Problema de fabrico impede uso de Exynos na série Galaxy S25

O analista Ming-Chi Kuo prevê que a Samsung pode abandonar o uso do processador Exynos 2500 no Galaxy S25, devido a problemas de produção. O dispositivo, programado para 2025, poderá usar o Snapdragon 8 Gen 4 da Qualcomm em todos os modelos.

O futuro incerto dos novos Samsung: Será que o Galaxy S25 irá sobreviver à crise do chipset?

Problema de fabrico impede uso de Exynos na série Galaxy S25 1

Aqueles que respiram tecnologia dia e noite, certamente conhecem Ming-Chi Kuo. Este analista de investimentos da TF International, com sede em Hong Kong, é famoso por suas previsões certeiras sobre dispositivos Apple e Samsung. A sua última previsão, contudo, não é das mais animadoras para a gigante sul-coreana. Vem comigo desvendar esta trama tecnológica.

Galaxy S25: entre a promessa e a realidade

Originalmente, a Samsung planeava manter o status quo com o lançamento do Galaxy S25 e do Galaxy S25+ em 2025. Estes seriam equipados com o mais recente processador de aplicações Exynos (AP), o Exynos 2500, na maioria dos mercados, com exceção dos Estados Unidos, China e Canadá. Nestes, os dois modelos seriam alimentados pelo SoC Snapdragon 8 Gen 4 da Qualcomm. Este último chip também estaria presente em todos os Galaxy S25 Ultra, independentemente do mercado.

Mas, como costumam dizer, nem tudo que reluz é ouro. E essa estratégia de repetir o sucesso do Galaxy S24, cujos 40% dos modelos são alimentados pelo Snapdragon 8 Gen 3 AP e 60% pelo Exynos 2400 AP, parece ter encontrado uma pedra no caminho. E quem a apontou foi o próprio Kuo.

Uma luta de titãs: Qualcomm vs Samsung Foundry

Embora tanto o Snapdragon 8 Gen 4 quanto o Exynos 2500 devam ser produzidos usando um nó de processo de 3nm, os chips estão sendo feitos por fundições rivais. A Qualcomm está a cargo da líder TSMC, enquanto a Samsung Foundry produz o chip Exynos da Samsung.

Vai gostar de saber:  Actualização de Aplicativo de Calculadora Samsung chega para donos de Galaxy

De acordo com Kuo, o nó de processo de 3nm da Samsung Foundry sofre de baixos rendimentos, o que ameaça resultar numa escassez de SoCs Exynos 2500. Considerando o sucesso de vendas da linha Galaxy S24, a Samsung precisa garantir que terá chipsets suficientes para os seus telemóveis emblemáticos de 2025.

Um futuro incerto

Kuo foi ainda mais longe, ao afirmar que o problema de rendimento é tão sério que a Samsung pode não conseguir enviar nenhum chip Exynos 2500. Isso poderia obrigar a empresa a usar o Snapdragon 8 Gen 4 AP em todos os modelos do Galaxy S25.

Conclusão: o que esperar?

E aí, amante de tecnologia, o que acha de toda essa situação? A Samsung conseguirá superar essa crise e entregar o prometido Galaxy S25 em 2025? Independentemente do desfecho, uma coisa é certa: o universo tecnológico nunca é monótono. Por isso, convidamos-te a seguir o AndroidGeek, a tua fonte de tudo que envolve tecnologia. Aqui, tu não apenas satisfaz a curiosidade, mas também te aprofundas no fascinante mundo da tecnologia. Ficas connosco?

Fonte

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!