Análise Huawei Pura 70 Pro – O Rei da Fotografia está de volta

O Huawei Pura 70 Pro faz parte do lema da marca “Fashion Forward”, que dá importância a designs que os utilizadores terão orgulho em exibir e que possivelmente se alinham ao seu estilo. Isto é evidente com o módulo de câmaras único na parte traseira.

Saudades de quando a Huawei nos brindava com equipamentos incríveis e interessantes? Pois bem, estão de volta!

Introdução

A série principal Huawei P era conhecida por ter algumas das melhores câmaras no mundo dos telemóveis. Mesmo com a mudança de nome para Pura, a Huawei continua a proporcionar uma experiência fotográfica de topo, como sempre, superando a versão anterior.

Assim, sem surpresa, o Pura 70 Ultra foi reconhecido como um dos melhores telemóveis com câmara do mercado pelo DxOMark. Hoje, vamos analisar o seu irmão, o Huawei Pura 70 Pro. Vamos ver o desempenho das câmaras deste dispositivo e, claro, verificar o desempenho dos outros componentes para avaliar se vale o seu tempo e dinheiro. Portanto, sem mais demoras, aqui está a nossa análise completa do Huawei Pura 70 Pro.

Análise Huawei Pura 70 Pro - O Rei da Fotografia está de volta 1

Especificações do Huawei Pura 70 Pro

  • EMUI 14.2
  • Dual SIM, Dual standby
  • Ecrã LTPO OLED de 6,8 polegadas 1.2K, resolução de 2844 x 1260 pixels, 460ppi
  • Taxa de atualização de 120Hz, HDR, brilho máximo de 2500 nits
  • Vidro Kunlun 2
  • Processador octa-core Kirin 9010 de 2,3GHz
  • 12GB de RAM
  • 512GB de armazenamento interno, não expansível
  • Câmara frontal ultra grande angular de 13 megapixels
  • Câmaras traseiras de 50 megapixels (f/1.4-f/4.0, PDAF, OIS) + 48 megapixels (telefoto 3.5x, OIS) + 12,5 megapixels (ultra grande angular), flash LED
  • Resistência à poeira e à água IP68
  • Scanner de impressões digitais sob o ecrã, desbloqueio facial
  • Altifalantes estéreo
  • Sem entrada para auscultadores
  • HSPA+, 4G LTE
  • WiFi 6, dual-band
  • Bluetooth 5.2
  • GPS dual-band, GLONASS, GALILEU, QZSS, Navic, BDS
  • NFC
  • USB-C
  • Dimensões: 162,6 x 75,1 x 8,4mm
  • Peso: 220g
  • Cores: Branco, Preto
  • Bateria não removível de 5,050mAh, carregamento com fios de 100W, carregamento sem fios de 80W, carregamento sem fios reverso de 20W

Qualidade de Design e Construção

O Huawei Pura 70 Pro faz parte do lema da marca “Fashion Forward”, que dá importância a designs que os utilizadores terão orgulho em exibir e que possivelmente se alinham ao seu estilo. Isto é evidente com o módulo de câmaras único na parte traseira. Tem um módulo de câmaras triangular na parte traseira, o que o destaca e torna único. Segundo a Huawei, esta baseia-se no Triângulo de Penrose e é idêntica à letra “P”, que significa “Possível”. Honestamente, não vejo o “P” nela, mas esta é a explicação oficial da marca.

Análise Huawei Pura 70 Pro - O Rei da Fotografia está de volta 2

O grande vidro no meio segura a lente telefoto estilo periscópio. A câmara principal fica na parte inferior, enquanto a ultra grande angular está no topo. Há um flash ao lado da lente telefoto, bem como a marca XMAGE da Huawei. Infelizmente, o Pro está disponível apenas em duas cores que podem parecer aborrecidas ou elegantes, dependendo da perspetiva de cada utilizador. Isto pode ser uma tática da Huawei para levar-nos a optar pelo mais caro e atraente Pura 70 Ultra. Dito isto, o smartphone é vendido na variante branca e na unidade que eu recebi, preta, que tem uma textura, e que não é brilhante. O bom disto é que a superfície mantém-se limpa de marcas de dedos e manchas.

