Análise Huawei Pura 70 Ultra – Adivinha quem voltou?

Nesta análise, vamos explorar em detalhes estas pequenas diferenças e analisar se o Pura 70 Ultra justifica o investimento extra em comparação com o já impressionante Pura 70 Pro. Abordaremos aspectos como design, desempenho, qualidade das câmaras, duração da bateria e outras funcionalidades que podem influenciar a vossa decisão de compra.

Há algumas semanas, tive a oportunidade de experimentar a nova série Pura 70 da Huawei. Mais concretamente, testei o Huawei Pura 70 Pro e fiquei muito impressionado com as capacidades deste smartphone topo de gama, especialmente no que diz respeito às câmaras. Se quiserem ler as nossas impressões sobre este telefone, podem fazê-lo aqui. Além do Huawei Pura 70 Pro, também tive a chance de experimentar agora nas últimas semanas o Huawei Pura 70 Ultra, o modelo com especificações mais altas da série.

Análise Huawei Pura 70 Ultra - Adivinha quem voltou? 1

A pergunta que muitos irão fazer é, vale a pena optar pelo Pura 70 Ultra em vez do Pura 70 Pro? A maioria das pessoas já ficou impressionada com o desempenho do Pura 70 Pro, mas existem algumas diferenças significativas entre os dois modelos, especialmente no que diz respeito às câmaras e à bateria. O Pura 70 Ultra promete uma experiência superior, com melhorias notáveis na qualidade das câmaras, que agora incluem um sensor maior e novas funcionalidades de IA para capturar imagens de alta qualidade em diversas condições de iluminação. Além disso, a bateria do Pura 70 Ultra também recebeu melhorias, oferecendo maior durabilidade e opções de carregamento mais rápidas.

Nesta análise, vamos explorar em detalhes estas pequenas diferenças e analisar se o Pura 70 Ultra justifica o investimento extra em comparação com o já impressionante Pura 70 Pro. Abordaremos aspectos como design, desempenho, qualidade das câmaras, duração da bateria e outras funcionalidades que podem influenciar a vossa decisão de compra. Se vocês estão em dúvida sobre qual modelo escolher, continuem a ler para descobrir qual o smartphone da série Pura 70, melhor atende às vossas necessidades e expectativas.

Design e Construção

Em termos de design, o Pura 70 Ultra adota a nova linguagem de design da Huawei para o seu smartphone topo de gama. Ele apresenta um módulo de câmaras redesenhado com um design triangular. A única diferença perceptível é a adição de um entalhe com o logotipo XMAGE na parte inferior.

Análise Huawei Pura 70 Ultra - Adivinha quem voltou? 6

Então, basicamente é tudo igual, certo? Mas se vocês olharem para o layout da câmara, vão notar que difere do Pura 70 Pro. Especificamente, a câmara principal não está no topo. Em vez disso, está localizada ao centro, e há uma boa razão para isto. A lente principal estende-se quando vocês abrem a câmara e apresenta um anel vermelho ao seu redor. Com isto, já dá para ver que há muito mais reservado quando se trata da câmara do Pura 70 Ultra, mas falaremos mais sobre isso mais tarde.

O restante painel traseiro também é diferente. O Pura 70 Ultra não tem um painel traseiro de vidro completo como os outros telefones da série Pura 70. Em vez disso, ele possui um design traseiro de couro com padrões em X.

Análise Huawei Pura 70 Ultra - Adivinha quem voltou? 7

Incluído com o telefone, também há uma capa plástica. Não é a capa de gel transparente a que estamos habituados em outros modelos, tal como tinha referido na análise do Pura 70 Pro, mas sim um design que combina com a cor do Huawei Pura 70 Ultra. Não tem os mesmos padrões em X, mas sim o novo logotipo de design “Pura”. Com isto, vocês não escondem o belo estilo do painel traseiro do telefone.

Mas o que vocês acham do design traseiro em couro? Gostam mais do que o painel de vidro do Pura 70 Pro que testei anteriormente? Eu pessoalmente prefiro a traseira como esta, até porque torna o smartphone menos escorregadio nas mãos, e assim menos propício a quedas.

Mas além do painel traseiro diferente e do layout da câmara, a construção e o layout do telefone são os mesmos. A estrutura ainda é feita de alumínio, que parece muito resistente, mas não é a mais resistente a manchas.

Os botões de volume e de energia estão localizados no lado direito, enquanto o lado esquerdo do telefone permanece limpo. Na parte inferior, vocês encontram a porta USB-C, o altifalante e a slot para cartão SIM duplo. No topo, vocês encontram o outro altifalante juntamente com um microfone secundário.

No geral, eu gosto do design do Pura 70 Ultra. Ele ainda é muito agradável de segurar na mão, e vocês sentem o apelo de um topo de gama, premium. Ele é um pouco pesado, 226g, e vocês poderão notar o seu peso depois de algum tempo com ele na mão, mas pessoalmente eu sempre preferi smartphones mais pesados.

