Análise Logitech MX Anywhere 3: O melhor mouse compacto sem fio

Sempre que penso em periféricos para produtividade, penso em Logitech. E não me tenho desiludido.

Sempre que penso em periféricos para produtividade, penso em Logitech. E não me tenho desiludido. A Logitech é sinónimo de acessórios de escritório, especialmente de produtividade, onde continua a inovar. Nos últimos anos, a aposta foi na série MX premium mas há agora um novo membro: o MX Anywhere 3. Este mouse compacto partilha muitos recursos com o maior (e mais caro) MX Master 3.

Análise Logitech MX Anywhere 3: O melhor mouse compacto sem fio 1

Por cerca de 70€, o MX Anywhere 3 não é barato, mas esse preço é justificado por um conjunto robusto de recursos, materiais premium e uma montanha de opções de personalização. Se procuram  mouse compacto de produtividade, o MX Anywhere 3 será um companheiro confiável que pode até surpreender-vos pela sua versatilidade.

Suporte para Windows 10 e Mac

Já analisámos o MX Master 3. que funciona em Windows 10, Mac OS, iPadOS (13,4 ou superior), ChromeOS e computadores Linux via Bluetooth ou o dongle USB incluído.

Existe um MX Anywhere 3 para Mac que funciona apenas através de Bluetooth e é otimizado para Macs e iPads. Por que escolher a versão para Mac? Se a vossa preferência for para o ecossistema da Apple, a versão  específica para Mac pode ser personalizada para aplicações macOS e iPadOS e já existem personalizações predefinidas otimizadas para determinados programas, como Adobe Photoshop, Adobe Premiere Pro, Final Cut Pro, Google Chrome e outros.

Análise Logitech MX Anywhere 3: O melhor mouse compacto sem fio 2

O mouse universal está disponível em cinza claro, rosa e grafite, O MX Anywhere 3 para Mac é disponibilizado apenas em cinza claro.

Especificações MX Anywhere 3

Sensor: Logitech Darkfield
DPI: Até 4.000
Botões programáveis: 4
Conectividade: Bluetooth LE, receptor USB tipo A 2,4 GHz
Carregando: Porta USB-C
Vida da bateria: 70 horas (avaliado)
Tamanho: 3,95 x 2,56 x 1,34 polegadas

Design e conforto

O MX Anywhere 3 é um mouse compacto e discreto, destinado a pessoas com mãos pequenas ou para uso em movimento.

O mouse é menor do que eu prefiro, até porque estou habituado ao conforto do MX3 Master, mas o formato ergonômico adapta-se à minha mão, dando a cada um dos meus dedos um lugar confortável para descansar. O conforto também das alças de silicone localizadas nas laterais do mouse. O padrão ondulado subtil nas margens deu ao meu polegar e ao dedo mínimo textura suficiente para segurar sem esforço.

Análise Logitech MX Anywhere 3: O melhor mouse compacto sem fio 3

Outro ponto que adiciona elegância ao Design é a roda de scroll cromada que é simplesmente perfeita, e adiciona elegância ao equipamento. A versão de grafite que analisei tem um corpo cinza escuro que contrasta subtilmente com o painel inferior e superior cinza claro. A Logitech também oferece o MX Anywhere 3 em cinza claro e rosa.

Emparelhamento com vários dispositivos

Podem ligar o MX Anywhere 3 a até três dispositivos simultaneamente usando Bluetooth ou o adaptador USB incluído. Um toque curto no botão inferior alterna entre os dispositivos com os quais o mouse está emparelhado.

Análise Logitech MX Anywhere 3: O melhor mouse compacto sem fio 4

Não tive problemas para mudar de um Laptop Huawei ligado ao mouse através de Bluetooth a um laptop HP ligado ao mouse via Dongle USB. Tudo o que é preciso fazer é emparelhar o primeiro dispositivo e, logo de seguida, pressionar o botão para alternar os canais (isso ativará o modo de emparelhamento) e ligar-se ao segundo dispositivo. Super fácil e intuitivo.

