Android Geek
O maior site de Android em Português

Análise iRobot Genius Home Intelligence. Agora sim o céu é o limite

Posso dizer sem receio de mentir que a qualidade de vida do meu agregado familiar mudou para melhor com a presença de equipamentos Roomba iRobot. A verdade é que são peças de engenharia impressionante que são muito eficientes em limpar e aspirar e que no caso do iRobot i7+ nem sequer requer qualquer intervenção humana (despeja-se sozinho).

Desde que tivemos a oportunidade de mergulhar nas ofertas da iRobot que a nossa vida doméstica não mais foi a mesma. Posso dizer sem receio de mentir que a qualidade de vida do meu agregado familiar mudou para melhor com a presença de equipamentos Roomba iRobot. A verdade é que são peças de engenharia impressionante que são muito eficientes em limpar e aspirar e que no caso do iRobot i7+ nem sequer requer qualquer intervenção humana (despeja-se sozinho).

Análise iRobot Genius Home Intelligence. Agora sim o céu é o limite 1

Apesar de ser um confesso fã deste tipo de tecnologia e dos produtos da Roomba iRobot, a verdade é que no meu entender estes equipamentos já eram tão inteligentes quanto poderiam ser. Eles já limpam eficientemente, eles já conhecem os espaços, eles interrompem para ir carregar se for necessário e retomam de onde deixaram. Enfim, melhor era impossível, certo? Errado.

iRobot Genius Home Intelligence

A iRobot líder em robots de consumo, fez algo que é quase contra o rumo do mercado actual. Ao invés de lançar novos produtos mais inteligentes e funcionais, a iRobot apostou em trazer melhorias para tanto novos como existentes robots inteligentes da marca com o seu iRobot Genius Home Intelligence.

Análise iRobot Genius Home Intelligence. Agora sim o céu é o limite 2

O iRobot Genius oferece aos utilizadores um nível de personalização e de controlo sem paralelo sobre os robots de limpeza, tendo em consideração as características únicas das suas casas, agendamentos, as suas preferências de limpeza e as integrações com outros sistemas domésticos inteligentes. Eu estava errado, era possível ser melhor e a iRobot conseguiu.

 

“Com um foco estratégico maior no software e nas experiências digitais, a iRobot continua a diferenciar-se pelo desenvolvimento de tecnologias inteligentes que libertam os consumidores da limpeza diária enquanto estão em casa, ou mesmo a trabalhar” explica Colin Angle, chairman e CEO da iRobot.

A interface para o iRobot Genius é a aplicação iRobot Home que foi redesenhada e que, leva os utilizadores a evoluírem de uma aplicação de controlo básico, para lhes proporcionar um centro de controlo e de comandos personalizados e de fácil utilização na limpeza doméstica. A aplicação, que funciona com todos os produtos da iRobot com ligação Wi-Fi, permite a limpeza baseada nos hábitos e nas preferências pessoais do utilizador possibilitando uma experiência de utilização mais inteligente e eficiente. Ela proporciona também mais detalhes sobre o desempenho de limpeza dos robots.

iRobot Home
iRobot Home
Developer: iRobot
Price: Free
  • iRobot Home Screenshot
  • iRobot Home Screenshot
  • iRobot Home Screenshot
  • iRobot Home Screenshot
  • iRobot Home Screenshot
  • iRobot Home Screenshot
  • iRobot Home Screenshot

Já vamos mergulhar em detalhe nas novidades, mas antes disso queria partilhar convosco a motivação da iRobot em pensar e concretizar estas alterações. Segundo o Colin Angle que é o CEO da iRobot “A inteligência robótica deve libertar-se dos limites da autonomia e tornar-se num verdadeiro parceiro de limpeza”. “A inteligência dos nossos robots é personalizada e responde aos hábitos e às preferências do utilizador dando-lhes maior controlo sobre quando, como e onde limpam os seus robots. O iRobot Genius liberta todo o potencial dos nossos produtos conectados permitindo-lhes fazerem mais a partir deste momento e ficarem ainda mais inteligentes ao longo do tempo através das atualizações over-the-air.”

Limpa onde nós precisamos

Através da aplicação iRobot Home ou através do Google Assistant integrado com o IFTTT já era possível pedir ao nosso Roomba para limpar uma divisão específica a determinado momento, por exemplo pedir para limpar a cozinha depois de uma sessão de culinária. Agora temos a possibilidade de definir zonas de limpeza adicionais dentro de cada divisão. Por exemplo se depois das refeições a zona da mesa de jantar fica sempre suja de migalhas e outros detritos, pode ser conveniente definir essa zona como zona de limpeza. Desta forma podemos pedir ou agendar para que o nosso Roomba limpe essa zona específica quando necessário.