Ecrã e Multimédia

Agora depois de falarmos sobre a traseira, vamos virar o Pura 70 Ultra e somos saudados por um ecrã de 6,8 polegadas. O ecrã usa um display LTPO OLED com uma taxa de atualização adaptativa de 120Hz e resolução de 2844×1260. Agora, se estes números vos soam familiares, é porque são os mesmos usados no Pura 70 Pro.

Com isto, o ecrã do Pura 70 Ultra também é muito bom. Seja no YouTube ou na Netflix, vocês podem realmente desfrutar de assistir conteúdo neste telefone. As cores são bastante vivas, e os utilizadores também podem ajustar as cores ao seu gosto nas configurações.

Análise Huawei Pura 70 Ultra - Adivinha quem voltou? 17

De mencionar que é bastante brilhante também, facilitando o uso do telefone sob o sol. Ele apresenta um brilho máximo de 2500 nits. Em uso, podemos ver claramente tudo no ecrã quando estamos fora de casa, nos dias mais quentes e de sol brilhante, no verão. Além disso não há necessidade de nos preocuparmos em deixá-lo cair, pois ele é protegido pelo Crystal Armour Kunlun Glass. Claro que não é literalmente assim, mas a Huawei já demonstrou várias vezes que o seu vidro de proteção é claramente superior a todos os outros. Agora não é necessário sermos desleixados com um equipamento deste preço, não é?

Com a taxa de atualização de 120Hz, os gamers irão gostar de jogar neste telefone. Há uma animação suave por todo lado, mas mais sobre jogos mais tarde.

Análise Huawei Pura 70 Ultra - Adivinha quem voltou? 18

Em termos de áudio, o Pura 70 Ultra vem com altifalantes estéreo duplos, que soam otimamente. Em comparação com o Pura 70 Pro que testei anteriormente, eles soam basicamente iguais, o que sugere que a Huawei usou o mesmo sistema. Obtemos um palco sonoro decente com um bom grave. Os médios são claros também, tornando-o ótimo como uma coluna portátil. Assim desta forma é possível imergir-nos totalmente enquanto assistimos às nossas séries favoritas neste telefone.

Câmara

Esta é claramente a minha funcionalidade favorita do Huawei Pura 70 Ultra, ou seja, as suas câmaras. Especificamente, a câmara traseira é facilmente uma das melhores no mercado de smartphones hoje. Em termos de especificações, o Pura 70 Ultra apresenta um sensor principal pop-out de 50MP com sensor de 1 polegada com OIS por deslocamento de sensor, uma câmara macro-telefoto de 50MP e uma ultra grande-angular de 40MP.

Análise Huawei Pura 70 Ultra - Adivinha quem voltou? 19

Os resultados das fotos falam por si. Vocês obtêm imagens muito nítidas em todos os aspectos, seja com zoom in ou out. Isto permite que capturem qualquer tipo de sujeito que desejem, seja em modo retrato, paisagem ou fotografia de rua. Os utilizadores podem até aproveitar o sistema XMAGE da Huawei para tornar as fotos mais vivas, simulando um pouco a saída de uma câmara profissional.

Como resultado, vocês podem obter imagens muito agradáveis em quase todas as condições de iluminação. Mesmo à noite ou com pouca luz, vocês podem capturar imagens incríveis. O algoritmo de IA do telefone faz um ótimo trabalho, e o sensor maior de 1 polegada definitivamente ajuda também. Existem vários modos de disparo que os utilizadores podem brincar também, mas pessoalmente deixei no modo de foto padrão. Apenas não se esqueçam de ativar a IA quando estiverem a fotografar.

Com a telefoto, vocês podem dar zoom até 100x. Embora, como devem calcular, a imagem fica um pouco desfocada neste ponto. Mas o zoom é incrível mesmo até 25x. Além disso, a nitidez e os detalhes começam a cair um pouco, e vocês vão notar o algoritmo de IA a funcionar. Funciona muito bem mesmo à noite, o que não é algo que vejamos frequentemente. Já que falamos no algoritmo de IA, a Huawei afirmou que a câmara do Pura 70 Ultra também pode capturar sujeitos em alta velocidade, e ainda assim sairão nítidos.

A câmara frontal usa um sensor de 13MP. É agradável e limpa, e vocês obtêm imagens nítidas especialmente quando há iluminação decente. Em termos de vídeo, os utilizadores podem gravar até 4K@60FPS, e vocês obtêm resultados semelhantes aos de quando estão a tirar fotos. A estabilização só funciona em 1080P@60FPS, mas parece haver alguma função de estabilização acontecendo mesmo em 4K. Com isto, vocês podem ter certeza de capturar alguns vídeos realmente agradáveis, seja para um vlog ou mais cinematográficos.

