, mas basta deslizar um dedo para cima ou para baixo no touchpad direito para voltar à música.

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.sony.songpal.mdr

Outro novo recurso para o modelo 2020 é a ‘Wearing Detection’. Os fones de ouvido usam um sensor de proximidade e sensores de aceleração em cada fone para pausar a reprodução quando os removemos dos ouvidos e, voltar a tocar automaticamente quando os colocamos de volta. É um recurso que já vimos em outros fones de ouvido, e é muito bem-vindo.

Análise Sony WH-1000XM4. Entre os melhores de 2020 3

A Sony também melhorou o recurso Adaptive Sound Control, o modelo anterior conseguia determinar se o utilizador estava em movimento ou parado e adaptar as configurações de som para se adequar; o XM4 pode mesmo usar a aprendizagem de localização e dados de GPS do telefone para alterar o cancelamento de ruído e os níveis de som ambiente com base em locais específicos. A única desvantagem é que, se perderem o sinal GPS, os fones de ouvido não poderão alterar as configurações automaticamente. Mas é possível configurar perfis e delimitar geograficamente certas áreas com aplicação Headphones Connect, de modo que os WH1000XM4 alternem os modos automaticamente.

Os WH-1000XM4 conseguem ligar-se a mais que um dispositivo em simultâneo graças ao novo recurso ‘Multiponto’, que foi habilitado numa atualização de firmware lançada logo após o lançamento. Isto permite alternar entre dois dispositivos ligados por Bluetooth.

A Sony também se concentrou em fazer com que os WH-1000XM4 tivessem um melhor desempenho em chamadas de voz. Eles usam algo que a Sony chama de tecnologia Precise Voice Pickup, em que os fones de ouvido controlam os microfones e usam o processamento de sinal para tornar as vozes mais claras e precisas. E funciona. Sentimos que as vozes soam mais claras e limídas quando usamos os novos fones de ouvido.

Design Sony WH-1000XM4

A Sony não revolucionou o Design com os WH-1000XM4 mas há algumas diferenças subtis aqui e ali. A primeira diz respeito aos plásticos usados ​​ao redor dos fones de ouvido e controlos deslizantes. As superfícies são mais texturizadas em comparação com as superfícies lisas dos XM3s; isso ajuda a dar a impressão de que são um pouco mais resistentes. Eles não parecem, tão Premium ou elegantes quanto os Huawei Freebuds Studio que testámos recentemente mas dão a impressão de que foram feitos para durar.

Os WH-1000XM4 usam os mesmos drivers de 40 mm encontrados no modelo anterior e os acabamentos também são os mesmos: Preto ou Prata Platina.

Análise Sony WH-1000XM4. Entre os melhores de 2020 4

Houve mudanças na secção da estrutura dos fone de ouvido (o garfo com dobradiças que segura os fones de ouvido). O tamanho dos fones foi reduzido, o que ajuda a criar uma aparência mais uniforme, e o espaço onde se conectam aos fones foi reduzido para reduzir o potencial de qualquer fuga de som. Os WH-1000XM4 têm um design mais fino, Os pads usados ​​são mais macios e, na verdade, 10 por cento maiores do que os usados ​​nos XM3s. A almofada de cabeça também é um pouco mais fina. No geral, os XM4 são mais leves cerca de um grama (254g vs 255g).

Todos favorecem um ajuste muito confortável. Há pressão suficiente para segurar os fones nos ouvidos e ter uma vedação sólida sem que os fones de ouvido pareçam muito soltos. Porém, o facto de não fircarem tão seguros como outras ofertas e não terem uma classificação IP (para resistência à água e poeira), não recomendamos o uso durante o exercício.

O botão de energia, a porta de carregamento USB-C e o conector de fone de ouvido de 3,5 mm foram herdados do XM3s. O mesmo aconteceu com o Ambient / NC (cancelamento de ruído), embora tenha sido renomeado para ‘Personalizado’ no XM4. O nome pode ser diferente, mas são as mesmas funções de antes, como alternar entre os modos de cancelamento de ruído e som ambiente e executar o NC Optimiser.

