Android Geek
O maior site de Android em Português

Análise MGCOOL Band 2

De algum tempo a esta parte, o mercado mobile foi invadido pelos wearables. Os smartwatches causaram grande impacto muito por culpa da Google, que adaptou o seu SO Android para esses aparelhos (Android Wear) e também da Apple com o iWatch. Mas passado algum tempo os smartwatches foram perdendo terreno para outro tipo de gadget, a smartband. As smartbands surgiram com preços inferiores, com funções e corpo “emagrecidos” mas acima de tudo mantendo a sua utilidade como acessório de fitness, especializando-se nessa área. Naturalmente, hoje em dia o mercado oferece-nos smartbands para todos os gostos, a variados preços. Hoje vamos falar de um desses equipamentos, a MGCOOL Band 2.

Análise MGCOOL Band 2 1

Para a grande maioria a MGCOOL é uma marca complemente desconhecida, mas na realidade é uma sub-marca da Elephone, uma fabricante chinesa de smartphones já com alguma reputação no ocidente e em particular no nosso país. A MGCOOL Band 2 promete oferecer muitas das populares funções encontradas nos aparelhos mais caros, como contagem de passos, monitorização de sono, medição de ritmo cardíaco, controlo multimédia e notificações, a um preço bem mais convidativo.

Durante 15 dias usámos a MGCOOL Band 2 para acompanhar a nossa atividade física no quotidiano e aqui fica a nossa opinião.

Design e Construção

Vamos começar por um dos aspetos mais importantes neste tipo de gadgets, a sua ergonomia: em geral a MGCOOL Band 2 assenta bem e confortavelmente no pulso. As suas 28.6 g mal se fazem notar.

Análise MGCOOL Band 2 2

 

Em termos de design o aparelho apresenta linhas simples e atraentes. O seu corpo é de alumínio com formato retangular e a correia é feita de silicone. O chassis alberga um ecrã OLED de 0.66” e resolução 64 x 48 pixéis que se consegue ler nas mais variadas condições. Um dos aspetos que mais agrada no pequeno painel são as suas extremidades ligeiramente curvas, que conferem uma sensação de integração e continuidade entre o ecrã, a correia e a traseira.

MGCOOL Band 2

Na parte de cima está o logotipo da marca, enquanto que por baixo do ecrã encontramos um botão capacitivo. É através deste botão que se controla o equipamento com toques isolados ou toques prolongados. Atrás surge uma saliência que na verdade integra o sensor de ritmo cardíaco, e ao seu lado existem três conectores para carregar a fitness band.

A correia de silicone é bastante macia e oferece alguma tração, mantendo MGCOOL Band 2 no sitio sem que tenhamos que a apertar demasiado. A correia é substituível mas para isso temos que desenroscar os 4 pequenos parafusos (dois de cada lado). O único ponto negativo nesta peça é o facto que atrair pó e sujidade com facilidade.

A MGCOOL Band 2 diferencia-se dos demais wearables por ser resistente à água e ao pó com certificação IPX7. Isso quer dizer que a podemos usar à chuva, levar para o duche ou para a piscina. Foi isso mesmo que fizemos e sem qualquer problema de funcionamento.

Configuração

O primeiro passo para configurar a MGCOOL Band 2, no nosso caso, foi carrega-la visto que vinha com a bateria esgotada. Foi nessa altura que reparámos com atenção no carregador, e percebemos que de facto estamos perante um aparelho de baixo custo. O carregador incluído na caixa é nada mais nada menos que…uma mola com três pinos de um dos lados. O objetivo passa por prender a mola à banda fazendo alinhar os três pinos com os outros tantos conectores na parte de baixo no equipamento. Este procedimento torna-se chato e pode até riscar o ecrã em si.

Se o design e construção do equipamento tinham surpreendido pela positiva, o seu mecanismo de carregamento desiludiu pela sua fragilidade e por não ser de todo prático. O carregamento é rápido e em cerca de 30 minutos a bateria ficou carregada.

A titulo de curiosidade, este gadget não tem um botão de On/Off. Ou seja, está sempre ligado enquanto tiver bateria e só se desliga quando a energia acaba.

Para emparelhar da melhor forma a MGCOOL Band 2 com o smartphone é necessário fazer download de uma aplicação através do link que consta no manual de instruções, ou procurando por MGCOOL Band 2 na PlayStore. Esta aplicação vem apenas em inglês, sem a hipótese de usar ou transferir mais idiomas. A ligação entre a banda e o telefone foi extremamente rápida depois de conceder permissões para ligar o Bluetooth, à app. De seguida veio a configuração do perfil do utilizador com as informações do costume: idade, peso, altura, etc. Há também a possibilidade de criar uma conta, embora não seja estritamente necessário para usar o equipamento.