A capa transparente que vem na caixa é feita de um material acrílico. Dá uma proteção decente, prendendo-se nos quatro cantos do dispositivo. Também se projeta o suficiente para que o ecrã não toque em nenhuma superfície quando cai virado para baixo. Infelizmente, os lados não estão suficientemente protegidos, mas permite-lhe apreciar melhor o ecrã curvo. Eu, pessoalmente, teria preferido uma capa que envolvesse todo o dispositivo, nem que fosse a mais básica de silicone, tal como antigamente vinha nos equipamentos da marca.

Análise Huawei Pura 70 Pro - O Rei da Fotografia está de volta 3

O Huawei Pura 70 Pro também tem uma estrutura metálica brilhante. Tal como o ecrã, é curva, por isso sente-se bem nas mãos. Além disso, a estrutura geral parece realmente robusta e sólida, tal como as anteriores séries P. A Huawei também destaca o vidro Kunlun de segunda geração. De acordo com a marca, tem 100% mais resistência a quedas do que o vidro de primeira geração. 

Fazendo uma tour pela parte frontal, há um ecrã curvo LTPO OLED de 6,8 polegadas. Tem molduras ultra finas e uniformes e um orifício para a câmara selfie, resultando numa alta relação ecrã-corpo. O lado esquerdo está limpo, enquanto o direito tem os controlos de volume e um botão de bloqueio/energia com uma pintura vermelha distinta. É um pequeno detalhe, mas pessoalmente eu gosto. Os botões são suaves ao pressionar, mas ainda clicáveis.

Análise Huawei Pura 70 Pro - O Rei da Fotografia está de volta 4

Na parte superior, há o emissor de IR e o microfone de isolamento de ruído, enquanto na parte inferior há a porta USB-C, o altifalante e a bandeja SIM para dois cartões nano SIM. Como esperado, não há slot para microSD aqui. No geral, o Huawei Pura 70 Pro é um smartphone bem desenhado e bem construído, tal como a maioria dos topos de gama no mercado. Mas deixar a nota que devido à sua construção de vidro e corpo curvo, o smartphone é extremamente escorregadio, e propenso a ter uma viagem ao chão, se não tivermos o cuidado redobrado com ele.

Qualidade de Ecrã e Som

O Huawei Pura 70 Pro tem um ecrã LTPO OLED de 6,8 polegadas com uma resolução de 2844 x 1260 pixels, 460ppi, HDR Vivid com brilho máximo de 2500 nits e taxa de atualização adaptativa de 1-120Hz.

Análise Huawei Pura 70 Pro - O Rei da Fotografia está de volta 5

Podemos  ajustar o modo de cor e a temperatura da cor. Além disso, podemos definir a resolução para Alta para que funcione na resolução nativa, Baixa para ficar em 1896 x 840 para um desempenho mais suave e menor consumo de bateria, ou manter a Resolução Inteligente, a configuração padrão para permitir que o sistema alterne inteligentemente entre as duas resoluções para melhor eficiência. A qualidade do ecrã é excelente. Como esperado, as cores destacam-se e o contraste é realmente profundo. O brilho do ecrã é suficiente para uso ao ar livre. Os altifalantes estéreo foram impressionantes. São altos, têm boa separação estéreo e têm uma clareza agradável com agudos nítidos e baixos profundos.

Hardware e Desempenho

O Huawei Pura 70 Pro é equipado com um processador octa-core Kirin 9010 de 2,3GHz, 12GB de RAM e 512GB de armazenamento interno não expansível. Complementando este conjunto, a GPU Maleoon 910 proporciona suporte gráfico. Entretanto, uma limitação significativa é a falta de conectividade 5G em Portugal, o que é decepcionante considerando o preço premium do dispositivo.