Ligar ao meu laptop com o receptor USB foi fácil; era bom que em futuras versões  a Logitech encontrasse um lugar para armazenar o dongle no mouse. Não há armazenamento USB integrado, portanto, tenham cuidado para não perder o receptor ao desconectá-lo do dispositivo.

Recursos do Logitech MX Anywhere 3

O MX Anywhere 3 é um mouse simples com recursos avançados.

Tal como o MX Master 3, a roda de scroll eletromagnética MagSpeed ​​é feita de alumínio usinado e capaz de viajar até 1.000 linhas por segundo para que seja possível navegar rapidamente pelas linhas e linhas daquele ficheiro de excel com o qual não podem viver sem.

Análise Logitech MX Anywhere 3: O melhor mouse compacto sem fio 5

Existem dois modos, Ratchet e Free-Spin, que podem percorrer usando o botão oblongo localizado acima da roda. O modo de giro livre mostra inércia; a roda gira livremente quando o utilizador a usa, praticamente sem atrito ou som.

Análise Logitech MX Anywhere 3: O melhor mouse compacto sem fio 6

Por padrão, o MX Anywhere 3 usa a tecnologia SmartShift para alternar entre os modos Ratchet e free-spinning. SmartShift muda automaticamente de Ratchet para Free-Spin quando o utilizador roda o scroll com força suficiente. É um recurso inteligente que me economizou segundos valiosos durante meu dia de trabalho.

Análise Logitech MX Anywhere 3: O melhor mouse compacto sem fio 7

Uma última coisa sobre a roda de scroll: a rolagem horizontal é obtida ao pressionar e a segurar um dos botões laterais e movendo a roda para cima ou para baixo. Abri uma folha do Google para testar o recurso e funcionou perfeitamente.

Também no software Logitech Options está o Flow, que permite mover o cursor de um ecrã de computador para outro e até mesmo copiar e colar ou enviar arquivos entre computadores. A configuração foi super fácil; em  minutos, controlava dois laptops com um único MX 3 Anywhere.

Logi Flow

O Logi Flow é o componente mágico deste MX Anywhere 3, esta tecnologia permite controlar vários computadores com o MX Anywhere 3 que vem habilitado para Flow. Alternem automaticamente entre computadores movendo o cursor para a margem do ecrã, como se fosse um extended monitor. O mouse flui, mesmo entre diferentes sistemas operacionais Windows e macOS.

Pensam que a magia acaba aqui? Nada disso. O Flow facilita a transferência de texto, imagens e arquivos entre os computadores - basta copiar em um e colar no outro. É a maneira mais simples de transferir informações - eliminando a necessidade depender de serviços em nuvem ou enviar e-mails com anexos para vocês mesmos.

Relacionado:  Especificações do Google Pixel 6 Pro foram reveladas

Para que isto funcione têm obviamente que ter um periférico Logitech que suporte o Logi Flow e ambos os dispositivos têm que estar na mesma rede. Depois é só deixar a magia acontecer. Vejam abaixo o vídeo de setup do LogiFlow da Logitech.

YouTube video

 

Botões e personalização

Não há muitos botões no MX Anywhere 3, é bom que o os possamos personalizar a gosto. Existem apenas quatro botões principais: dois na lateral, um acima da roda de scroll e o clique da roda de scroll. Podem atribuir qualquer número de acções, mas vamos examinar suas funções padrão primeiro.

Análise Logitech MX Anywhere 3: O melhor mouse compacto sem fio 8

Como mencionado anteriormente, o botão superior é usado para alternar a roda de scroll entre os modos Ratchet e Free-Spin. Clicar na roda de scroll funciona como um botão do meio (para abrir uma nova Tab ao pressionar um link), Os dois botões laterais são padronizados para os controlos de avançar e voltar.

Análise Logitech MX Anywhere 3: O melhor mouse compacto sem fio 9

Podem programar os botões para fazer praticamente qualquer tarefa que possam imaginar, ao clicar com o botão direito e esquerdo ou ajustar o volume para aumentar o brilho de ecrã e iniciar a Cortana.