Performance e Especificações

Características Técnicas  
Processador RF51822
Sistema Operativo Proprietário da marca
Ecrã 0.66” OLED 64 x 48 pixéis
Armazenamento 256 KB
Bateria 80 mAh
Peso 28.6 g
Dimensões Chassis: 4.5 x 2.3 x 1.23 cm

Banda: 23.8 x 2.3 cm

Conectividade Bluetooth 4.0
Compatibilidade Android 4.4+ / iOS 7.0+

 

Depois de concluído setup inicial a MGCOOL Band 2 fica pronta para começar a registar a nossa atividade. As funções desta banda resumem-se a:

  • contagem de passos
  • medição de distância percorrida
  • contabilização de calorias gastas
  • controlo remoto da câmara
  • controlo remoto do leitor de música
  • medição de ritmo cardíaco
  • monitorização de sono
  • alarmes (sedentarismo; anti-roubo)
  • sincronização de notificações do smartphone

De um modo geral ficámos com a sensação que os dados registados pela MGCOOL Band 2 são precisos. O sensor de ritmo cardíaco, por exemplo, devolveu valores consistentes com os de outros aparelhos para o efeito. O único senão é que não se consegue efetuar uma medição contínua, isto é, o seu uso tem que ser desencadeado manualmente através da banda ou do telefone, efetuando uma medição isolada durante cerca de 10 segundos.

Voltando aos aspetos positivos, a contagem de passos é precisa e inclusive é possível ajustar o tamanho do passo, conforme o utilizador. Este é um aspeto importante que influencia outras medições como a de distância percorrida.

Com a MGCOOL Band 2 podemos controlar a música no leitor do smartphone mas infelizmente só funciona com faixas que estejam gravadas na memória do telefone e com o leitor nativo. Não é possível controlar aplicações de streaming como o Spotify ou MEO Music. Quanto o controlo remoto da câmara, tem que ser feito através da aplicação da MGCOOL Band 2, isto é, há que usar a aplicação de câmara aí embutida e só assim podemos tirar fotografias clicando na banda. A ideia é poder tirar fotos de grupo, selfies ou até captar imagens com longa exposição, sem ter que mexer no smartphone.

Falando um pouco da aplicação em si, consiste em quatro ecrã principais: contagem de passos a andar, contagem de passos a correr, monitorização de sono e medição do ritmo cardíaco. A app guarda histórico de todas as medições e agrupa a informação em gráficos de dia, semana, mês e ano. Não é necessário ter a aplicação sempre a correr para que os dados fiquem registados, uma vez que a banda armazena os dados e transmite-os à aplicação quando esta é ligada.

Já em relação às notificações a história é diferente. Para que a sincronização de alertas entre o smartphone e a MGCOOL Band 2 funcione corretamente, a aplicação tem que estar a correr em segundo plano e infelizmente o seu impacto na bateria do telefone faz-se notar. A banda suporta notificações de sms, chamadas, WhatsApp, MobileQQ, WeChat e Facebook embora a identidade do remetente nem sempre seja mostrada. Mesmo em notificações do mesmo serviço, umas vezes conseguimos ver quem envia a mensagem e outras não, sem critério aparente.

A autonomia da MGCOOL Band 2 é francamente boa, aliás excelente mesmo. A sua bateria de 80 mAh durou 13 dias com uma utilização diária de motorização de atividade e uso intermitente da sincronização de notificações.

Conclusão

Em geral a MGCOOL Band 2 é um bom wearable, capaz de competir com outros equipamentos do mesmo segmento como a Xiaomi Band 2 que custa quase o dobro do preço. A qualidade de construção é acima da média e o design é discreto e atrativo. O seu hardware é mais do que capaz de proporcionar uma boa experiência, no entanto ainda há lugar a muitas melhorias do ponto de vista do software, nomeadamente em relação à sincronização de notificações e à monitorização continua do ritmo cardíaco. O mecanismo de carregamento deixa a desejar mas torna-se aceitável tendo em conta o valor que é pedido por este gadget.

A MGCOOL Band 2 pode ser adquirida por cerca de €18 em loja online. Para saber mais acerca deste equipamento passa pelo seu site oficial, ou pela página do Facebook da marca.

Ajuda-nos a chegar mais longe, partilha com os teus amigos

Obrigado pela visita!

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais

Ajuda-nos a chegar mais longe, partilha com os teus amigos

Obrigado pela visita!
close-link