Análise Huawei Pura 70 Pro - O Rei da Fotografia está de volta 6

Nos testes de benchmarks sintéticos, o Pura 70 Pro apresentou um desempenho inferior em comparação com outros modelos de ponta disponíveis no mercado atualmente. No AnTuTu Benchmark, o dispositivo obteve uma pontuação inferior a 1 milhão, enquanto que os seus concorrentes equipados com processadores Qualcomm ultrapassam a marca de 1,6 milhões.

Apesar disso, no uso cotidiano, o Pura 70 Pro oferece uma experiência de utilizador excelente, como se espera de um topo de gama em 2024. As aplicações abrem rapidamente, a captura de fotos é instantânea, a troca entre apps é fluida e a interface do utilizador se mantém muito responsiva. Este desempenho ágil no mundo real assegura que, mesmo com pontuações de benchmark abaixo do esperado, o smartphone não decepciona em termos de uso diário. 

Para os jogadores mais intensos, este não é o smartphone para vocês, mas para o utilizador que joga o seu jogo habitual, o smartphone comporta-se bem. Apenas para aqueles jogos mais intensos que puxem pelo SOC, o Kirin devido a algumas limitações no seu processo de fabricação, tem algumas dificuldades.

Software e Interface de Utilizador

O Huawei Pura 70 Pro corre a EMUI 14. Como provavelmente já sabem, no entanto falta-lhe os Serviços Móveis Google (GMS) oficiais. A Huawei tem vindo a construir lentamente alternativas para ser sustentável mesmo sem o Google. Ainda assim, temos de gostar realmente do hardware da Huawei para estar bem com as limitações de software. Para quem não sabe, a falta de GMS significa que não há uma forma oficial de descarregar aplicações Google como YouTube, Gmail, Keep e mais, pois falta-lhe a Google Play Store.

No entanto, a Huawei AppGallery e a Petal Search podem mostrar sugestões de fontes de terceiros e permitem descarregar facilmente aplicações Google. Uma vez a funcionar, aplicações como o YouTube funcionam bem com os serviços microG integrados como substituto. Também usei o APKPure para descarregar aplicações e atualizá-las. Todos estes métodos funcionam bem, mas, novamente, tem de gostar realmente da Huawei para estar bem com isso, considerando que quase toda a concorrência oferece downloads e atualizações de aplicações mais simples graças à Google Play Store integrada.

Portanto, se conseguir ultrapassar essas limitações, está em boas mãos com a EMUI. Na verdade, tem melhorado bastante desde que os telemóveis Huawei perderam o GMS, e não irá demorar muito até que o software da Huawei se torne uma alternativa mais aceitável ao Google. Existem algumas soluções alternativas, mas que poderão não agradar a todos os utilizadores, mas é possível dar à volta a esta situação e instalar os GMS, mas nem tudo funcionará como de raiz, irá sempre faltar algo , pois nem tudo funcionará a 100%. 

Análise Huawei Pura 70 Pro - O Rei da Fotografia está de volta 10

Dito isto, as principais áreas da interface são bastante familiares. O centro de controlo é semelhante a outros telemóveis Android que já conhecemos. Há também uma seção de pesquisa dedicada que proporciona acesso rápido às suas aplicações mais usadas, ver detalhes importantes como passos e tempo, e mostrar notícias relevantes.

A Huawei fez um ótimo trabalho em manter o bloatware ao mínimo. No entanto, acho o ecrã inicial um pouco desorganizado devido às aplicações que a Huawei sugere o download. O Huawei Share está presente como uma alternativa ao Nearby Share/Quick Share do Android. É uma ótima ferramenta para quem está imerso no ecossistema Huawei, pois pode facilmente partilhar imagens, vídeos e outros ficheiros entre dispositivos.

Análise Huawei Pura 70 Pro - O Rei da Fotografia está de volta 11

Outra funcionalidade de vários dispositivos é o Huawei Super Device. É um hub para todos os produtos Huawei que possui e permite geri-los facilmente. Pode também usar isto para, por exemplo, partilhar o ecrã do seu Pura 70 Pro com um portátil. As funcionalidades de personalização também são semelhantes ao Android. Podemos ajustar os temas, fontes, usar um desbloqueio de revista e personalizar os ícones das aplicações. Há também uma série de wallpapers AOD para escolher com diferentes estilos personalizáveis.