Análise iRobot Genius Home Intelligence. Agora sim o céu é o limite 3

Com esta nova funcionalidade podemos pedir ao nosso robot para limpar a sujidade e o lixo onde eles estão com a precisão das Zonas a Limpar. Isto é possivel devido à inteligência artificial de última geração presente nos robots de limpeza Roomba i7/i7+ e s9/s9+ e o robot esfregona Braava jet m6 que usam machine learning para detetarem automaticamente e sugerirem proativamente Zonas de Limpeza à volta de objetos específicos como sofás, mesas e balcões de cozinha. Os utilizadores podem também personalizar o seu mapa inteligente designando com precisão a sua própria Limpeza por Objeto. Isto permite uma limpeza direcionada em áreas específicas ou à volta de objetos onde habitualmente se junta mais lixo e sujidade. Basta usar a aplicação ou falar com um dispositivo com assistente por voz – “Roomba limpa à volta do sofá” e o Roomba saberá exatamente onde deve de ir.

Limpar quando é necessário

Com o iRobot Genius, os robots aspiradores Roomba e o robot esfregona Braava vão entender as nossas rotinas de limpeza preferidas para oferecer novas funcionalidades. Ainda que na aplicação IFTTT a criatividade seja o limite, de momento a integração com outros produtos ainda é algo limitada, ou melhor, os equipamentos compatíveis não têm grande expressão no território nacional.

Análise iRobot Genius Home Intelligence. Agora sim o céu é o limite 4

• Automatizações baseadas em eventos que permitem que o robot saiba qual é a melhor altura para iniciar ou parar a limpeza com base em comandos definidos pelo utilizador. Quer esteja a sair para o trabalho ou para uma caminhada, a aplicação iRobot Home pode usar serviços baseados em localização como o Life360 ou receber instruções de dispositivos domésticos inteligentes como o August Smart Lock para saber quando está fora e então começar a limpar.

Análise iRobot Genius Home Intelligence. Agora sim o céu é o limite 5

Do mesmo modo, o robot pode parar a limpeza quando regressar. Estas automatizações podem ser configuradas diretamente na aplicação iRobot Home, um recurso exclusivo para os clientes iRobot e que é alimentado pelo iRobot Genius e IFTTT Connect. Isto significa que os utilizadores podem integrar facilmente os produtos da iRobot com conetividade Wi-Fi com outros dispositivos e serviços domésticos com conetividade como termostatos e fechaduras inteligentes sem terem de sair da aplicação iRobot Home.

• Recomendação de agendamento de limpezas baseadas nos padrões de limpeza mais comuns dos utilizadores, como limpezas nas manhãs de segunda-feira. Os robots aspiradores Roomba i7/i7+ e s9/s9+ e o robot esfregona Braava jet m6 podem também fornecer recomendações específicas para divisões, como por exemplo, aspirar a sala de estar nas noites de sexta-feira ou a sala de jantar e a cozinha após as refeições.

O meu Roomba i7+ chama-se "Ivan" por que a minha gata acha que é terrível!
O meu Roomba i7+ chama-se "Ivan" por que a minha gata acha que é terrível!

• Favoritos permitem que os utilizadores criem e acedam rapidamente às suas próprias rotinas de limpeza pré-definidas. Crie favoritos como “Depois do Jantar” que dá instruções ao robot para limpar a sala de jantar e na frente do balcão da cozinha”. Ou então “Hora de Dormir” para limpar o chão do quarto e da sala de estar. Ou simplesmente “Em todo o lado” para limpar a casa toda.

Limpar como queremos

Os robots aspiradores Roomba com conexão Wi-Fi e o robot esfregona irão ficar mais inteligentes ao longo do tempo, conhecendo as suas preferências de limpeza de modo a perceberem como quer a sua casa limpa. A sua nova inteligência também significa que os produtos iRobot podem ir para além da programação básica para desbloquear novas integrações poderosas com dispositivos domésticos inteligentes e baseados em localização. Estes equipamentos ficaram realmente inteligentes, e no meu caso tenho um aglmerado de fios electricos junto ao móvel da televisão e o iRobot i7+ sugeriu evitar esta localização para prever ficar preso. Isto é incrível!

• Zonas Interditas Recomendadas vão para lá da criação manual de Zonas Interditas. Os robots aspiradores Roomba i7/i7+ e s9/s9+ e o robot esfregona Braava jet m6 podem aprender automaticamente a evitar zonas problemáticas e recomendar ao utilizador Zonas Interditas específicas.

• Recomendações Sazonais oferecem sugestões personalizadas para programar limpezas automaticamente ou sugerir horários em que a casa possa precisar de uma limpeza mais frequente – por exemplo nas épocas da mudança de pelo dos animais de estimação ou em épocas de alergias.

As experiências de limpeza personalizadas com o iRobot Genius Home Intelligence e através da nova aplicação iRobot Home estarão disponíveis para os clientes de todo o mundo através de uma atualização de software que iniciou no dia 25 de Agosto.

Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!