Análise Sony WH-1000XM4. Entre os melhores de 2020 5

Na verdade recomendamos executar o NC Optimiser da Sony antes de usar os fones de ouvido pela primeira vez. Basicamente um programa de calibração automática que é ativado com um toque longo No botão Personalizado. O NC Optimiser da Sony otimiza o cancelamento de ruído com base em diferentes fatores, como o formato do rosto e se o utilizador usa ou não óculos.

Autonomia e Carregamento

A vida útil da bateria continua entre as melhores da classe, com uma carga completa permite até 30 horas com Bluetooth e cancelamento de ruído ativados. Isto sobe vai até 38 horas se o utilizador sacrificar o cancelamento de ruído. Carregar os fones de ouvido por apenas dez minutos permite cinco horas de vida útil da bateria.

Cancelamento de ruído HD QN1

A Sony tem sido das melhores fabricantes de fones de ouvido com cancelamento de ruído há já alguns anos e  os WH-1000XM4 são capazes de cancelar mais sons de média e alta frequência do que nunca. O seu processador de cancelamento de ruído HD QN1 usa um algoritmo totalmente novo e funciona acompanhado por um novo sistema Bluetooth no Chipset (SoC). Juntos, são capazes de monitorizar permanentemente os sinais de aúdio e ruído, assim como a relação entre os drivers do alto-falante e os nossos ouvidos. Tudo isso acontece em tempo real, e esta tecnologia permite ainda um maior controlo sobre o desempenho do cancelamento de ruído.

Toda esta tecnologia se traduz num desempenho de cancelamento de ruído de elevada qualidade.

Som

No que diz respeito ao conforto, cancelamento de ruído e recursos estes WH-1000XM4 são excelentes, mas como se portam os WH-1000XM4 quando falamos do mais importante que é a qualidade sonora?  A resposta é: são excecionais!

A Sony aposta numa combinação de amplificador analógico que, mais uma vez, traz resultados de elevada qualidade. A Sony conseguiu apresentar ainda mais desempenho de áudio nos  WH-1000XM4. O campo sonoro parece mais amplo, e a música ganha ainda mais detalhes. Os WH-1000XM4 brilham quando falamos de frequências mais baixas. Temos potência, força e um equilíbrio que fazem fones concorrentes parecerem piores do que realmente são.

A gama WH da Sony tem sido estabelecido o benchmark para fones de ouvido e os WH-1000XM4 não desiludem.

Preços Sony WH-1000XM4

Os fones de ouvido com cancelamento de ruído Sony WH-1000XM4 custam cerca de 379,99 nas principais superfícies, ainda que seja possível encontrar valores mais em conta em plataformas menos conhecidas.

Isso coloca os Sony WH-1000XM4 no mesmo patamar de outros rivais importantes, como os Bose 700 e Sennheiser Momentum 3 Wireless. Para comparação, os WH-1000XM3s lançados em 2018 podem agora ser comprados por cerca de 249€.

Veredito

A Sony tinha em mãos um grande desafio de apresentar um sucessor para os XM3s que fosse realmente uma melhoria e não apenas um modelo com um número diferente, mas de alguma forma os WH-1000XM4 conseguiram: são confortáveis ​​como sempre; e apresentam recursos úteis que elevam a experiência do utilizador; e, mais importante, são uma excelente opção de Qualidade VS Preço

Não temos dúvidas de que estes fones de ouvido da Sony serão difíceis de bater.

 

 

 

 

80%
Qualidade Sony!

Sony WH-1000XM4

A Sony tinha em mãos um grande desafio de apresentar um sucessor para os XM3s que fosse realmente uma melhoria e não apenas um modelo com um número diferente, mas de alguma forma os WH-1000XM4 conseguiram: são confortáveis ​​como sempre; e apresentam recursos úteis que elevam a experiência do utilizador; e, mais importante, são uma excelente opção de Qualidade VS Preço

  • Design
  • Autonomia
  • ANC
  • Funcionalidades
  • Som

Não temos dúvidas de que estes fones de ouvido da Sony serão difíceis de bater.

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!