O scanner de impressões digitais funcionou rápido e com precisão, sem surpresas. Pode também escolher entre quatro estilos de animação diferentes se for muito exigente quanto ao visual. Também não tive problemas com o desbloqueio facial, que na verdade desbloqueia o dispositivo mais rápido que o scanner de impressões digitais devido à função Raise to Wake.

Além das biométricas, o Huawei Pura 70 Pro tem outras funcionalidades de segurança como um Cofre de Senhas, perfeito para quem sempre se esquece dos nomes de utilizador e senhas em diferentes contas online. O Cofre de Ficheiros também está presente para encriptar ficheiros importantes. Além disso, há uma funcionalidade abrangente de Localizar Dispositivo que pode localizar o telemóvel em caso de perda ou roubo, rastrear outros dispositivos e mais.

Vai gostar de saber:  HONOR 200 Series: a chegada de uma nova era no mundo dos smartphones

A Huawei também dá grande importância à privacidade. Por exemplo, podemos remover informações pessoais em imagens selecionadas, e entrar no Modo de Super Privacidade para bloquear instantaneamente todas as permissões. Podemos até ver as aplicações que usam mais permissões para aceder à sua localização, câmara, microfone e mais.

Se realmente quiser comprometer-se com o ecossistema Huawei, também podemos aprender a usar a Celia, a assistente própria da empresa. Testei-a e mostra um grande potencial, embora ainda prefira o Google Assistant e o Gemini. Para armazenamento, a Huawei mal ocupa espaço para o Sistema (11,34GB) e Outros Dados do Sistema (8,05GB). Com alguns jogos instalados e centenas de fotos e vídeos tirados, só consegui ocupar cerca de 20% do espaço de 512GB. Há também uma seção dedicada para gerir o armazenamento na nuvem.

Análise Huawei Pura 70 Pro - O Rei da Fotografia está de volta 12

O Huawei Health está presente, que gostei de usar enquanto estava a testar a nova Huawei Band 9. Proporciona uma visão abrangente e insights sobre as suas atividades diárias e treinos. Além disso, funciona com dispositivos iOS também. O Petal Maps também está presente. Funciona bem, mas definitivamente prefiro usar o Google Maps e Waze. O teclado padrão estava ok, mas mudei imediatamente para o Google Keyboard, pois era mais familiar. Claro, a aplicação de câmara é tão intuitiva como sempre. Foi bem desenhada para dar acesso fácil a uma série de funcionalidades de câmara que este dispositivo possui.

Câmaras

A série Huawei P sempre teve algumas das melhores câmaras em um smartphone. Eles continuam a fazê-lo, apesar da mudança de nome para Pura. No Huawei Pura 70 Pro, obtém uma câmara principal de 50 megapixels 1/1.3 polegadas com estabilização óptica de imagem e uma abertura variável de f/1.4-f/4.0. A abertura pode ficar realmente ampla para aqueles fundos desfocados, e pode diminuir para uma profundidade de campo mais subtil para fotos de grupo.

Análise Huawei Pura 70 Pro - O Rei da Fotografia está de volta 13

É acompanhada por uma lente telefoto estilo periscópio de 48 megapixels, que também tem OIS, e funciona como uma lente macro. Há também uma lente ultra grande angular de 12,5 megapixels e uma câmara ultra grande angular de 13 megapixels na frente. O Pura 70 Pro também tem o Huawei XD Motion Engine que combina duas imagens de movimento rápido para um resultado final mais claro, ótimo para fotos de ação, fotos dos seus animais de estimação, fotografia desportiva e mais.