Vai gostar de saber:  Huawei: Da Proibição ao Triunfo - Yu Chengdong Reflete na Jornada da Huawei

Um dos meus recursos favoritos de vídeo é a função de câmara lenta. Além dos habituais 1080P@120FPS, o Pura 70 Ultra pode gravar até 1080P@960FPS para aqueles vídeos de super câmara lenta. No entanto, notei que vocês precisam de muito mais luz para obter um vídeo de câmara lenta de qualidade em 960FPS. Portanto, é melhor ser usado quando vocês estejam a filmar ao ar livre ou com algumas boas luzes de estúdio para trabalhar. O tempo para o vídeo de 960FPS é relativamente curto também, então vocês não podem filmar continuamente a esta taxa de quadros por muito tempo.

Desempenho

O Pura 70 Ultra pode ter uma ótima câmara, mas ele também tem um desempenho muito bom. No seu interior, ele corre o chipset Kirin 9010 da própria Huawei. O Pura 70 Ultra vem com 16GB de RAM e 512 GB ou 1TB de armazenamento, o que é muito. Ele pode lidar facilmente com as vossas tarefas diárias, que incluem navegar nas redes sociais, navegar na internet e assistir a vídeos. Mesmo com várias aplicações a correr em segundo plano, vocês não vão ver este telefone a ficar lento.

Como esperado, ele também corre jogos sem grandes problemas. Jogar jogos leves como FC24 ou Asphalt 9 é fácil para o Pura 70 Ultra. É a mesma história ao jogar títulos mais intensivos em gráficos, como Genshin Impact. Consegui maximizar as configurações gráficas neste telefone, e não experimentei quedas de taxa de quadros ou lentidão.

O que aconteceu foi que o telefone aqueceu ligeiramente quando eu estava a jogar Genshin Impact, mas não tão quente quanto outros telefones. Ele pareceu um pouco mais quente que o normal. Mas, isto não afetou minha jogabilidade.

Com 1TB de armazenamento à vossa disposição, vocês podem baixar todos as aplicações que puderem imaginar. Ao mesmo tempo, vocês têm mais do que espaço suficiente para o conteúdo e as memórias que irão capturar com as câmaras deste telefone.

Sistema Operativo, Apps e Interface

Se há um motivo pelo qual algumas pessoas podem não estar a considerar mudar para o novo Pura 70 Ultra, provavelmente é por causa do sistema operativo. Como o resto da série Pura 70, o Huawei Pura 70 Ultra roda a EMUI 14.2.

É um sistema operativo decente, que simula o Android muito bem. Na verdade, ele vem até com uma série de bloatware, semelhante ao bloatware que vocês encontram em smartphones Android hoje em dia. Há até anúncios que tocam quando você clica em algumas das aplicações, o que é bastante irritante. Mas fora isso, o principal problema é a falta de suporte do Google.

Análise Huawei Pura 70 Ultra - Adivinha quem voltou? 33

Anteriormente, vocês tinham que baixar o GBox e correr a maioria das aplicações por lá. No entanto, a Huawei AppGallery foi melhorada, o que é ótimo, permitindo que vocês baixem a maioria das aplicações que irão usar a partir de lá. Estas incluem Facebook, Instagram, X, TikTok e até mesmo várias aplicações do Google, como Gmail, Maps e Drive.

Como resultado, agora é mais fácil usar os telefones Huawei. No entanto, algumas aplicações podem exiger o uso do GBox, como o Genshin Impact, por exemplo. Mas além do bloatware, o EMUI foi ótimo de usar. Os recursos de atalho, como tirar capturas de ecrã e a experiência, são quase idênticos ao seu último telefone Android.

Existe um outro método de colocar os GMS a funcionar tal como anteriormente expliquei no Pura 70 Pro, embora não seja um método fácil para todos os utilizadores de Android. Ainda é possível um workaround sobre este tema, mas isso é outra história.

Há recursos de IA que vocês podem aproveitar, como controle por gestos, que é um pouco difícil de usar, mas funciona. Ao mesmo tempo, temas interativos, que são uma ótima maneira de passar o tempo se vocês estiverem realmente aborrecidos.

Bateria e Conectividade

A equipar o Huawei Pura 70 Ultra está uma bateria de 5200mAh. Apesar de ser apenas um pouco maior que o usual, a bateria dura o dia inteiro, mesmo se estiverem fora a filmar ou a tirar fotografias. Para referência, ainda tinha cerca de 40% a 50% de bateria restante, apesar de alguns dias ter tirado muitas fotografias e vídeos. Ao mesmo tempo, também estava a ouvir música, assistir vídeos e navegar nas redes sociais.