Análise Logitech MX Anywhere 3: O melhor mouse compacto sem fio 10

A Logitech já fez parte do trabalho para o utilizador pré-programar botões com base no software que usamos. Por exemplo, quando abrimos o Microsoft Word, os botões laterais mudam magicamente de avançar / voltar para desfazer / refazer. Quando abrimos o Zoom, o botão muda para ativar / desativar o som e iniciar / parar o vídeo. Só espectacular!

Desempenho Logitech MX Anywhere 3

O MX Anywhere 3 funcionou em todas as superfícies em que o experimentei. O que a Logitech chama de sensor Anywhere, que usa Darkfield Laser Tracking para fazer um mapa da superfície em que o mouse desliza.

Tal como o MX Master 3, o sensor do MX Anywhere 3 vai até 4000 DPI, começa em 200 e aumenta em incrementos de 50 DPI. Não há um botão DPI dedicado no mouse, mas podem atribuir aos dois botões laterais a função para alterar a sensibilidade do cursor.

Análise Logitech MX Anywhere 3: O melhor mouse compacto sem fio 11

Embora 4000 DPI seja baixo para um mouse de jogos , é bastante rápido para um mouse direcionado para a produtividade.

Duração da bateria Logitech MX Anywhere 3

A Logitech avalia a vida da bateria do MX Anywhere 3 em 70 horas. Não usei o mouse tempo suficiente para testar essa afirmação, mas cerca de 20 horas de uso consomem apenas uma das três barras de status da bateria.

Análise Logitech MX Anywhere 3: O melhor mouse compacto sem fio 7

O MX Anywhere 3 carrega através de uma porta USB-C na frente do mouse. A Logitech afirma que uma carga de 3 minutos pode fornecer um dia inteiro de uso (dependendo do uso), enquanto uma carga de 60 segundos permite 3 horas de uso.

Um pequeno indicador LED na parte superior do mouse mostra o status da bateria: verde para carga de 10% a 100%, vermelho para carga de 10% ou menos ou verde intermitente durante o carregamento.

Conclusão

O MX Anywhere 3 da Logitech é um pequeno mas fantástico mouse. Mas antes de tomarem a decisão de compra tenham em atenção que o tamanho compacto não é para todos,  aqueles com mãos maiores devem considerar o MX Master 3 que custa um pouco mais, mas partilha muitos dos mesmos recursos. Isso não quer dizer que o Anywhere 3 não tenha o seu lugar.

O MX 3 Anywhere combina um formato elegante e materiais premium com recursos robustos que se tornam ainda mais úteis pelo software de personalização. A roda de scroll de aço com os seus modos duplos e suporte de rolagem horizontal é uma revelação para os utilizadores que navegam em folhas de Excel sem fim. A capacidade ligar-se simultaneamente a até três dispositivos facilita a passagem de um computador para o outro.

Análise Logitech MX Anywhere 3: O melhor mouse compacto sem fio 3

A única hesitação em recomendar este mouse é o quão próximo o preço está do MX Master 3, que oferece mais botões programáveis por cerca de mais 20€. Se querem os mesmos recursos de produtividade num formato compacto, então sim escolham o MX Anywhere 3.

Selo de recomendação AndroidGeek

Análise Logitech MX Anywhere 3: O melhor mouse compacto sem fio 14

Escolha AndroidGeek

O produto / serviço analisado neste artigo mostra-se excelente na relação qualidade preço. Uma análise com a Designação "Escolha AndroidGeek" é a garantia que o produto/serviço em questão tem a melhor relação Valor VS Benefício.  
 
83%
Pequeno grande Mouse

Logitech MX 3 Anywhere

O MX 3 Anywhere combina um formato elegante e materiais premium com recursos robustos que se tornam ainda mais úteis pelo software de personalização. A roda de scroll de aço com os seus modos duplos e suporte de rolagem horizontal é uma revelação para os utilizadores que navegam em folhas de de Excel sem fim. A capacidade de ligar-se simultaneamente a até três dispositivos facilita a passagem de um computador para o outro.

  • Design
  • Autonomia
  • Personalização
  • Desempenho

A única hesitação em recomendar este mouse é o quão próximo o preço está do MX Master 3, que oferece mais botões programáveis por cerca de mais 20€. Se querem os mesmos recursos de produtividade num formato compacto, então sim escolham o MX Anywhere 3.

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!