Como esperado, a câmara principal de 50 megapixels tira fotos excepcionais durante o dia. Os detalhes são incrivelmente nítidos e ampliar após a captura revela nenhuma sobreprocessamento que geralmente vemos em outros telemóveis. As cores também são agradáveis, parecendo vibrantes o suficiente para serem atraentes enquanto ainda parecem naturais. Também gostei de como o alcance dinâmico foi tratado, pois os realces parecem claros enquanto as sombras estão presentes sem serem excessivamente brilhantes.

As fotos com pouca luz da câmara principal também são incríveis. Há quase nenhuma perda de detalhes e as cores ainda parecem de primeira qualidade. Poderia ter lidado melhor com o contraste em alguns cenários, mas ainda melhor do que a maioria da concorrência. A Huawei também incluiu três filtros XMAGE incorporados na aplicação de câmara. Existem os filtros Vivid e Bright se quisermos tornar as fotos mais vivas. Se quisermos ser artísticos, há o filtro Mono para alguma ação a preto e branco. Os filtros, na minha opinião, parecem melhores do que os que pode obter da maioria dos editores de fotos de terceiros.

A câmara principal também pode tirar fotos recortadas para uma foto com zoom de 2x com um equivalente de 54mm. Isto permite focar a atenção do público no sujeito da foto. Combine isto com o Modo Retrato para uma foto com fundo desfocado de aparência mais profissional. Cores, contraste e alcance dinâmico são igualmente impressionantes como nas fotos de 1x. No entanto, devido ao recorte digital, esperem uma queda substancial nos detalhes. 

A seguir, temos a nítida câmara telefoto de 48 megapixels. Pode ser acedida a partir do botão de zoom de 3,5x que tem um equivalente de 95mm. Ter um sensor dedicado e nítido numa lente telefoto permite aproximar-se do sujeito distante sem sacrificar os detalhes e a nitidez, ao contrário do recorte digital que outros telemóveis fazem. Sem surpresa, as fotos nesta são incrivelmente nítidas, com uma renderização de cores vibrante, mas ainda precisa. O alcance dinâmico também é bom e o desempenho com pouca luz superou as minhas expectativas.

O sensor telefoto também pode fazer zoom de 10x com um equivalente de 270mm. As fotos desta ainda parecem incrivelmente nítidas e detalhadas, com boas cores mesmo com pouca luz. Achei ótimo e realmente prático para cobrir eventos. Claro, a lente de 270mm também é ótima para aproximar-se de sujeitos distantes. A partir do zoom de 10x com equivalente de 270mm, pode deslizar o dial de zoom para ir até 100x para um equivalente de 2700mm impressionante. As fotos de 100x, como esperado, podem ser um pouco desfocadas, mas notei o software a fazer o seu melhor para melhorar as fotos através do pós-processamento com um toque de IA.

Análise Huawei Pura 70 Pro - O Rei da Fotografia está de volta 27

Também fiquei impressionado com a câmara ultra grande angular de 12,5 megapixels. Os detalhes parecem nítidos e a renderização de cores é semelhante às outras câmaras que este dispositivo possui. O alcance dinâmico também é realmente impressionante. No entanto, a distorção é muito óbvia, que estica as bordas e cantos da imagem. As fotos macro da lente telefoto, graças ao sensor denso em pixels, são realmente boas e muito melhores do que as câmaras macro encontradas noutros smartphones. A qualidade geral da imagem é a mesma das lentes de 2x e 3,5x — colorida e contrastante.

Finalmente, temos uma câmara selfie de 13 megapixels. Ao contrário das câmaras na parte traseira, o desempenho desta não correspondeu às minhas expectativas. Ainda é ótima, mas eu esperava detalhes um pouco mais nítidos. O contraste está ligeiramente desajustado e podemos ver que luta um pouco em pouca luz. Sempre admirei as capacidades das câmaras e o meu tempo com a série P, que começou desde o Huawei P20 Pro. E após os nossos testes, ainda direi que gosto muito dela, mesmo com um nome diferente agora.