Quando vocês realmente estiverem com pouca bateria, há vários modos de poupança de energia disponíveis para estender a vida útil da bateria. Se um amigo precisar carregar o telefone, vocês podem até ligar a carga reversa sem fio ou usar o Pura 70 Ultra como carregador conectando um cabo USB-C.

Análise Huawei Pura 70 Ultra - Adivinha quem voltou? 34

Também não leva muito tempo para recarregarem o Pura 70 Ultra. Vocês obtêm 100W de carregamento rápido com fio quando usam o carregador e o cabo fornecidos na caixa. Vale a pena mencionar que o carregador que vem com o Pura 70 Ultra possui uma porta USB-C e uma porta USB-A.

Curiosamente, não há conectividade 5G para este telefone aqui em Portugal, e os utilizadores estarão limitados ao 4G. Enquanto que na China, o Pura 70 tem 5G. É uma pena, já que este é um modelo topo de gama, mas não tem 5G, o que pode ser um problema para alguns utilizadores. Outros recursos de conectividade são o padrão. Estes incluem Wi-Fi 6, Bluetooth 5.2, GPS e NFC, para citar alguns.

Especificações Completas do Huawei Pura 70 Ultra:

  • Ecrã LTPO OLED de 6,8 polegadas FHD+ @ 2844×1260 pixels, 460ppi, taxa de atualização de 120Hz
  • Vidro Crystal Armour Kunlun
  • Chipset Kirin 9010 7nm
  • 1x 2,3GHz + 3x 2,18GHz + 4x 1,55GHz
  • 16GB de RAM
  • 512GB, 1TB de armazenamento interno
  • Câmara principal retrátil super-concentrada de 50MP f/1.6-4.0, sensor de 1 polegada
  • Câmara ultra grande-angular de 40MP f/2.2
  • Câmara macro telefoto super-concentrada de 50MP f/2.1, OIS
  • Zoom óptico de 3,5x, zoom digital de 100x
  • 4K @ 30fps, 1080p @ 960fps
  • Flash LED
  • Câmara frontal ultra grande-angular de 13MP f/2.4
  • 4K @ 30fps
  • Dual SIM
  • WiFi 802.11a/b/g/n/ac/ax
  • Bluetooth 5.2
  • NFC
  • GPS
  • USB Tipo-C, USB 3.1 Gen 1
  • Resistência à poeira e água IP68
  • Bateria Li-Ion de 5200mAh, carregamento com fio de 100W, carregamento sem fio de 80W, carregamento reverso com fio de 18W e sem fio de 20W
  • EMUI 14.2
  • 162,6mm x 75,1mm x 8,4mm (dimensões)
  • 226 gramas (peso)
  • Cores – Preto, Marrom, Verde

Conclusão

No geral, o Huawei Pura 70 Ultra é um ótimo telefone, especialmente se vocês gostam de gravar conteúdo, seja através de fotos ou vídeos com um impressionante conjunto de câmaras. Vocês têm um ecrã igualmente bonito para rever tudo o que capturam. Quando não estiverem a usar as câmaras, podem usar o telefone para jogar os seus jogos favoritos, assistir a vídeos ou navegar na internet sem se preocuparem com problemas de desempenho. Devo mencionar que ele também é incrivelmente bonito e tem uma forte duração de bateria com capacidades de carregamento rápido.

A única desvantagem é que vocês não têm, é a conectividade 5G, e estará limitado apenas ao 4G LTE. Ao mesmo tempo, ainda há o problema da falta de suporte nativo do Google. Isto significa que algumas aplicações terão que ser executadas através do GBox ou os utilizadores terão que encontrar um APK semelhante na internet. Apesar de que existe agora uma alternativa para instalar os GMS diretamente sem ser necessário uma emulação, este método não sabemos por quanto tempo funcionará, e não será para todos os utilizadores.

Com um preço inicial de 1499 euros para a variante de 16GB+512GB, é muito dinheiro, especialmente para um telefone que não tem Google ou conectividade 5G. Mas se vocês conseguirem ignorar estas desvantagens, não irão arrepender-se.

O que acharam do Huawei Pura 70 Ultra? Dos dois modelos da série Pura 70, qual seria a vossa escolha?

 

 

95%
Incrível

O Regresso do Rei da Fotografia

No geral, o Huawei Pura 70 Ultra é um ótimo telefone, especialmente se vocês gostam de gravar conteúdo, seja através de fotos ou vídeos com um impressionante conjunto de câmaras. Vocês têm um ecrã igualmente bonito para rever tudo o que capturam.

  • Máquina Fotográfica

A única desvantagem é que vocês não têm, é a conectividade 5G, e estará limitado apenas ao 4G LTE. Ao mesmo tempo, ainda há o problema da falta de suporte nativo do Google. Isto significa que algumas aplicações terão que ser executadas através do GBox ou os utilizadores terão que encontrar um APK semelhante na internet.

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!