Bateria e Carregamento

O Huawei Pura 70 Pro tem uma bateria não removível de 5,050mAh, com carregamento com fios de 100W, carregamento sem fios de 80W e carregamento sem fios reverso de 20W. O desempenho da bateria tem sido impressionante. Em teste, foi capaz de fazer 16 horas e 24 minutos de carga sintética antes de cair para 20%. Isto com o WiFi e Bluetooth desligados e o brilho do ecrã e o volume definidos a 50%. No nosso teste de uso intenso no mundo real, conseguimos jogar cinco jogos diferentes e executar benchmarks por cerca de 2 horas e 17 minutos e só consumiu cerca de 32% da nossa bateria. Bastante impressionante.

Análise Huawei Pura 70 Pro - O Rei da Fotografia está de volta 31

Infelizmente, não temos um carregador compatível para testar a funcionalidade de carregamento sem fios de 80W. O carregador de 100W que vem com o dispositivo, por outro lado, forneceu 35% de carga em apenas 15 minutos. Uma carga completa levou apenas cerca de 50 minutos. Veja o teste completo de carregamento com fios abaixo:

  • 15mins: 0-35%
  • 30mins: 64%
  • 45mins: 95%
  • 50mins: TOTAL

Também gostei de como o adaptador tem tanto uma entrada USB-C como USB-A para dar flexibilidade se estivermos a tentar carregar um dispositivo diferente ou usar um cabo diferente. É uma pequeno detalhe, mas bastante conveniente para os utilizadores.

Veredicto

Não há dúvida de que o Huawei Pura 70 Pro ainda é um dos melhores telemóveis com câmara no mercado atualmente. As imagens que tira parecem muito nítidas, têm boas cores e estão livres do excesso de pós-processamento que outros telemóveis fazem. A melhor parte? Todas estas vantagens não estão apenas na câmara principal, mas em todos os três sensores.

Infelizmente a falta de conectividade 5G, especialmente quando está quase em todo o lado, é algo desapontante. Além disso, há os diferentes inconvenientes causados pela falta de GMS, embora a EMUI tenha melhorado substancialmente desde que a Huawei foi banida de usar os serviços do Google. Durante o meu tempo com ele, honestamente, não tive muitos problemas com isto. O que é um bom começo, para além de ter instalado os GMS de forma alternativa (não será para todos os utilizadores).

Mas é este o dispositivo que devem comprar? Bem, tal como escrevemos acima, devem gostar muito das câmaras do Huawei Pura 70 Pro e de todo o ecossistema Huawei para justificar a compra.Claro, que tem ótimas câmaras, um design único e confortável, desempenho de topo, e uma vida útil da bateria confiável com carregamento rápido tanto por métodos com fios como sem fios. No entanto, as limitações óbvias que possui, não é indicado para a maioria dos utilizadores. Mas para aqueles fãs hardcore da marca e mais intensivos, claramente este é o smartphone para vocês.

Se ainda quiserem comprar o Huawei Pura 70 Pro por causa das suas câmaras excepcionais, não vos culpo. Eu também o faria, se as câmaras fossem a minha principal prioridade. Sem dúvida, é uma das melhores câmaras de smartphone disponíveis atualmente. Mas se for para ir até ao fim e o dinheiro não for problema, é provavelmente melhor escolher o Ultra.

 

80%
Incrível

Rei da fotografia

Não há dúvida de que o Huawei Pura 70 Pro ainda é um dos melhores telemóveis com câmara no mercado atualmente. As imagens que tira parecem muito nítidas, têm boas cores e estão livres do excesso de pós-processamento que outros telemóveis fazem. A melhor parte? Todas estas vantagens não estão apenas na câmara principal, mas em todos os três sensores.

  • Design

Se ainda quiserem comprar o Huawei Pura 70 Pro por causa das suas câmaras excepcionais, não vos culpo. Eu também o faria, se as câmaras fossem a minha principal prioridade. Sem dúvida, é uma das melhores câmaras de smartphone disponíveis atualmente. Mas se for para ir até ao fim e o dinheiro não for problema, é provavelmente melhor escolher o Ultra.

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!